Previsão do tempo em Santa Catarina indica fim de semana de sol e temperaturas em elevação |
Santa Catarina bate recorde na realização de cirurgias pelo SUS
-
Foto: Ascom / SES -
Desde 2023, mais de 800 mil procedimentos foram realizados, garantindo mais qualidade de vida aos catarinenses
Santa Catarina vem alcançando avanços significativos na área da saúde. Desde 2023, foram realizadas 805.045 cirurgias emergenciais e eletivas no estado. Apenas até 17 de março deste ano, foram registrados 315.706 procedimentos eletivos com internação, 185.791 cirurgias ambulatoriais (dados até janeiro de 2025) e 303.548 cirurgias de emergência (também até janeiro de 2025).
O expressivo volume de atendimentos reflete a reestruturação da rede hospitalar estadual, que inclui obras, investimentos e programas como a Política de Valorização dos Hospitais e a Tabela Catarinense de Cirurgias. “Estamos passando a saúde a limpo. Os hospitais foram se deteriorando ao longo dos anos, e nada era feito. Nosso trabalho busca reduzir a fila e garantir que as pessoas realizem suas cirurgias em locais bem estruturados e próximos de casa”, destacou o governador Jorginho Mello.
A professora Lucimar F. Pinto, que aguardava há dois anos por uma cirurgia de safena, foi uma das beneficiadas. "Nunca imaginei que faria esse procedimento pelo SUS. Estou muito feliz e já me preparo para operar a segunda perna. Sentia muita dor e cansaço, e agora minha qualidade de vida melhorou muito", relatou.
Atualmente, 199 hospitais realizam cirurgias pelo SUS em Santa Catarina, sendo 131 sob gestão estadual e 68 sob gestão municipal. Além disso, o estado expandiu sua estrutura hospitalar, abrindo 264 novos leitos de UTI, totalizando mais de 1.400 leitos ativos.
“Estamos ampliando o número de hospitais que realizam procedimentos pelo SUS e aumentando a disponibilidade de leitos. Muito já foi feito, mas continuaremos avançando para reduzir o sofrimento das pessoas, porque quando se trata de saúde, o cidadão tem pressa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Deixe seu comentário