Leitos de UTI aumentam em todas as regiões de Santa Catarina

  • Foto: Ricardo Trida / Arquivo / SECOM -

Grande Florianópolis recebe reforço com cinco novos leitos no Hospital São Francisco de Assis

Santa Catarina abriu 291 leitos de UTI desde 2023 e alcançou a marca de 1.459 leitos, entre adultos, neonatais e pediátricos, em todas as regiões do estado. O Hospital São Francisco de Assis, em Santo Amaro da Imperatriz, foi uma das unidades que passou a contar neste mês com cinco novos leitos.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, visitou a instituição na manhã desta segunda-feira, 25. “O Hospital São Francisco abriu cinco leitos de UTI em agosto, ajudando a Grande Florianópolis no atendimento da demanda, em especial nessa época do ano, onde os casos de síndromes respiratórias acabam trazendo sobrecarga para a rede de atenção à saúde. Esses leitos ficarão de maneira permanente na rede, seguindo uma ampliação dos leitos de UTI em todo o estado, que vem desde 2023 ocorrendo por determinação do governador Jorginho Mello. Desta forma, estamos chegando em quase 300 leitos de UTI abertos em dois anos e meio, em todas as regiões do estado. A abertura desses leitos também é importante para cirurgias de maior complexidade, apoiando os hospitais da região no atendimento da demanda existente”, destaca o gestor.

Nos últimos meses, foram abertos 12 leitos de UTI adulto no Hospital Beatriz Ramos, em Indaial; 10 leitos de UTI, sendo seis adulto e quatro neonatal/pediátrico, no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó.

Para o funcionamento dos leitos, a Secretaria de Estado da Saúde está custeando integralmente, até a habilitação pelo Ministério da Saúde, com repasses de R$ 1,2 mil por leito vago e R$ 1,8 mil por leito ocupado.

Também estavam presentes na visita ao hospital o prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Gustavo Abreu; a secretária municipal de saúde, Dgeisa Roberta Alves; e a diretora do Hospital São Francisco de Assis, Aline da Silva.


Novos leitos em todo estado

Desde 2023, Santa Catarina ampliou 291 novos leitos de UTI, sendo 65 neonatais, 73 pediátricos e 153 adultos, abrangendo todas as macrorregiões. Os leitos já abertos foram destinados a hospitais de diversos municípios catarinenses: Araranguá e Sombrio, na macrorregião Sul; Blumenau, Brusque, Indaial e Timbó, no Vale do Itajaí; Itajaí, na Foz do Rio Itajaí; Lages, na Serra; Mafra, no Norte e Nordeste; São José e Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis; Caçador e Joaçaba, no Meio-Oeste; Chapecó e Concórdia, no Grande Oeste.

Os leitos são para atender os pacientes SUS de todo o estado, pois o sistema hospitalar catarinense funciona em forma de rede. Quando não há vaga em um hospital, busca-se leito, via Regulação, em outros hospitais, primeiro na região e depois fora dela.

Leitos de UTI aumentam em todas as regiões de Santa Catarina Anterior

Leitos de UTI aumentam em todas as regiões de Santa Catarina

Câmara agenda debates sobre aeroporto e reforma tributária em setembro Próximo

Câmara agenda debates sobre aeroporto e reforma tributária em setembro

Deixe seu comentário