O dia 5 de janeiro foi marcado pela inclusão de crianças de cinco a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização contra Covid-19, com a orientação do Ministério da Saúde para que os pais procurem pelo pediatra dos filhos antes da imunização e, assim, sejam instruídos sobre os possíveis efeitos colaterais da vacina, especialmente a miocardite. Com esta ressalva do órgão federal de saúde, é inevitável não se deparar com a dúvida:
quais são os verdadeiros riscos dos pequenos desenvolverem esta condição após serem vacinados?
O cardiologista pediátrico Gustavo Foronda, do Departamento de Cardiologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), explica que a miocardite é a inflamação do músculo cardíaco
, sendo ocasionada por infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas. "Na infância, as causas virais são muito frequentes, em geral por enterovirus (aqueles que se replicam principalmente no trato intestinal, causando sintomas como febre, vômito e dor de garganta)", completa o especialista.
Pela inflamação cardíaca se desenvolver principalmente por infecções, o que a comunidade médica enfatiza é que crianças pequenas têm mais chances de apresentarem miocardite caso sejam contaminadas pela Covid-19 do que ao serem imunizadas contra a doença pandêmica.
"Nas crianças de cinco a 11 anos,
a ocorrência da miocardite associada à vacina da Pfizer/BioNTech foi 16 vezes menor do que a causada pela Covid-19
. Foram casos raros e não teve nenhuma morte associada, ou seja, todos foram de boa evolução clínica e sem sequelas", esclarece Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
A infectopediatra Euzanete Maria Coser, membro do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria ( SBP ), ainda completa que as análises liberadas pela farmacêutica indicaram que a miocardite após a vacina foi mais observada em adolescentes e adultos jovens do que em crianças dentro da faixa etária indicada para a imunização. Além disso,a doença pandêmica pode causar 15% a mais de inflamação no coração do que a vacina em si,

Deixe seu comentário