LETRINHAS DO RDB

Na casa da tia Bilica tinha Revistas o Cruzeiro e muita pitanga

  • Revista O Cruzeiro de 1958 com a conquista histórica do futebol brasileiro -

Da redação - Roberto Dias Borba - 17/12/2022 - 18h17min -  As nossas saídas de casa para as visitas de domingo eram invariavelmente para ir na casa da tia Bilica. Era quase uma extensão do nosso quintal, pela proximidade de um e outro endereço, que ficavam todos no bairro Glória. A diferença entre sair de nossa casa para estar na rua Campo Alegre tinha um significado todo especial para mim.

Enquanto meus pais e a tia estavam atualizando a conversa, preferia subir no sótão para vasculhas revistas antigas. Estava fazendo um bom exercício para conhecer a história recente do país naquela época. A revista em maior quantidade de exemplares era O Cruzeiro, além da Manchete e Fatos & Fotos.

Estava amparado pela veracidade dos fatos, que passaria a ser a minha primeira pesquisa para conhecer o que se passava naquela tempo por aqui. Um destes acontecimentos que apenas ouvi com meus quase três anos foi a histórica conquista do Mundial da Suécia de 1958. O rádio, entre uma chiadeira e outra, me garantiu alguma noção do que aquele feito representou para o país e para o nosso futebol. As fotos de O Cruzeiro, naquela chegada apoteótica num Rio de Janeiro efervescente da época do presidente Juscelino Kubitschek, coloriram a minha imaginação.

Com a atenção presa naquelas antigas revistas, tia Bilica fez o convite para retornar num dia de semana. Aceitei de pronto. Afinal, seria uma tarde inteira para prosseguir com as minhas pesquisas, mesmo sabendo que em casa minha mãe estava reservando um cardápio especial à base de frutos do mar. O peixe que fique para outra ocasião.

Depois de folhear milhares de páginas, lido rapidamente as legendas e a introdução de cada texto, estava finalmente liberado para buscar ar fresco. E lógico para degustar aquelas deliciosas pitangas, que só encontrava no terreno da casa da tia Bilica.

----------------------------------------------------
Esta é uma das crônicas que fazem parte de uma futura publicação, que terá o nome de “Glória´s do Menino Jornalista”, uma coletânea com mais de 600 textos em que relato fatos marcantes de minha vida e a trajetória no jornalismo joinvilense e catarinense. Apoiadores e patrocinadores são bem vindos. Aguardo seu contato para prestar mais detalhes, através do e-mailrdbjoinville@gmail.com




Musical Illuminare se despede de Joinville Anterior

Musical Illuminare se despede de Joinville

Balneabilidade: quarto relatório da temporada aponta 64,14% de pontos próprios Próximo

Balneabilidade: quarto relatório da temporada aponta 64,14% de pontos próprios

Deixe seu comentário