A juíza Letícia Bodanese Rodegheri, titular da Vara Criminal da comarca de Porto União, decretou na tarde desta segunda-feira (1º) a interdição total da Unidade Prisional Avançada (UPA) daquela cidade, após a confirmação de 67 casos de Covid-19 no interior do estabelecimento penal. Segundo detalhou a magistrada, que também é a corregedora do presídio, a interdição é temporária, com prazo de 30 dias. Neste período, esclareceu, está proibido o ingresso de reclusos, sejam eles provisórios ou definitivos.
Além disso, ficam prorrogados os períodos das atuais saídas temporárias aos apenados que se encontram em gozo do benefício, com o retorno postergado para a partir de 31 de março deste ano, a fim de evitar o contato com os demais internos. De acordo com magistrada, a interdição da Unidade Prisional por um mês tem a finalidade de melhor controle e tratamento dos detentos positivados para SARS-COV-2 e também maior monitoramento dos casos negativos, além de ajustes técnicos.
"A decisão foi tomada em conjunto, nesta segunda-feira, após reunião emergencial com a Direção da Unidade e com o Promotor de Justiça, bem como com parecer técnico da Secretaria de Saúde do Município de Porto União, a fim de evitar a disseminação do contágio", destaca a juíza. Atualmente, a UPA abriga 148 detentos. Ainda, segundo a magistrada, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os detentos que positivaram já estão devidamente medicados e apresentam sintomas leves. A portaria foi devidamente encaminhada para todas as autoridades e órgãos relacionados com o Sistema Prisional.

Deixe seu comentário