logo RCN

Prefeitura promove jornada de conscientização contra abuso infantil com palestras e debates

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Programação gratuita acontece no dia 20 de maio no Teatro Juarez Machado

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Prefeitura de Joinville realiza, no dia 20, um evento com palestras e debates voltados à proteção infantojuvenil. A ação integra a campanha nacional Maio Laranja e será realizada no Teatro Juarez Machado, das 8h às 12h, com inscrições gratuitas pelo site da Prefeitura.

Organizado pela Secretaria de Assistência Social, o evento é voltado a profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente, como das áreas de assistência social, educação, saúde, segurança pública, além de pais, mães e responsáveis. A proposta é aprimorar o olhar técnico para a prevenção, identificação, responsabilização e garantia de direitos em casos de violência sexual.


A programação traz especialistas de diferentes áreas

Taina Wandelli Braga, psicóloga da Secretaria de Assistência Social, abre o evento com a palestra “Prevenção e sinais de alerta: identificando e compreendendo a violência sexual na infância e adolescência”.

Em seguida, Georgia Marrianny Bastos, delegada da DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso), aborda “O papel da Polícia Civil nos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes”.

O médico-legista Fábio Antonio Tironi, da Polícia Científica de Santa Catarina, ministra a palestra “Aspectos técnicos do exame pericial em casos de violência sexual”.

Encerrando a manhã, o juiz Daniel Victor Gonçalves Emendorfer, do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Crimes contra Crianças e Adolescentes, falará sobre “Violência sexual: responsabilização e garantia de direitos no sistema de justiça”.

Em Joinville, a rede de proteção à infância e juventude atua de forma integrada ao Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), promovendo ações formativas, escuta qualificada, campanhas de conscientização e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O Maio Laranja é instituído por Lei Federal e, em Joinville, a Lei Municipal nº 9.163/2022, de autoria do vereador Brandel Junior, estabelece uma semana anual dedicada à conscientização e prevenção desse tipo de violência.

Joinville imuniza mais de 4,5 mil pessoas no Dia D contra a gripe Anterior

Joinville imuniza mais de 4,5 mil pessoas no Dia D contra a gripe

Documentos nazistas são descobertos em porão da Suprema Corte da Argentina Próximo

Documentos nazistas são descobertos em porão da Suprema Corte da Argentina

Deixe seu comentário