Pai de Neymar recebe prisão temporária em briga com secretário de Meio Ambiente
-
Foto: Internet / Reprodução -
Nesta quinta-feira (22/06), Neymar da Silva Santos, pai do jogador de futebol Neymar Jr., foi preso brevemente e posteriormente solto após uma discussão acalorada com a secretária de Meio Ambiente de Mangaratiba, Shayenne Barreto.
A briga aconteceu durante uma operação de fiscalização que levou à suspensão das obras na residência de Neymar Jr. no Condomínio Aero Rural, localizado na região litorânea da Costa Verde, no Rio de Janeiro.
Um vídeoregistrou o ocorrido, incluindo o momento em que Neymar Santos recebeu a prisão temporária (assista acima).
Confronto verbal durante a operação Ao ser informado de que enfrentaria penalidades administrativas e que as obras estariam suspensas até que apresentasse todas as licenças necessárias, Neymar Santos ficou agitado e questionou se ainda poderia usar a casa.
Os fiscais esclareceram que ele poderia usar a casa, exceto a área onde estava sendo feita a construção de um lago artificial, que havia sido interditado temporariamente após denúncias de desmatamento, quebra de pedras e desvio de um rio (veja todas as irregularidades listadas no final do artigo).
Irritado, Neymar Santos levantou a voz ao responder aos questionamentos da equipe de fiscalização, resultando em sua prisão temporária pela secretária.
Amigos do empresário intervieram e pediram que ele se acalmasse enquanto conversavam com as autoridades.
"Ele precisa agir com civilidade. Estamos aqui fazendo o nosso trabalho, dentro da lei. Ele precisa se acalmar", disse o secretário.
Minutos depois, após discussões entre as partes envolvidas, o secretário liberou Neymar, que estava acompanhado de um policial. Segundo a Prefeitura de Mangaratiba, a prisão temporária foi realizada com base no artigo 331 do Código Penal, que criminaliza o desrespeito ao funcionário público no exercício de suas funções. "No entanto, atendendo ao princípio da razoabilidade e a pedido da assessoria de Neymar Santos, ele foi liberado para cumprir compromisso em São Paulo", afirmou o comunicado.
Em nota, a Prefeitura de Mangaratiba informou ainda que a fiscalização foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mangaratiba, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil e agentes do Grupo Municipal de Proteção Ambiental.
As violações ambientais descobertas:
- Desvio de curso de água;
- Extração não autorizada de água de rio;
- Extração de água para lago artificial;
- Terraplanagem;
- Escavação;
- Movimentação de rochas e pedregulhos sem autorização;
- Aplicação de areia de praia sem autorização ambiental
Multa estimada em R$ 5 milhões
De acordo com a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, o próximo passo será documentar as irregularidades identificadas e emitir uma "multa que, com base em estimativas e considerando os danos ambientais causados, não será inferior a R$ 5 milhões."
Neymar pode receber medalha Tiradentes
Neymar Jr. pode ser notícia por outro motivo. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vai votar, em discussão única, o projeto de resolução apresentado pelo deputado Anderson Moraes (PL) para a entrega da Medalha Tiradentes, a mais alta honraria da Assembleia.
Na justificativa do projeto, o deputado Anderson Moraes destaca que Neymar além de ser um atleta exemplar, também atua em iniciativas sociais por meio do Instituto Neymar.
"Ele é um esportista de reconhecimento inegável que, com seu trabalho e talento, se tornou um dos maiores jogadores de futebol do mundo e da história. Ele é uma inspiração para milhares de crianças e esportistas do estado do Rio de Janeiro, não só pelo talento mas também pela alegria, irreverência, e como exemplo de sucesso como atleta e cidadão", afirmou o deputado.
Caso sejam propostas alterações, o projeto será temporariamente retirado da ordem do dia.

Deixe seu comentário