Notícias

Prefeitura de Joinville abre cadastro para alunos novos de 0 a 3 anos nos CEIs

  • SECOM PMJ -

O processo de matrículas para crianças de 0 a 3 anos que ingressarão como alunos novos nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Joinville começa nesta quinta-feira (7). O cronograma envolve cadastro, matrículas e pedidos de transferência dos alunos desta faixa etária. A primeira etapa ocorre de forma on-line e presencial até 18 de outubro, com a divulgação do quadro de vagas e o preenchimento de informações sobre a criança no sistema da Secretaria de Educação de Joinville. A partir de 20 de outubro, ocorrem as etapas classificatórias.

A criança deve ter quatro meses completos para ingressar no Centro de Educação Infantil no início do ano letivo de 2022. Estas vagas são para Berçário 1 e 2 e para Maternal 1 e 2, e podem ser inscritas crianças que terão até três anos, onze meses e vinte e nove dias no início do ano letivo de 2022.

O quadro com as vagas disponíveis para cada CEI e para as escolas que mantêm turmas de educação infantil foi disponibilizado às 8 horas desta quinta-feira, e o cadastro para aplicação das informações, aberto às 9 horas, ambos no site oficial da Prefeitura de Joinville. Para ter acesso a estas informações, basta acessar o joinville.sc.gov.br, clicar em "Educação", depois em "Educação Infantil de 0 a 3 anos" e na sequência escolher "efetuar matrícula na educação infantil de 0 a 3 anos". É possível clicar diretamente neste link também bit.ly/MatriculaCEIsJlle0a3anos.

Para famílias que não têm acesso à internet, há opções de horários para cadastro presencial nos Centros de Educação Infantil e em 39 escolas (selecionadas para contemplar todas as regiões da cidade).

A data limite para preenchimento do cadastro para quem deseja participar da primeira classificação é 18 de outubro, até as 23h59min. A partir deste horário, as inscrições registradas serão encaminhadas para as etapas seguintes de pré-classificação.

Depois de ler o edital, os responsáveis devem preencher a ficha do cadastro com todas as informações solicitadas. Estas informações serão verificadas por meio de documentação na etapa de pré-classificação.

Para concorrer às vagas para o ano letivo de 2022, todas as famílias deverão realizar inscrição, mesmo se já possuírem cadastro realizado para tentar uma vaga para o ano letivo de 2021. Nestes casos, é necessário realizar um novo cadastro e gerar uma nova inscrição.

Cada criança poderá ser inscrita em até quatro unidades de ensino, e escolher até dois turnos (integral, matutino ou vespertino). Esta inscrição não é uma garantia de matrícula: é por meio dela que os cadastros serão classificados para o preenchimento das vagas disponíveis nas unidades de ensino, conforme os critérios de prioridade estabelecidos em edital. A classificação é feita de forma automática após inclusão dos dados no sistema, gerando um Índice de Classificação.

Pré-classificação

A divulgação da primeira lista de pré-classificação será feita em 20 de outubro. Os familiares terão os dias 21, 22, 25 e 26 de outubro, entre 8 e 11 horas e entre 14 e 17 horas, para entregarem a documentação solicitada na unidade escolar onde a criança foi pré-classificada. Esta documentação será analisada por uma comissão formada em cada escola pelo diretor da unidade, um professor, dois representantes da Associação de Pais e Professores e um agente de saúde ou representante da comunidade.

A divulgação da lista final de classificados será em 9 de novembro, no site da Prefeitura de Joinville. Se o nome do aluno constar nesta lista, ele já é considerado matriculado na unidade. Caso não apareça na lista, os pais ou responsáveis devem realizar as devidas alterações no cadastro para continuarem participando das pré-classificações.

Confira os critérios para priorização nas vagas

1. Crianças vulneráveis socialmente (crianças que estão inseridas em serviço de acolhimento familiar ou institucional, ou que estiveram sob o serviço nos últimos seis meses).
2. Crianças com deficiência.
3. Grau socioeconômico familiar no qual todos os responsáveis legais pela criança exercem função laborativa de 8 horas diárias.
4. Grau socioeconômico familiar no qual os responsáveis legais pela criança não se enquadram nas prioridades acima.
5. Grau socioeconômico: cadastros que já receberam oferta de vaga e haviam sido reclassificados como não aptos à matrícula.

Horários para realizar o cadastro presencial

- Centros de Educação Infantil
7 e 8 de outubro, das 8h às 11h
13, 14 e 18 de outubro, das 14h às 17h

- Escolas Municipais
7, 8, 13, 14 e 18 de outubro
Verifique as unidades e horários no edital

Secult adia data para divulgação de projetos selecionados na Lei Aldir Blanc Anterior

Secult adia data para divulgação de projetos selecionados na Lei Aldir Blanc

SC flexibiliza uso de máscara para apresentações artísticas Próximo

SC flexibiliza uso de máscara para apresentações artísticas

Deixe seu comentário