Santa Catarina é homenageada por atuação em emergências no 1º Encontro Nacional de Proteção Social
-
Fotos: André Oliveira/MDS -
Reconhecimento destaca apoio nas enchentes no Rio Grande do Sul e resposta a desastres climáticos recorrentes no estado
O Estado de Santa Catarina foi um dos seis homenageados no 1º Encontro de Proteção Social em Emergências, realizado em Brasília nos dias 27 e 28 de março. A homenagem reconheceu o trabalho da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) na atuação em situações de calamidade pública e emergências, com destaque para a participação nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024.
“Receber esta homenagem foi um reconhecimento pela importante participação do Estado de Santa Catarina no enfrentamento das enchentes do Rio Grande do Sul e em outros eventos de calamidade e emergência”, afirmou Cristiane Ferreira Mendes, gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da SAS. “Santa Catarina é frequentemente acometida por questões climáticas, como as fortes chuvas que ocorreram em janeiro deste ano. Por isso, nossa participação aqui é muito importante.”
O trabalho da assistência social em contextos de emergência inclui desde a gestão de abrigos e cadastro das famílias atingidas até o acompanhamento no pós-crise, com o objetivo de reconstrução da vida dos atingidos e superação da vulnerabilidade social.
Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o encontro teve como objetivo promover o debate intersetorial sobre a atuação em calamidades, com foco especial nas populações mais vulneráveis. A programação incluiu painéis temáticos, palestras e o lançamento de orientações técnicas e diretrizes para o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) em situações de emergência.
Entre os temas discutidos estiveram: “Proteção Social em Emergências”, “Os próximos passos da ForSuas”, “A integração de equipes em deslocamento”, “Gestão de riscos e plataformas de adaptação”, além do papel das Nações Unidas na proteção social em cenários de crise no Brasil.

Deixe seu comentário