Mais de 230 animais silvestres são resgatados em operações de fiscalização em Santa Catarina

  • Foto: IMA / Divulgação -

Fiscalizações realizadas em abril, com apoio do IMA, IBAMA e Polícia Militar Ambiental, resultaram em apreensões e combate ao tráfico de fauna no estado

Durante o mês de abril, ações de fiscalização ambiental em diferentes municípios de Santa Catarina resultaram na apreensão de mais de 230 animais silvestres. As operações, coordenadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e com apoio de órgãos parceiros como o IBAMA, a Polícia Militar Ambiental (PMA) e instituições municipais, visaram combater o tráfico de fauna e os maus-tratos a animais.

A primeira operação aconteceu nas proximidades do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, envolvendo os municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e São Bonifácio. Durante a ação, foram apreendidas 101 aves, das quais 86 eram nativas e 15 exóticas.

Em Itapema, após denúncia anônima, os fiscais do IMA, com o apoio da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FACCI), realizaram uma operação em agropecuárias suspeitas de comercializar animais sem a devida autorização. Ao todo, foram apreendidas 25 aves e um tigre-d’água. A operação visou, especialmente, a repressão à venda ilegal de fauna e o envolvimento de criadores amadores com o tráfico de animais.

Imbituba também foi palco de uma fiscalização ambiental no mesmo mês, quando uma denúncia levou os fiscais a um criadouro clandestino especializado na venda de aves exóticas. Com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Polícia Militar, os agentes encontraram 107 aves no local, das quais 63 foram apreendidas devido à ausência de anilhas ou indícios de maus-tratos.

Após a apreensão, todos os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS), mantido pelo IMA em Florianópolis, ou a clínicas veterinárias parceiras, onde recebem cuidados e avaliação especializada.

Felipe Ciola, gerente de Biodiversidade e Florestas do IMA, afirmou que as ações fazem parte do calendário anual de fiscalização de fauna do IMA e ressaltou a importância de coibir o tráfico de animais. “A repressão ao tráfico de animais silvestres é essencial para a preservação da biodiversidade e o combate aos maus-tratos”, destacou Ciola.

As operações destacaram a importância da atuação conjunta entre órgãos ambientais, forças de segurança e a colaboração da população para o sucesso das ações. O trabalho contínuo dessas equipes visa fortalecer a cultura de respeito e cuidado com o meio ambiente, promovendo a preservação das espécies e a segurança dos animais silvestres.

Cardeais entram em reclusão antes do conclave para eleger novo papa Anterior

Cardeais entram em reclusão antes do conclave para eleger novo papa

Com 190 anos de história, Polícia Militar de Santa Catarina celebra avanços e recebe investimentos Próximo

Com 190 anos de história, Polícia Militar de Santa Catarina celebra avanços e recebe investimentos

Deixe seu comentário