Robôs invadem Joinville na 5ª edição do campeonato estudantil

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Com a temática “casa do futuro”, estudantes apresentam criatividade e inovação em provas de tecnologia

A quinta edição do Campeonato Joinvilense de Robótica ocorre neste sábado (13), com a participação de 72 equipes, envolvendo 277 alunos e 56 professores da Rede Municipal de Ensino de Joinville. A competição é gratuita e aberta ao público, sendo organizada pela Secretaria de Educação de Joinville, no Expocentro Edmundo Doubrawa, das 8h30 às 17h30.

Serão 30 escolas competindo com a temática “casa do futuro” em seis categorias: robótica Lego, seguidor de linha, ArtBot, projeto de tecnologia educacional, estoura balão e robótica Atto Micro:bit.

Segundo a coordenadora de mídias e tecnologias educacionais da Secretaria de Educação, Camilla Siedschlag Axt, o objetivo do campeonato é mostrar ao público todo o potencial dos alunos e aquilo que eles desenvolvem dentro das escolas da Rede Municipal de Ensino.

“A nossa expectativa está bem grande. Todos os anos a gente se surpreende com a qualidade dos trabalhos envolvidos porque a cada ano os alunos se superam nas suas pesquisas, ideias e no desenvolvimento dos projetos”, conta.


Expectativas para o campeonato

Um dos alunos que se prepara para participar da competição é Pedro Henrique da Silva Kinder, que estuda no 9º ano da Escola Municipal Professora Laura Andrade. Será a quarta vez em que compete no Campeonato Joinvilense de Robótica, tendo conquistado dois troféus nos últimos anos na categoria “seguidor de linha”.

“A preparação está sendo bem boa porque estamos conseguindo evoluir muito desde o último ano. No ano passado, a gente não conseguiu fazer o desvio de obstáculos e agora já estamos conseguindo”, aponta.

Para chegar ao campeonato com competitividade e buscar mais um troféu, a equipe de Pedro intensificou os treinos e passou a praticar mais vezes durante a semana no contraturno escolar. O mesmo acontece em diversas outras unidades escolares, onde a expectativa para o evento aumenta a cada dia.


Conheça as categorias da competição

Robótica Lego: os alunos de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental participam de quatro subcategorias: desafio do robô (realização de missões), design do robô (avaliação do robô criado pela equipe e estratégia), projeto de inovação (desenvolvimento de solução para um problema de acordo com a temática) e trabalho em equipe.

Seguidor de linha: cada equipe composta por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental deverá programar o robô para seguir uma linha branca em um MDF preto. Durante o percurso, poderá haver obstáculos para serem superados.

ArtBot: a equipe deverá apresentar um robô ArtBot (qualquer dispositivo eletromecânico que possui pelo menos uma parte móvel) relacionado ao tema norteador do campeonato. A categoria é dividida em duas subcategorias: Júnior (alunos do 1º ao 9º ano) e Expert (EJA e Tempo de Avançar).

Projeto de tecnologia educacional: é voltada para alunos que estejam cursando do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto será apresentado por meio de um show me poster e, se possível, um protótipo. Ele deverá estar relacionado a tecnologias educacionais presentes nas unidades escolares, além de ter sido aplicado em sala de aula.

Estoura balão: cada equipe será formada por alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os competidores deverão projetar e construir um robô capaz de estourar balões inflados em uma arena hexagonal, utilizando a programação fornecida ou adaptada pelos estudantes.

Robótica Atto Micro:bit: cada equipe é composta por alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A equipe participa de duas subcategorias: desafio do robô (realização de missões) e projeto de inovação (desenvolvimento de solução para um problema de acordo com a temática).

Joinville Fácil agora permite registrar problemas em semáforos Anterior

Joinville Fácil agora permite registrar problemas em semáforos

Cais Flutuante do Espinheiros começa a ganhar forma em Joinville Próximo

Cais Flutuante do Espinheiros começa a ganhar forma em Joinville

Deixe seu comentário