Joinville adota solução prática para evitar alagamentos em regiões críticas |
Medicamento apresenta resultados promissores para covid-19
-
Ricardo Moraes - Funcionária em laboratório Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Parte do estudo ainda está em fase inicial e depende de testes em humanos
Um medicamento que está sendo testado para o tratamento de pacientes com covid-19 apresentou resultados promissores também na prevenção da doença. Especialistas afirmam que a droga EIDD-2801, também conhecida como Molnupiravir, é segura e tem baixa toxicidade, o que permitiria o uso profilático. Parte do estudo ainda está em fase inicial e depende de testes em humanos.
A pesquisa indica que o medicamento usado de forma profilática, ou seja, antes de acontecer a exposição ao vírus, inibiu "drasticamente" a replicação do Sars-Cov-2 durante a infecção. Isso pode ser promissor como prevenção à covid-19. "Esse é um dado inicial, de modelo animal, que deve ser estudado em fase clínica para pré-exposição", ressalta Mellanie Fontes Dutra, doutora em neurociências. O manuscrito foi aceito para publicação pela revista científica Nature e ainda depende de revisão.
Os testes para uso do EIDD-2801 como forma de prevenção à doença foram feitos em camundongos. A técnica usada pelos pesquisadores consiste em transplantar células de um pulmão humano para o animal e então estudá-lo. "É uma ótima plataforma, mas não dá para extrapolar muito para humanos", pondera Mellanie. Ela também pontua que o estudo não abrange a estrutura nasal, local relevante para o início da replicação do vírus.O medicamento ainda está sendo desenvolvido pelos cientistas e não está disponível no mercado.
Deixe seu comentário