Notícia

Joinville terá Festival de Orquídeas e Flores da Ajao para matar a saudade da Festa das Flores

  • Divulgação -

Somente a 2ª Guerra Mundial e a pandemia pararam a tradicional Festa das Flores, realizada há mais de 80 anos em Joinville. Mas, os colecionadores das orquídeas não quiseram deixar passar em branco a florada deste novembro, e decidiram realizar o Festival Orquídeas e Flores. O evento, também realizado pela Ajao (Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas), será uma oportunidade de matar a saudade da Festa das Flores.

O Festival Orquídeas e Flores terá entrada gratuita e será realizado de 13 a 15 de Novembro, das 10 às 20 horas, no Parque das Orquídeas Adalberto Schmalz e Sede da Ajao - rua Saguaçu, 212 (na subida do Mirante). Haverá exposição e julgamento de orquídeas, venda de flores e orquídeas, apresentações artísticas e culturais, oficina de cultivo e uma mostra fotográfica da Festa das Flores, para relembrar os principais momentos das 81 edições já realizadas. Lembrando que durante o festival será realizado também o lançamento oficial da 82ª Festa da Flores, que será retomada em 2022 e promete ficar na memória.

A Festa das Flores é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, por meio da Lei Estadual número 14.697, de 21 de maio de 2009, e é a Festa Oficial do Município de Joinville, instituída pela Lei Municipal 6.728, de 19 de julho de 2010. Apenas nos anos de 1942 e 1943, durante a 2ª Guerra Mundial, e em 2020 e 2021, devido à pandemia, a festa não aconteceu nos moldes em que sempre é realizada.  "No início do ano, o cenário pandêmico ainda era muito incerto, por isso optamos por não realizar a festa. Agora, dada a retomada dos eventos e a expectativa dos orquidófilos em expor, a Ajao optou então por fazer esse festival, ao ar livre, respeitando os protocolos", ressalta o Jacson Lúcio Zandonai, presidente da Ajao, que completou 83 anos este ano. "Somos um grupo de colecionadores que incentivam a cultura do cultivo da orquídea", complementa

Exposição será montada com ajuda de um público especial

Uma curiosidade do Festival Orquídeas e Flores é que a Ajao contará com a ajuda de usuários do SOIS (Serviços Organizados de Inclusão Social),  da Secretaria de Saúde de Joinville, na montagem de toda a exposição. Na quinta-feira, das 14 às 17 horas, eles ajudarão os associados da Ajao na montagem.  "O SOIS oferece suporte a pessoas em tratamento de saúde mental pelo município. E os usuários, que participam, entre outras atividades, de oficinas de cultivo de orquídeas, se ofereceram para participar da montagem", explica a coordenadora do festival, Luciane Serpa.

Segundo eles, o cultivo de orquídeas é terapêutico, e a exposição terá também uma função importante nesses tempos de pandemia, oportunizando ao público esse reencontro com a beleza das flores, proporcionando um momento de contemplação. A exposição contará com uma grande variedade de orquídeas, entre elas, as tradicionais estrelas da Festa das Flores, a Laelia Purpurata, flor símbolo de Joinville e de Santa Catarina. (Jornalista - Mariana Pereira - Assessora de imprensa do Festival Orquídeas e Flores)

35 estudantes tomam posse na 28ª edição do Parlamento Jovem Anterior

35 estudantes tomam posse na 28ª edição do Parlamento Jovem

Vítimas de avião com Marília Mendonça sofreram politraumatismo craniano, diz legista Próximo

Vítimas de avião com Marília Mendonça sofreram politraumatismo craniano, diz legista

Deixe seu comentário