Projeto "Trânsito e Cidadania" de Joinville é destaque em Seminário Internacional de Segurança Viária
-
Foto: Secom / Divulgação -
Iniciativa catarinense é reconhecida como modelo nacional e apresentada em Brasília
O projeto "Trânsito e Cidadania", desenvolvido pela Escola Pública de Trânsito (Eptran) da Prefeitura de Joinville, brilha como um exemplo de educação viária e segurança nas estradas. Este trabalho ganhou destaque no Seminário Internacional de Segurança Viária, que se estende até esta sexta-feira (27) na capital brasileira.
Selecionado como uma das 10 iniciativas de destaque em âmbito nacional pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), pertencente ao Ministério dos Transportes, o projeto "Trânsito e Cidadania" foi apresentado a uma audiência de profissionais de segurança viária, empresas do setor, representantes de entidades governamentais e não-governamentais de todo o país.
O diferencial do projeto, conforme ressaltado por Melissa Puertas, gerente da Eptran, é o trabalho integrado realizado por diversas entidades e organizações em Joinville. Agentes de Trânsito, a Guarda Municipal, Defesa Civil, Vigilância Ambiental, Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Polícia Civil, o grupo de ciclismo Pedala Joinville e a ONG Com Fé pela Vida uniram esforços para tornar as estradas mais seguras e educar a comunidade sobre boas práticas no trânsito.
Além disso, o projeto se destacou por seus materiais educativos exclusivos. A Eptran desenvolveu uma cartilha informativa e um bloco de desenhos para colorir que refletem a realidade do município e são distribuídos nas escolas, visando educar e conscientizar as gerações mais jovens.
A escolha do projeto "Trânsito e Cidadania" como uma das iniciativas mais notáveis de todo o país é um reconhecimento do trabalho árduo e eficaz realizado em Joinville. Melissa Puertas comemora o sucesso do projeto afirmando: "É uma grande vitória! Mostra que estamos no caminho correto e que é possível, sim, melhorar a realidade no trânsito por meio da educação."
O projeto “Trânsito e Cidadania”
Em atividade desde janeiro de 2022, o projeto “Trânsito e Cidadania” busca formar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de contribuir para a construção do trânsito mais seguro e humano, por meio de ações educativas, com atividades práticas, lúdicas e positivas.
O projeto é desenvolvido com alunos de 4º e 5º anos da Rede Municipal de Ensino, por meio de ações educativas, palestras, atividades práticas e material exclusivo para tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo.

Deixe seu comentário