NOTÍCIAS

Maternidade Darcy Vargas chega aos 74 anos com sistema pioneiro de biometria de mães e bebês

A Maternidade Darcy Vargas (MDV), de Joinville, completa 74 anos nesta sexta-feira, 16, com muitos motivos para comemorar. A instituição é a primeira maternidade pública em Santa Catarina a coletar e autenticar as biometrias das mães e seus bebês.

O projeto piloto de identificação biométrica dos bebês, vincula-os às suas mães logo após o nascimento. Na alta hospitalar, é feita a checagem da vinculação, evitando trocas.

As identificações são registradas diretamente no Instituto Geral de Perícias (IGP), propiciando à mãe retirar a carteira de identidade de seu filho imediatamente após a alta hospitalar.

A iniciativa surgiu de uma parceria entre o IGP e a empresa Natosafe. A MDV foi escolhida para implementar o projeto piloto.

Casa Gestante Bebê e Puérpera

Outro motivo para comemorar é o início do atendimento, em março, da Casa Gestante Bebê e Puérpera (CGBP), preconizado pela Rede Cegonha, que abriga as mães com bebês internados na UTI neonatal.

A MDV presta serviço de alto risco gestacional e a unidade serve de apoio à instituição. A Casa tem como função assegurar a assistência às gestantes, aos recém-nascidos e às puérperas em regime de atenção intermediária entre o domicílio e o estabelecimento hospitalar.

Na CGBP, que fica ao lado da Maternidade, as usuárias têm hospedagem completa, acompanhamento por equipe multiprofissional 24 horas nos sete dias da semana, além de acesso à assistência à saúde pelo estabelecimento hospitalar durante a sua permanência na casa.

O diretor-geral da MDV, Marcos Giannella, comemora todas as conquistas da unidade. "Estamos sempre empenhados em prestar um atendimento completo, de qualidade e humanizado aos nossos pacientes", garante Giannella.


Mais motivos para festejar

Fundada no dia 16 de abril de 1947, a Maternidade Darcy Vargas já foi responsável pelo nascimento de mais de 270 mil pessoas ao longo de sua história. Foi a primeira unidade do estado a criar um banco de leite materno e é referência em gestação de alto risco.

Atualmente, a MDV atende uma média mensal de 1.430 pacientes em seus ambulatórios, 2.750 pacientes na emergência, realiza em torno de 750 internações com, aproximadamente, 600 nascimentos. Com quase 6.000 m² de área construída, a unidade conta com mais de 600 funcionários.

A maternidade é hospital de ensino reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com programa de residência médica em ginecologia e obstetrícia, neonatologia, e programa de residência multiprofissional em enfermagem, farmácia, psicologia, assistência social, fonoaudiologia, nutrição. Além disso, faz parte da rede de apoio ao parto e nascimento, conhecida como Rede Cegonha.

Prêmios recebidos

Ao longo desses 74 anos, a Maternidade Darcy Vargas conquistou prêmios, referências e certificados. Atualmente é Referência Estadual no Atendimento especializado da tríade: mãe-filho-família, e Referência Estadual em Gestação de Alto Risco e em UTI - Neonatal. Entre os certificados pelo Ministério da Saúde, o Banco de Leite Humano da unidade é Centro de Referência para o Estado de Santa Catarina, bem como a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido - Método Canguru.

A filosofia de atendimento humanizado prestado pela Maternidade envolve desde o acolhimento à família, até os cuidados com o recém-nascido. Essa filosofia concedeu a Maternidade alguns títulos, entre eles: Hospital Amigo da Criança, concedido pela UNICEF em 1994. Em 1996 recebeu o título de Maternidade Segura, atribuído pelo Ministério da Saúde. Em 1997 passou a ser reconhecida como Centro de Referência Docente-Assistencial da Saúde da Mulher. Em 2004, recebeu o 4ª Prêmio Professor Galba de Araújo, também concedido pelo Ministério da Saúde pela atenção humanizada ao parto e ao nascimento. Em abril de 2016 recebeu o Prêmio Dr. Pinotti, Hospital Amigo da Mulher, prêmio instituído pela Câmara de Deputados Federais. A Maternidade Darcy Vargas foi a escolhida da região Sul.

Biblioteca Pública de Santa Catarina lança segunda edição do desafio de desenho Anterior

Biblioteca Pública de Santa Catarina lança segunda edição do desafio de desenho

Viagens regionais puxarão retomada do turismo, diz vice-presidente da Fecomércio/SC Próximo

Viagens regionais puxarão retomada do turismo, diz vice-presidente da Fecomércio/SC

Deixe seu comentário