Trabalhadores do Porto de São Francisco do Sul entram em greve contra mudanças na legislação
-
Foto: Internet / Reprodução -
Paralisação aderiu a movimento nacional e protesta contra proposta de lei que altera regime de contratação nos portos públicos
Na manhã desta terça-feira (22), os trabalhadores avulsos do Porto de São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, suspenderam suas atividades e iniciaram uma greve em adesão a um movimento nacional de portuários. A paralisação começou às 7h e está prevista para encerrar às 19h, reunindo cerca de 700 trabalhadores.
A mobilização é uma resposta à proposta de lei que será apresentada na Câmara dos Deputados na quarta-feira (23), a qual prevê o fim da exclusividade dos trabalhadores portuários avulsos (TPAs) nas operações de portos públicos. Atualmente, a legislação garante que os portos públicos funcionem por meio de trabalhadores avulsos, chamados por escala, diferentemente dos terminais privados, onde a contratação é feita via CLT.
Além de São Francisco do Sul, o movimento também conta com a participação de mais de 400 trabalhadores em Itajaí. O protesto busca chamar a atenção para os impactos da possível mudança legislativa, que poderia alterar o regime de trabalho nos portos e afetar a vida de milhares de trabalhadores do setor.

Deixe seu comentário