Mais de 82 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Vacinação segue disponível para toda a população; grupos prioritários ainda têm baixa cobertura e devem buscar as unidades de saúde

Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe, em abril, Joinville já imunizou 82,8 mil pessoas. Os dados são da área de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Joinville e incluem todos os grupos prioritários e o público geral vacinado até esta segunda-feira (19).

Desde o dia 10 de maio, a vacina está disponível para toda a população, mas os grupos prioritários começaram a receber as doses em abril. Apesar da ampliação do acesso, a cobertura vacinal ainda é considerada baixa entre os públicos mais vulneráveis: apenas 30% dos idosos, gestantes e crianças até 5 anos foram vacinados até o momento. A cobertura é ainda menor entre os trabalhadores da saúde, puérperas, professores, indígenas, pessoas em situação de rua, forças de segurança e demais grupos prioritários, que somam cerca de 20% de vacinados.

“A procura da população tem sido boa, porém, precisamos salientar que os grupos prioritários devem continuar buscando as doses da vacina, pois é o grupo que geralmente sofre com agravamentos da doença”, alerta a coordenadora de Imunização, Nicoli dos Anjos.

A vacina oferecida pelo SUS é trivalente, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Ela pode ser aplicada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Após a aplicação, a imunização leva de duas a três semanas para começar a fazer efeito, por isso, é importante se vacinar antes da queda das temperaturas, período em que aumentam os casos de doenças respiratórias.


Onde se vacinar em Joinville

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), com exceção da UBSF Jativoca, e também na Sala Central de Vacinas (rua Abdon Batista, 172 – Centro), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Em todos os locais, a recomendação é chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência.

Além disso, a Central de Vacinas abrirá excepcionalmente no domingo, 25 de maio, para atendimento da população que deseja atualizar sua caderneta de vacinação. Aos sábados, ações de vacinação também continuam sendo realizadas até o final do mês.

Os endereços e horários das UBSFs estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville.

Comissão de Economia discute situação de palmeiras na estrada do Atalho, em Joinville Anterior

Comissão de Economia discute situação de palmeiras na estrada do Atalho, em Joinville

Decreto define medicina, direito e odonto como cursos presenciais Próximo

Decreto define medicina, direito e odonto como cursos presenciais

Deixe seu comentário