NOTÍCIAS

Semana Nacional dos Museus em Joinville tem capacitação e marca reabertura dos espaços culturais

A Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult) integra, mais uma vez, a programação da Semana Nacional dos Museus. A iniciativa, que inicia dia 17 de maio, é fomentada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e propõe que os espaços culturais do país debatam temáticas relacionadas à historiografia e preservação da memória. O tema do evento neste ano é "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar". Para esta edição, a Secult preparou duas ações principais e que se complementam: reabrir os museus ao público e capacitar os técnicos desses espaços para este novo momento. 

O início do calendário de abertura dos espaços culturais às visitas presenciais será nesta quarta-feira (19) com o Memorial da Bicicleta, anexo à Estação da Memória, no bairro Anita Garibaldi. A previsão é que até agosto mais três museus voltem a receber o público, as datas estão sendo definidas. Este será o primeiro passo para a retomada da movimentação artística e cultural da cidade, que deve se fortalecer no pós-pandemia. 

Ainda assim, para conseguir reabrir todos os espaços, os gestores da Secult sentiram necessidade de dialogar com os servidores que atuam nos museus para pensarem juntos sobre o novo momento. "É preciso ressaltar que não estávamos parados, muito trabalho vinha sendo feito mesmo com as portas fechadas, demandas internas que estavam represadas foram resolvidas e ainda tivemos atendimentos feitos de forma on-line. Agora precisamos conversar sobre como vamos receber o público dentro das exigências dos protocolos de segurança", destaca a gerente da unidade de Patrimônio e Museus, Roberta Meyer. 

Para fomentar o debate, a Secult colocou na programação da Semana Nacional dos Museus a palestra on-line "Museus e patrimônios como devires: do fato ao fluxo", convidando o professor Dr. Diego Lemos Ribeiro. O profissional, especialista em museologia e arqueologia, iniciou, previamente, um contato com os servidores propondo uma dinâmica em que cada um precisaria descrever um pouco do próprio trabalho e ainda do local em que atua por meio de vídeo. Esse material foi enviado ao professor. 

"Foi muito bom acompanhar os relatos e perceber que os profissionais têm com eles também a história desses museus porque eles estão lá há 10, 20, 30 anos, e isso faz muita diferença se quisermos pensar na gestão desses espaços a longo prazo, para o futuro, como é a proposta deste ano da Semana", observa Ribeiro. 

A intenção era saber como cada um entendia o próprio trabalho. "Agora que tenho um pouco dessa noção, posso fazer uma fala mais assertiva, no sentido do que percebo que pode ser feito, como por exemplo, criar redes entre esses servidores. Isso porque vi muito potencial, assisti a profissionais que poderiam contribuir em mais de um espaço cultural porque tem essa bagagem", enfatiza o professor. 

O encontro on-line será na terça-feira (18), das 9h às 12h, somente para os servidores que atuam nos museus, cerca de 100 pessoas. 

Aquecimento

Outra programação em pauta é a exposição Revoadas de Outono que será recebida pelo Museu Casa Fritz Alt com visitação a partir desta terça-feira (18). O evento traz para os jardins do museu obras de dez ceramistas de Joinville e região. Os trabalhos foram feitos para a exposição e retratam elementos da natureza como pássaros, folhas e plantas. 

A Revoadas completa cinco anos neste 2021. A iniciativa começou nos jardins do MAJ - Museu de Arte de Joinville e no ano seguinte migrou para o Museu Casa Fritz Alt. Em 2020, por causa da pandemia, a exposição foi virtual, a partir da casa dos próprios artistas. "Este ano voltamos ao jardim do museu e com a repercussão do ano passado, vamos contar com artistas regionais, de Joinville e São Francisco do Sul, e nacionais, de cidades como Cunha (S)P, e São Paulo capital", comenta a curadora da exposição e criadora da iniciativa, Katia Baeta. 

A Revoadas de Outono recebe até 16 de junho, de terça a domingo das 10h às 16h. 

