NOTÍCIAS

São Francisco do Sul: Representantes da cidade recorrem a deputados para barrar privatização do porto

  • Divulgação -

Na quarta-feira (24), comitiva de representantes de São Francisco do Sul, esteve na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, para dialogar com deputados acerca do projeto em que o governo estadual objetiva a extinção da SCParcerias e a desestatização dos portos de São Francisco do Sul e Imbituba.

A intenção da ida à capital foi sensibilizar os deputados sobre o assunto que tem preocupado em razão do impacto socioeconômico que a iniciativa pode gerar para a comunidade em geral (trabalhadores diretos e indiretos do porto, comércio, prefeitura e demais segmentos da economia local).Atualmente o porto de São Francisco do Sul, tem uma diversificação de cargas que permite melhor distribuição de renda. Como ocorre em outros terminais privados, a proposta de atender apenas um segmento de carga poderá acarretar redução de empregos na cidade.

Uma informação importante levada aos deputados é o fato de o porto ser superavitário, portanto, no entendimento dos membros da comitiva, não há razão para provatização. "Sofremos muito com a perda do container anos atrás, quando a mão de obra direta e indiretamente ligada ao porto e o setor patronal tiveram que se reinventar para voltar a ter crescimento no volume de carga e renda", diz o vice-prefeito Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira.

Na última reunião em São Francisco do Sul, no dia 15 de fevereiro, com a participação da diretoria da SCParcerias, foi informado que a decisão já estava tomada e que o governo do estado pretendia ingressar com o projeto de desestatização na Assembleia  Legislativa até o fim deste mês. Na ocasião, o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, apresentou sua preocupação sobre o tema e solicitou tanto à diretoria da SCPar quanto ao representante do governo estadual que toda decisão acerca do porto envolva a comunidade francisquense. "A intenção é que a cidade seja ouvida e que tenha a oportunidade de mostrar, via estudo, que o modelo atual satisfaz ambos os segmentos. E, caso o governo estadual queira mesmo seguir nesse projeto, que o município, por meio da prefeitura, seja ouvido", argumenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Maikon Maciel.

Participaram da comitiva, o vice-prefeito de São Francisco do Sul, Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Maikon Maciel, o presidente da Câmara de Vereadores, Sidnei Eunézio de Mira, o presidente da Intersindical, Vander Luiz da Silva, além de dirigentes sindicais e assessoria jurídica.

Lockdown aos fins de semana em Santa Catarina Anterior

Lockdown aos fins de semana em Santa Catarina

SC: Para conter o avanço da pandemia, serviços públicos estaduais não essenciais voltam a ter atendimento remoto Próximo

SC: Para conter o avanço da pandemia, serviços públicos estaduais não essenciais voltam a ter atendimento remoto

Deixe seu comentário