Santa Catarina investe em alfabetização e formação de professores

  • Foto: Arquivo/SED -

Estado lança iniciativas para fortalecer a aprendizagem de estudantes e valorizar o desenvolvimento profissional dos educadores dentro do programa Educação Levada a Sério

Nesta segunda-feira (8), quando é celebrado o Dia Internacional da Alfabetização, Santa Catarina tem motivos para comemorar. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), está implementando novas ações voltadas à qualificação da aprendizagem dos alunos e ao fortalecimento da formação dos professores. Entre as iniciativas, estão o Programa Estadual de Fortalecimento da Aprendizagem e a Escola de Formação de Professores e Gestores, ambos inseridos no programa Qualifica SC, que integra o movimento Educação Levada a Sério.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, o objetivo é transformar o fortalecimento da aprendizagem em política pública permanente. “A qualificação da aprendizagem é uma das grandes prioridades do nosso governador Jorginho Mello. Com a criação do programa, o fortalecimento da aprendizagem deixa de ser uma medida isolada e passa a integrar uma política pública permanente, comprometida com a superação das desigualdades educacionais”, destacou.

O Programa Estadual de Fortalecimento da Aprendizagem é direcionado a alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental que ainda apresentam dificuldades de leitura ou escrita. As atividades serão conduzidas por pedagogos, com foco em práticas contextualizadas de alfabetização e letramento, respeitando os ritmos de cada estudante. “Santa Catarina tem a segunda menor taxa de analfabetismo do Brasil e temos realizado mais ações para melhorar cada vez mais esses índices”, afirmou Raquel Petry Lohn, técnica da Gerência de Ensino Fundamental da SED.

Outra frente anunciada é a Escola de Formação de Professores e Gestores, que terá início ainda em 2025 com a preparação de equipes formadoras e, a partir de 2026, chegará a todos os professores da rede estadual. O foco inicial será na formação de docentes de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Especial. A proposta prevê encontros presenciais, atividades mediadas por plataforma tecnológica e planos individuais de estudo, buscando desenvolver competências pedagógicas, metodológicas e socioemocionais.

As iniciativas integram o Educação Levada a Sério, maior pacote de investimentos da história da educação catarinense, que prevê R$ 4,1 bilhões para ações em quatro eixos: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+. Entre as medidas estão a valorização dos professores, a melhoria da infraestrutura escolar e a ampliação do ensino técnico, além de programas de acesso ao ensino superior como a Universidade Gratuita e o Fumdesc.

Joinville se torna palco da maior feira de iniciação científica de SC Anterior

Joinville se torna palco da maior feira de iniciação científica de SC

Rússia ataca central térmica de Kiev e provoca apagões Próximo

Rússia ataca central térmica de Kiev e provoca apagões

Deixe seu comentário