Joinville inicia segunda fase do Método Wolbachia

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Soltura simbólica de mosquitos marca expansão da tecnologia contra dengue, zika e chikungunya em Santa Catarina

Na terça-feira (26), Joinville inicia a segunda fase de implantação do Método Wolbachia. Em um evento, às 14h, na UBSF Glória Sérgio Duprat (Rua Brigada Lopes – Glória), ocorre a soltura simbólica dos mosquitos com a Wolbachia. O evento marca a expansão do método em Santa Catarina, que agora será utilizado também nos municípios de Balneário Camboriú e Blumenau.

Participam da cerimônia gestores das três cidades, representantes do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Wolbito do Brasil, Governo do Estado e demais autoridades. O objetivo é apresentar como será a produção dos Wolbitos em Joinville e explicar como ocorrerão as solturas nas três cidades.

Nesta etapa, cerca de 400 mil catarinenses serão beneficiados. O planejamento indica que as solturas ocorrerão nas próximas 26 semanas, encerrando no início de 2026.

O Método Wolbachia é uma tecnologia natural, autossustentável e segura para a redução da transmissão de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. Na prática, o método utiliza mosquitos Aedes aegypti que carregam a Wolbachia, uma bactéria presente em mais da metade dos insetos da natureza.

Quando os mosquitos com Wolbachia se reproduzem com os mosquitos locais, transmitem a bactéria para seus filhotes e assim, sucessivamente, aqueles mosquitos deixam de transmitir as doenças.

Essa tecnologia já foi implantada com sucesso em 15 países e em cidades brasileiras como Niterói, Campo Grande, Belo Horizonte e Joinville, onde os indicativos são promissores.

Logo após o evento, no auditório da UBSF Glória, ocorrerá a soltura dos primeiros Wolbitos que marca simbolicamente esta etapa do método em Santa Catarina. Na sequência, as autoridades farão uma visita técnica ao Núcleo Regional de Produção do Método Wolbachia, na Rua Bom Retiro, no bairro Nova Brasília, ao lado da Unidade Básica de Saúde.


Segunda etapa vai contemplar 15 bairros de Joinville

A expectativa é que a soltura oficial, desta segunda etapa, inicie, em Joinville, na quarta-feira (27). A confirmação dependerá da avaliação técnica das condições climáticas neste dia. Nesta segunda etapa serão contemplados os bairros Adhemar Garcia, Anita Garibaldi, Boehmerwald, Bucarein, Dona Francisca, Glória, Itinga, Jardim Paraíso, Nova Brasília, Pirabeiraba, Profipo, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio e Vila Cubatão, abrangendo cerca de 150 mil moradores. Em 2024, a primeira fase de soltura dos Wolbitos contemplou 17 bairros e aproximadamente 360 mil moradores.

Joinville terá 3.844 pontos de soltura, distribuídos em 84 rotas. Em cada ponto, será aberto um frasco com cerca de 200 a 250 mosquitos. As liberações ocorrerão de terça a sexta-feira, sempre no início da manhã, a partir das 6h, aproveitando as condições climáticas favoráveis e o pico de atividade do mosquito. Cada rota leva, em média, duas horas para ser concluída.

“Aqui eu posso me expressar melhor”: histórias que marcam os 20 anos do SOIS Anterior

“Aqui eu posso me expressar melhor”: histórias que marcam os 20 anos do SOIS

Dino manda PF investigar emendas parlamentares que somam R$ 694 mi Próximo

Dino manda PF investigar emendas parlamentares que somam R$ 694 mi

Deixe seu comentário