Santa Catarina é homenageada por atuação em emergências no 1º Encontro Nacional de Proteção Social

  • Fotos: André Oliveira/MDS -

Reconhecimento destaca apoio nas enchentes no Rio Grande do Sul e resposta a desastres climáticos recorrentes no estado

O Estado de Santa Catarina foi um dos seis homenageados no 1º Encontro de Proteção Social em Emergências, realizado em Brasília nos dias 27 e 28 de março. A homenagem reconheceu o trabalho da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) na atuação em situações de calamidade pública e emergências, com destaque para a participação nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024.

“Receber esta homenagem foi um reconhecimento pela importante participação do Estado de Santa Catarina no enfrentamento das enchentes do Rio Grande do Sul e em outros eventos de calamidade e emergência”, afirmou Cristiane Ferreira Mendes, gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da SAS. “Santa Catarina é frequentemente acometida por questões climáticas, como as fortes chuvas que ocorreram em janeiro deste ano. Por isso, nossa participação aqui é muito importante.”

O trabalho da assistência social em contextos de emergência inclui desde a gestão de abrigos e cadastro das famílias atingidas até o acompanhamento no pós-crise, com o objetivo de reconstrução da vida dos atingidos e superação da vulnerabilidade social.

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o encontro teve como objetivo promover o debate intersetorial sobre a atuação em calamidades, com foco especial nas populações mais vulneráveis. A programação incluiu painéis temáticos, palestras e o lançamento de orientações técnicas e diretrizes para o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) em situações de emergência.

Entre os temas discutidos estiveram: “Proteção Social em Emergências”, “Os próximos passos da ForSuas”, “A integração de equipes em deslocamento”, “Gestão de riscos e plataformas de adaptação”, além do papel das Nações Unidas na proteção social em cenários de crise no Brasil.

Após 20 anos de espera, ala cardiológica do Hospital Regional de Joinville entra em reforma Anterior

Após 20 anos de espera, ala cardiológica do Hospital Regional de Joinville entra em reforma

Vacinação contra a gripe começa em abril com foco nos grupos prioritários Próximo

Vacinação contra a gripe começa em abril com foco nos grupos prioritários

Deixe seu comentário