Notícia

No Dia Nacional da Imunização, Saúde de Joinville reforça a importância das vacinas

  • SECOM PMJ -

Nesta quinta-feira (9/6) é o Dia Nacional da Imunização. Por este motivo, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), reforça à população a importância da adesão às vacinas, que são formas seguras e eficazes de garantir proteção contra diversas doenças infecciosas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) possui vacinas para mais de 30 doenças e disponibiliza cerca de 300 milhões de doses anualmente, em todo o país. Em Joinville, no ano de 2021, foram aplicadas mais de 1,5 milhão de doses de vacinas.

Dados da cobertura vacinal infantil do calendário básico de imunização mostram que no ano passado em Joinville, a média de vacinação foi de 85% para crianças menores de 1 ano; 84% para quem tem 1 ano; e 86% para crianças até 4 anos.

Embora as vacinas sejam fundamentais para prevenir a disseminação de doenças imunopreveníveis, bem como a sua erradicação, é necessário sempre manter o esquema vacinal completo, em qualquer idade, inclusive participando das campanhas realizadas para reforçar a cobertura.

Os pais que tiverem dúvidas sobre o esquema vacinal das crianças, recebem orientação nas próprias Unidades Básicas de Saúde da Família, basta levar a Caderneta de Vacinação e pedir orientação.

"O importante é estar atento e levar as crianças para serem imunizadas. Depois dos cinco anos, ainda temos algumas vacinas que precisam de reforço. Ou então iniciar a imunização. É o caso da vacina contra o HPV, que é aplicada em meninas entre os 9 e 14 anos e nos meninos entre 11 e 14 anos", informa a gerente da Vigilância em Saúde da SES, Cristiane Soares.

Atualmente, existe uma preocupação mundial em relação a doenças como a poliomielite, que vem apresentando casos em alguns países. Em Joinville, a cobertura da vacina contra a poliomielite, em crianças até 4 anos, foi de 88% no ano passado, a meta é de 95%. O não alcance da meta é um dos motivos pelo qual a doença pode ser reintroduzida nos países, inclusive no Brasil.

"O Dia Nacional da Imunização tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, no intuito de que a população redobre a atenção com a imunização das doenças para as quais existe vacina", alerta a gerente.

E ela completa: "A vacinação elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito".

Vacinas contra Covid-19, gripe e sarampo

Em relação à vacinação contra a Covid-19, números atualizados da SES apontam que, em Joinville, 97,64% da população apta a receber o imunizante receberam a 2ª dose. Já em relação à dose de reforço, o percentual de imunizados contra a Covid-19 é de 40%.

Entre os grupos com menor cobertura vacinal da 2ª dose, estão as crianças ente 5 e 11 anos, com apenas 15%.

Com a chegada do frio e o possível aumento dos casos gripais e de complicações respiratórias, desde o início desta semana, a Prefeitura de Joinville ampliou a vacinação contra a influenza (gripe) para toda a população a partir dos seis meses de idade.

Até o dia 24 de junho, também continua a vacinação contra o sarampo. Podem se vacinar os profissionais da saúde em geral, mesmo que não atuem em estabelecimentos de assistência e vigilância em saúde, e as crianças de 6 meses até 11 anos.

Em Joinville, a aplicação dos imunizantes é realizada em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com exceção das unidades do Jativoca e do Morro do Amaral. Na região central, outra opção é a Sala de Vacinas (rua Abdon Batista, 172, Centro). É preciso levar a carteira de vacinação e um documento oficial com foto.

Prefeitura de Joinville amplia vagas de acolhimento noturno na Ação de Inverno Anterior

Prefeitura de Joinville amplia vagas de acolhimento noturno na Ação de Inverno

Segundo encontro regional de 2022 da Adjori/SC acontece no próximo sábado em Florianópolis Próximo

Segundo encontro regional de 2022 da Adjori/SC acontece no próximo sábado em Florianópolis

Deixe seu comentário