Nova ala de internação e de cirurgia ambulatorial entra em funcionamento no Hospital São José de Joinville
Uma nova ala de internação e de cirurgia ambulatorial será ativada no Hospital São José de Joinville na segunda-feira (31/8), às 14 horas. O novo espaço está localizado no ambiente onde estava o antigo Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA). A Ala Porto de Itapoá e o Centro Cirúrgico Ambulatorial (CCA) Mário Roberto Borba foram construídos pela Prefeitura de Joinville, com apoio da Associação Empresarial de Joinville (Acij). Os espaços atendem os critérios de acessibilidade, normas sanitárias e de prevenção a incêndio. No mesmo dia, a Acij vai fazer a doação de quatro respiradores ao Hospital São José.
Centro Cirúrgico Ambulatorial
O Centro Cirúrgico Ambulatorial Mário Roberto Borba é uma homenagem ao empresário joinvilense, que foi a primeira vítima da Covid-19 no município. Borba faleceu em 30 de março deste ano. A infraestrutura é composta por sala de preparo, sala de utilidades, sala de limpeza e desinfecção, recepção, sala de espera, depósito de material de limpeza, vestiários, banheiros públicos, depósito de resíduo, guarda de equipamentos, rouparia e posto de enfermagem. A estrutura conta ainda com duas salas de endoscopia e duas salas de cirurgias ambulatoriais. O CCA Mário Roberto Borba vai auxiliar este período e possibilitar aumento dos procedimentos cirúrgicos.
Ala Porto de Itapoá
Com 30 leitos, a Ala Porto de Itapoá será utilizada para observação, internação e recuperação dos pacientes dos procedimentos realizados no CCA. O espaço recebeu o nome do porto por ter sido um dos principais doadores financeiros para a obra, por intermédio da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que investiu R$ 1 milhão nas obras. Já a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, investiu nas melhorias mais R$ 800 mil na reforma e compra de equipamentos.
Outras melhorias
No Hospital São José está em fase de conclusão de outras melhorias: a revitalização da estrutura física destinada à captação de córneas de doadores para a realização de transplantes; a revitalização da Hemodinâmica, espaço onde é realizado exame que estuda os movimentos e pressões da circulação sanguínea para diagnosticar e tratar doenças. Também serão iniciadas a reforma e adequação do Centro Cirúrgico Geral e da Ala de Internação da Oncologia.

Deixe seu comentário