Prefeituras de diversos estados do Brasil protestam em greve por repasses do Governo Federal

  • Foto: Secom-JP / Reprodução -

Prefeituras de mais de 100 municípios, espalhados por pelo menos 16 estados, participaram de uma greve conjunta para exigir repasses financeiros do governo federal

Na última quarta-feira, um movimento de greve varreu mais de uma centena de municípios, abrangendo não apenas o Nordeste, mas também regiões como Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. As prefeituras dessas localidades, presentes em pelo menos 16 estados, uniram forças para reivindicar repasses de verbas do governo federal, que são fundamentais para a manutenção de serviços essenciais à população.

O principal ponto de discordância é o financiamento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma parcela da arrecadação de impostos que é direcionada às prefeituras. Hoje, aproximadamente 70% dos municípios dependem diretamente do FPM como principal fonte de renda. Em sinal de protesto, o lema adotado pelos grevistas foi enfático: "Sem FPM não dá, as prefeituras vão parar". Contudo, o movimento também incorpora outras demandas de interesse municipal.

A greve transcende as fronteiras dos municípios envolvidos. Segundo dados atuais, mais da metade dos municípios do país - exatos 51% - estão enfrentando dificuldades financeiras, em contraste com os meros 7% que enfrentavam essa situação no mesmo período do ano anterior. O déficit nas contas municipais pode resultar em atrasos nos salários de servidores públicos locais, incluindo professores, agentes de limpeza e guardas municipais. Além disso, a qualidade dos serviços básicos oferecidos à população pode ser afetada negativamente.

Os prefeitos das cidades participantes agora têm planos de amplificar sua mensagem ao se dirigirem a Brasília para um protesto direto. A intenção é buscar um maior apoio por parte do Congresso Nacional, a fim de abordar essas questões.

Mendonça empata julgamento sobre marco temporal no STF Anterior

Mendonça empata julgamento sobre marco temporal no STF

Terceiro encontro Aproxima+SC celebra inovação e parcerias em Joinville Próximo

Terceiro encontro Aproxima+SC celebra inovação e parcerias em Joinville

Deixe seu comentário