Joinville terá Festival de Orquídeas e Flores da Ajao para matar a saudade da Festa das Flores
-
Divulgação -
Somente a 2ª Guerra Mundial e a pandemia pararam a tradicional Festa das Flores, realizada há mais de 80 anos em Joinville. Mas, os colecionadores das orquídeas não quiseram deixar passar em branco a florada deste novembro, e decidiram realizar o Festival Orquídeas e Flores. O evento, também realizado pela Ajao (Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas), será uma oportunidade de matar a saudade da Festa das Flores.
O Festival Orquídeas e Flores terá entrada gratuita e será realizado de 13 a 15 de Novembro, das 10 às 20 horas, no Parque das Orquídeas Adalberto Schmalz e Sede da Ajao - rua Saguaçu, 212 (na subida do Mirante). Haverá exposição e julgamento de orquídeas, venda de flores e orquídeas, apresentações artísticas e culturais, oficina de cultivo e uma mostra fotográfica da Festa das Flores, para relembrar os principais momentos das 81 edições já realizadas. Lembrando que durante o festival será realizado também o lançamento oficial da 82ª Festa da Flores, que será retomada em 2022 e promete ficar na memória.
A Festa das Flores é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, por meio da Lei Estadual número 14.697, de 21 de maio de 2009, e é a Festa Oficial do Município de Joinville, instituída pela Lei Municipal 6.728, de 19 de julho de 2010. Apenas nos anos de 1942 e 1943, durante a 2ª Guerra Mundial, e em 2020 e 2021, devido à pandemia, a festa não aconteceu nos moldes em que sempre é realizada. "No início do ano, o cenário pandêmico ainda era muito incerto, por isso optamos por não realizar a festa. Agora, dada a retomada dos eventos e a expectativa dos orquidófilos em expor, a Ajao optou então por fazer esse festival, ao ar livre, respeitando os protocolos", ressalta o Jacson Lúcio Zandonai, presidente da Ajao, que completou 83 anos este ano. "Somos um grupo de colecionadores que incentivam a cultura do cultivo da orquídea", complementa
Exposição será montada com ajuda de um público especial
Uma curiosidade do Festival Orquídeas e Flores é que a Ajao contará com a ajuda de usuários do SOIS (Serviços Organizados de Inclusão Social), da Secretaria de Saúde de Joinville, na montagem de toda a exposição. Na quinta-feira, das 14 às 17 horas, eles ajudarão os associados da Ajao na montagem. "O SOIS oferece suporte a pessoas em tratamento de saúde mental pelo município. E os usuários, que participam, entre outras atividades, de oficinas de cultivo de orquídeas, se ofereceram para participar da montagem", explica a coordenadora do festival, Luciane Serpa.
Segundo eles, o cultivo de orquídeas é terapêutico, e a exposição terá também uma função importante nesses tempos de pandemia, oportunizando ao público esse reencontro com a beleza das flores, proporcionando um momento de contemplação. A exposição contará com uma grande variedade de orquídeas, entre elas, as tradicionais estrelas da Festa das Flores, a Laelia Purpurata, flor símbolo de Joinville e de Santa Catarina. (Jornalista - Mariana Pereira - Assessora de imprensa do Festival Orquídeas e Flores)

Deixe seu comentário