Secretário de Segurança de Joinville participa de missão técnica em Israel sobre segurança pública e cidades inteligentes

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Viagem de estudos promovida pela Embaixada de Israel reúne 20 gestores brasileiros e inclui visitas a centros de comando, palestras e troca de experiências em inovação urbana

O secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo, integra uma comitiva brasileira em uma missão técnica em Israel, que teve início nesta segunda-feira (10). A viagem de estudos vai até o dia 20 de junho e é financiada pela Embaixada de Israel em Brasília, que custeou as passagens e hospedagens dos participantes.

A iniciativa tem como foco apresentar a gestores públicos brasileiros projetos israelenses nas áreas de segurança pública, desenvolvimento urbano e inovação tecnológica. Rigo foi selecionado após submeter seu currículo para avaliação da Embaixada, sendo um dos 20 escolhidos em todo o país — entre eles, prefeitos de capitais e outros secretários municipais.

“Israel é referência mundial em segurança e tecnologia aplicada à gestão pública. Participar desse intercâmbio é uma oportunidade única para absorver conhecimentos e avaliar o que pode ser adaptado à nossa realidade em Joinville”, destacou o secretário.

Entre os conteúdos programados para a capacitação estão temas como “Prevenção primária: Modelos de educação para o tempo livre”, “Tomada de decisões em casos de emergência”, “Modelos policiais em nível municipal” e o projeto “Cidade sem Violência”. A programação também contempla debates sobre cidades inteligentes, incluindo o desenvolvimento de parques industriais, a atuação de universidades como centros de formação e inovação, e estratégias de desenvolvimento econômico municipal.

A comitiva brasileira visitará as cidades de Tel Aviv, Jerusalém, Sharom e Galiléia, com passagens por centros de comando e controle municipais especializados em situações de emergência. Nesta terça-feira (10), o grupo esteve na Central de Emergência de Kfar Saba, onde também assistiu a uma palestra com o coordenador da Polícia Municipal — estrutura semelhante à Guarda Municipal no Brasil.

“Chamou muito a atenção o sistema de voluntariado juvenil, com participação ativa de adolescentes de 12 a 18 anos. Essa cultura de engajamento comunitário é algo muito forte em Israel”, relatou Rigo.

A missão técnica representa uma oportunidade de intercâmbio de boas práticas e de fortalecimento da gestão pública municipal, especialmente em áreas estratégicas como segurança e inovação urbana. Ao retornar, o secretário pretende compartilhar os aprendizados com a equipe local e avaliar a viabilidade de implementação de ações inspiradas nos modelos israelenses em Joinville.

Neste sábado tem Arraiá na Casa da Cultura de Joinville Anterior

Neste sábado tem Arraiá na Casa da Cultura de Joinville

Joinville promove turismo de negócios na Fiexpo Latin America 2025, na Costa Rica Próximo

Joinville promove turismo de negócios na Fiexpo Latin America 2025, na Costa Rica

Deixe seu comentário