Mais programação na cidade

A Semana dos Museus em Joinville contempla ainda mais duas ações propostas pela Secult. No dia 17, a Estação da Memória realizou uma ação educativa restrita aos técnicos do espaço sobre readequação do museu aos atendimentos na pandemia. E o MAJ realiza no dia 20, no período da manhã, uma conversa on-line sobre a conservação, preservação e higienização do acervo do museu, esse bate papo é gratuito e aberto à comunidade. Para mais informações e inscrições, entrar em contato por meio do maj@joinville.sc.gov.br

O programa de pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille também participa da programação da Semana. No dia 17, a universidade promove a exposição virtual "Vários olhares, múltiplas narrativas: o papel da pesquisa na reinvenção dos museus", e no dia 20, realiza uma live sobre a exposição. A programação será transmitida pelo canal da Univille, youtube.com/univille.

O Arte na Cuca, espaço virtual de formação e difusão cultural, promove a partir do dia 17 uma exposição virtual de desenhos dos projetos arquitetônicos digitalizados pelo Arquivo Histórico de Joinville. E no dia 18, será realizada uma oficina e mediação on-line da exposição "Joinville 170 anos de histórias: o desenho como linguagem e fonte de pesquisa iconográfica". Já no dia 19, será disponibilizado um vídeo educativo sobre o conceito de museu, estrutura organizacional e o papel dos museus na contemporaneidade. Mais informações e acesso aos links no site artenacuca.com.br

Semana dos Museus em Joinville

17 de maio

O que: Ação educativa - atendimento na pandemia (restrito aos técnicos do local)

Onde: Estação da Memória

Horário: 10h às 16h

Informações: estacao@joinville.sc.gov.br

O que: Abertura exposição virtual "vários olhares, múltiplas narrativas: o papel da pesquisa na reinvenção dos museus"

Onde: Univille Play - youtube.com/univille

Informações: eipac.jlle@gmail.com

O que: Exposição virtual de desenhos dos projetos arquitetônicos custodiados e digitalizados pelo Arquivo Histórico de Joinville

Onde: Arte na Cuca - artenacuca.com.br

Informações: contato @artenacuca.com.br

18 de maio 

O que: Ação educativa - Roda de conversa - "Museus e patrimônios como devires: do fato ao fluxo", com professor doutor Diego Lemos Ribeiro (restrito aos técnicos dos museus e espaços culturais da prefeitura de Joinville)

Horário: 9h às 11h30

O que: Oficina online e mediação da exposição "Joinville 170 anos de histórias: o desenho como linguagem e fonte de pesquisa iconográfica"

Horário: 19h às 21h

Onde: Arte na Cuca - artenacuca.com.br

Informações: contato @artenacuca.com.br

O que: Exposição Revoadas de Outono 

Onde: jardins do Museu Casa Fritz Alt

Horário: terça a domingo, 10h às 16h

Informações: educativofritzalt@gmail.com

A exposição ficará em cartaz até o dia 16 de junho

19 de maio

O que: Vídeo educativo sobre o conceito de museu, estrutura organizacional e o papel dos museus na contemporaneidade

Horário: 19h às 21h

Onde: Arte na Cuca - artenacuca.com.br

Informações: contato @artenacuca.com.br

20 de maio 

O que: Relato de experiência: ressignificando o acervo do MAJ. Visita virtual e relato das ações de conservação/preservação e higienização do acervo do museu

Horário: 10h30 às 11h30

Onde: online google meet

Informações: maj@joinville.sc.gov.br

O que: Live lançamento da exposição virtual "Vários olhares, múltiplas narrativas: o papel da pesquisa na reinvenção dos museus"

Horário: 19h

Onde: Univille Play - youtube.com/univille

Informações: eipac.jlle@gmail.com

Profissionais da Educação Infantil serão os primeiros a serem imunizados contra a COVID-19 Anterior

Profissionais da Educação Infantil serão os primeiros a serem imunizados contra a COVID-19

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil é em 18 de maio Próximo

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil é em 18 de maio

Deixe seu comentário