Neste sábado (31), Joinville recebeu a visita do secretário nacional de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara Medeiros Parente. O convite para conhecer o trabalho realizado pela Secretaria da Saúde de Joinville foi realizado durante a visita do prefeito Adriano Silva ao Ministério da Saúde, na última quarta-feira (28/7).
"Com a presença do Dr. Raphael em Joinville, o time da Secretaria da Saúde está tendo a oportunidade de apresentar nossos avanços na área da Atenção Primária, além de trocar experiências e esclarecer dúvidas", observa o prefeito.
A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) faz parte do Ministério da Saúde e tem o papel de desenvolver e coordenar estratégias para direcionar o modelo de gestão da saúde na atenção primária, incluindo o programa de Estratégia de Saúde da Família e todas as demais iniciativas do Governo Federal neste segmento.
O primeiro compromisso do secretário nacional em Joinville foi uma reunião realizada na Prefeitura de Joinville, em que o prefeito, o secretário Jean Rodrigues da Silva e a equipe da Secretaria da Saúde tiveram a oportunidade de fazer uma apresentação detalhada da Rede de Saúde Pública de Joinville e também de algumas iniciativas da Atenção Primária, como o programa Pequeno Príncipe.
Em seguida, o secretário nacional foi até a sede da Secretaria Municipal da Saúde, para conhecer a Sala de Situação, onde é realizado o acompanhamento em tempo real dos principais indicadores qualitativos e quantitativos da saúde de Joinville.
O representante da SAPS também visitou as duas Centrais de Imunização de Joinville, a que está instalada no Centreventos Cau Hansen e a que foi montada na Associação Atlética Tupy. Nas visitas, foi detalhado todo o processo de imunização contra a Covid-19 na maior cidade de Santa Catarina, destacando o agendamento on-line e a utilização das salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde da Família no suporte à imunização.
Na Unidade Básica de Saúde da Família Comasa, o secretário nacional teve a oportunidade de verificar o serviço prestado diretamente no atendimento da população. Na ocasião, também foram abordadas as possibilidades de avanço em programas globais, como a Estratégia de Saúde da Família.
"A visita foi muito produtiva! Alinhar o nosso planejamento com as possibilidades e programas do Ministério da Saúde é um feito muito importante para que o trabalho do time da Secretaria da Saúde possa continuar avançando", destaca o secretário Jean.

Deixe seu comentário