UBSs abrem aos sábados em maio para reforçar vacinação contra a gripe
-
Foto: Prefeitura de Joinville / DIvulgação -
No dia 17, 12 unidades estarão abertas das 9h às 16h para imunizar toda a população a partir dos seis meses de idade
Durante todo o mês de maio, a Secretaria de Saúde de Joinville está promovendo a abertura de Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) aos sábados, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe e proteger a população contra os principais vírus Influenza em circulação no país.
No próximo sábado (17), 12 UBSFs estarão de portas abertas das 9h às 16h para atender todos os públicos a partir dos seis meses de idade. A vacinação será feita por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.
Apesar de a campanha ser aberta a toda a população, os grupos mais vulneráveis — como crianças, idosos e gestantes — seguem como prioridade, já que têm maior risco de desenvolver formas graves da doença.
Além da vacina contra a gripe, os usuários poderão aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação com os imunizantes do calendário de rotina. Para receber qualquer vacina, é necessário apresentar um documento oficial com foto, a Carteira de Vacinação e o Cartão Nacional de Saúde (CNS).
Unidades abertas no próximo sábado (17), das 9h às 16h
UBSF Comasa – Rua Ponte Serrada – Comasa
UBSF Bom Retiro – Rua Otávio Rosa Filho – Bom Retiro
UBSF Parque Guarani – Rua Diovana Maria Rodrigues, 102 – Parque Guarani
UBSF Lagoinha – Rua Tancredo Neves, 165 – Morro do Meio
UBSF Vila Nova Ver. Dorival Trapp – Rua XV de Novembro, 8436 – Vila Nova
UBSF Floresta – Rua República do Peru – Floresta
UBSF Glória – Rua Brigada Lopes – Glória.
UBSF Vila Nova Rural – Estrada Blumenau, na esquina com Estrada Lafin – Vila Nova
UBSF Jardim Sofia – Rua Júlio Vieira, 52 – Jardim Sofia
UBSF Estevão de Matos – Maria Marques Leandro, 505 – Paranaguamirim
UBSF Paranaguamirim – Rua Elizabeth Rech – Paranaguamirim
UBSF Cubatão – Rua Nossa Senhora de Fátima – Vila Cubatão
Vacina é a forma mais eficaz de prevenção da doença
Segundo a Coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde, Nicoli dos Anjos, o aumento gradativo do número de pessoas vacinadas é estratégico para a prevenção, pois a circulação do vírus diminui, protegendo também a população que, por algum motivo, não pode se vacinar, reforça a coordenadora.
“A gripe é uma infecção respiratória que pode levar a complicações graves e síndromes respiratórias agudas, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades”, alerta.
A vacina contra a gripe continua sendo a forma mais eficaz de prevenção e pode evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. A vacina oferecida pelo SUS é trivalente e eficiente na proteção contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: Influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. Ela também pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. Após a aplicação, o imunizante leva de duas a três semanas para iniciar a proteção, por isso, é importante que a população procure as unidades de saúde antes da queda das temperaturas, quando os riscos de desenvolver doenças respiratórias aumentam consideravelmente.
Vacinação durante a semana
Além das ações de vacinação aos sábados, a vacina contra a gripe segue disponível durante a semana em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville, com exceção da UBSF Jativoca. As UBSFs e a Sala de Vacinas Central funcionam de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados e pontos facultativos.
A orientação é chegar ao local pelo menos meia hora antes do fechamento e não é necessário agendar. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Prefeitura.
Na Sala Central de Vacinas (rua Abdon Batista, 172 – Centro), o atendimento também é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A orientação é chegar pelo menos 30 minutos antes do fechamento. No último domingo do mês, no dia 25 de maio, a Central de Vacinas também estará aberta para atender a população que quiser atualizar a vacinação.
Deixe seu comentário