NOTÍCIAS

Professores de SC devem ser vacinados contra a gripe antes da Covid, decide SES

  • Mauricio Vieira/Secom -

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC (Cosems/SC) enviou para os 295 municípios de Santa Catarina a orientação para que professores e trabalhadores da educação em geral sejam vacinados primeiro contra a gripe (Influenza), antes da Covid-19. Os órgãos informam que não há doses suficientes para iniciar a imunização desses profissionais contra o Coronavírus e que o Plano Nacional de Imunizações (PNI) prevê que pessoas com comorbidades têm prioridade.

O documento afirma que são mais de 992 mil pessoas com comorbidades em Santa Catarina. O último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) aponta que apenas 36 mil doses foram destinadas a esse público. O envio da orientação acontece após o próprio governo do Estado divulgar que vai priorizar profissionais de educação contra a Covid-19.

Diante das indefinições de prazo para quando iniciar a vacinação de profissionais de educação, as prefeituras devem imunizá-los primeiro com a vacina contra a gripe. "Orienta-se, neste momento, que os mesmos sejam vacinados contra a Gripe (Influenza), cuja campanha já está em andamento, enquanto é finalizado o planejamento para iniciar a etapa de vacinação dos trabalhadores da educação contra Covid-19", diz o documento.

"A Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde orientam a todos os municípios que aguardem a deliberação da Comissão Intergestores Bipartite informando sobre o início da etapa de vacinação dos trabalhadores da educação", acrescenta.

No momento, o foco da vacinação do Estado é o grupo de pessoas com comorbidades - seguindo critérios da maior para a menor idade -, gestantes e puérperas com comorbidades, e pessoas com deficiência permanente grave.

Além dos profissionais de educação, a fase 4 do Plano Estadual de Vacinação prevê a imunização de forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional, que seriam os próximos da fila. A cobertura vacinal iniciou para agentes de segurança e salvamento, mas somente àqueles que têm contato com pacientes Covid-19.


Fachin rejeita pedido da PF de investigar Dias Toffoli Anterior

Fachin rejeita pedido da PF de investigar Dias Toffoli

Homem acusado de matar transgênero após noitada em motel vai enfrentar júri popular Próximo

Homem acusado de matar transgênero após noitada em motel vai enfrentar júri popular

Deixe seu comentário