Prefeitura lança Programa Morro Verde e Plano de Prevenção a Danos Ambientais em Trilhas
A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) lançou o Programa Morro Verde e instituiu o Plano de Prevenção a Danos Ambientais em Trilhas situadas em Áreas de Floresta Nativa em Joinville.A definição foi por meio da Portaria nº 127/2020, no dia 17 de setembro. Trata-se de um desdobramento do Plano de Fiscalização Ambiental estabelecido para 2020, em consonância com a legislação ambiental vigente e os Planos de Manejo de Unidades de Conservação instituídos na Região.
O objetivo do Programa é estabelecer um conjunto de intervenções preventivas intersetoriais visando evitar danos ambientais, principalmente incêndios, em trilhas e topos de morros integrados à floresta nativa.Serão realizadas atividades de fiscalização e adotado um sistema de comunicação que seja eficiente e possibilite contato imediato entre todos os agentes envolvidos.O Plano, a ser implantado pelo Programa, será dividido nas fases verde, amarela e vermelha, durante todo o ano. Inclui medidas de monitoramento, educação ambiental e procedimentos ostensivos nos períodos críticos se estiagem.As ações serão realizadas por áreas técnicas da SAMA e por órgãos e entidades envolvidos no mesmo objetivo, sendo a Unidade de Fiscalização responsável pela gestão.
Ações de fiscalização já realizadas
De acordo com a SAMA, desde junho, vem sendo realizadas operações de fiscalização ostensivas nessas áreas, a fim de evitar novos incêndios, além da aglomeração de pessoas por conta da pandemia de Covid-19.Trilhas foram interditadas temporariamente, placas de orientação foram confeccionadas e afixadas, tendo sido informados os proprietários de imóveis que dão acessos às trilhas. Nesse período, 250 pessoas foram impedidas de acessar as trilhas.

Deixe seu comentário