Notícia

Prefeitura de Joinville entrega Ordem de Serviço para construção de ponte sobre o Rio Cachoeira

  • SECOM PMJ -

A Prefeitura de Joinville entregou, nesta quinta-feira (30/6), a Ordem de Serviço para início da construção da ponte sobre o Rio Cachoeira, que ligará as ruas Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Aubé, nos bairros Bucarein e Boa Vista.

O ato teve a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin, vereadores, secretários municipais e representantes da comunidade. Também esteve presente a coordenadora da Regional de Infraestrutura Norte da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Andréa Cristina Teixeira.

"Essa é uma obra esperada há mais de 20 anos que está saindo do papel. A construção de uma ponte é algo muito simbólico, porque representa uma nova via de ligação entre dois bairros", afirma o prefeito.

Para a construção da ponte, serão investidos cerca de R$ 10 milhões, com recursos oriundos do Plano 1.000, iniciativa do Governo de Santa Catarina que visa impulsionar e fomentar projetos estruturantes nos municípios. O prazo estimado para a conclusão da obra é de 12 meses.

O projeto foi elaborado pela Azimute Consultoria e Projetos de Engenharia e recebeu adaptações feitas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra). Já a construção da ponte será executada pela empresa Técnica de Engenharia Catarinense Ltda, que venceu a licitação.

Mobilidade urbana e navegabilidade

A ponte sobre o Rio Cachoeira faz parte de um conjunto de obras e ações da Prefeitura de Joinville para melhorar a mobilidade, a segurança e a fluidez de trânsito, beneficiando a região central e os bairros Bucarein, Boa Vista e entornos.

"A ponte será uma nova opção para quem se desloca para o Boa Vista, Iririú e Espinheiros. Vai desafogar o trânsito nas ruas Procópio Gomes, São Paulo e todo o trânsito que vem da zona Sul para a zona Leste", explica o diretor executivo da Seinfra, Paulo Mendes Castro.

O traçado da ponte vai ligar a rua Plácido Olímpio, na esquina com a Porto Belo, à rua Aubé, próximo do acesso ao Museu Casa Fritz Alt. Serão 118 metros de extensão e 13 metros de largura.

A estrutura contará com duas pistas para carros, cada uma com 3,5 metros de largura. O tráfego será em mão dupla. Nas duas laterais haverá calçadas compartilhadas para pedestres e ciclistas, cada uma com 3 metros de largura.

Um importante diferencial será o gabarito de navegação, ou seja, o espaço livre para a passagem de embarcações sob a ponte, que será de 16,15 metros de largura por 6,6 metros de altura.

Durante a solenidade, o prefeito destacou que o projeto executivo da ponte foi estudado pela equipe técnica da Seinfra, que optou por elevar a altura da estrutura com o objetivo de preservar o potencial de navegabilidade pelo Rio Cachoeira.

Sobre a ponte

- 118 metros de extensão
- 13 metros de largura
- 1.534,78 m2 de área total
- 1.200 m3 de concreto
- 12 blocos em concreto armado
- 88 toneladas de aço
- 4.000 m2 de pavimentação asfáltica
- 1.000 m2 de área de passeio

Festa junina reúne centenas de participantes do programa Movimenta Joinville Anterior

Festa junina reúne centenas de participantes do programa Movimenta Joinville

Águas de Joinville assina contrato de financiamento de 45 milhões de euros com agência francesa Próximo

Águas de Joinville assina contrato de financiamento de 45 milhões de euros com agência francesa

Deixe seu comentário