JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS

JOINVILLE de todos os tempos - saiba o que aconteceu na cidade entre os dias 6 e 12 de dezembro ao longo da história

  • Arquivo - JEC - Ao vencer o Avaí Futebol Clube por 2 a 0 no dia 11 de dezembro de 1985, o JEC ? Joinville Esporte Clube conquistou o octacampeonato catarinense

Em 1876, no dia 7, Visconde de Taunay era recebido festivamente em Joinville. Entre 7 e 14 de dezembro, a cidade recebeu a visita do presidente da Província de Santa Catarina (hoje, governador do estado), Alfredo d'Escragnolle Taunay (Visconde de Taunay), acompanhado de sua família e comitiva. Todos ficaram hospedados no então Palácio dos Príncipes.

7/12/2000 -   Documentos inéditos recontaram a história da colonização de Joinville. A descoberta aconteceu durante trabalho de reorganização de documentos do Arquivo Histórico de Joinville, depois de serem traduzidos 29 dos 39 relatórios escritos desde a criação até a  extinção da Sociedade Colonizadora, período de 1851 até 1890. "As informações derrubam muitos mitos contados até hoje considerados verdadeiros", afirmou o historiador Dilney Cunha.

Com base na tradução dos relatórios, feita por Helena Remina Richlin, Dilney Cunha diz que os documentos destroem a crença de que Joinville foi  colonizada predominantemente, por imigrantes de origem alemã, os suíços eram maioria, afirma. "Na barca Colon, vieram 77 suíços e 41 pessoas de estados alemães", conta  o historiador.

Outro dado curioso e polêmico descoberto nos relatórios foi com relação à data de fundação da colônia Dona  Francisca, que não teria acontecido em 9 de março, mas  sim no dia 10. Da mesma forma, segundo ele, engana-se  quem pensa que os imigrantes foram os primeiros habitantes desta localidade. Mapas baseados em levantamento populacional das sesmarias comprovam que, quando os imigrantes chegaram, já havia pelo menos 300 famílias morando em diferentes propriedades localizadas às  margens de mangues e rios, boa parte deles descendentes de portugueses das famílias Cercal e Cidral.

A pesquisa histórica que pretendia recontar a verdadeira história da cidade ainda não havia terminado. Restavam traduzir outros 10 relatórios, que poderiam desnudar antigos fatos que estavam adormecidos no imenso e precioso acervo do Arquivo Histórico de Joinville.

7/12/2004  - Adijo - Associação dos Diabéticos de Joinville - transferiu sede para o bairro Boa Vista. A entidade funcionou por muito tempo na rua Manaus, bairro Saguaçu e, a partir desse momento, passou a atender seus associados na nova sede na rua Jaguarão, 147.

7/12/2020 -  Fundado o Instituto da Cultura e Educação com objetivo de popularizar o livro e democratizar a leitura, através de eventos literários - 2004. A partir de sua fundação, passou a realizar, anualmente, a Feira do Livro de Joinville. A pandemia, provocada pelo Covid-19, impediu a realização do evento em 2020.

7/12/016 - Antiga ponte de madeira na estrada Rio do Júlio, região rural, distante 50quilômetros do Centro de Joinville, foi substituída por moderna estrutura de módulos de concreto pré-moldado, com 11 metros de comprimento por cinco de largura. O kit de transposição de obstáculos foi fornecido pela Defesa Civil Estadual, atendendo pedido da Defesa Civil de Joinville.

7/12/2020   - Alerta para possível colapso do sistema de saúde em Joinville. Um modelo epidemiológico, feito com base nos dados da taxa de transmissão do Covid-19, alertou para um avanço preocupante na ocupação dos leitos de UTI no município.

O médico Henrique Diegoli, responsável pelo Inquérito Epidemiológico do vírus, utilizou dados mais recentes sobre a transmissão da doença em Joinville para atualizar um modelo que já havia sido apresentado no mês de julho. O médico explicou que o modelo não tinha o objetivo de tentar acertar como seria o cenário nos dias ou semanas seguintes, mas sim, mostrar como seria o avanço da doença se a população não tomasse os cuidados necessários. "O objetivo principal do modelo é mostrar que, se continuarmos no ritmo que estamos hoje, ocorrerá um colapso do sistema de saúde", afirma Diegoli.

7/12/2020 - Iniciada a capacitação de agentes do serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Joinville para o uso das Estações Dispersoras de Larvicidas, uma nova tecnologia de combate ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela, foi cedida pela Fiocruz - Amazônia.

A Fiocruz fará a capacitação de 58 agentes do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde e mais cerca de 20 técnicos das secretarias de saúde dos municípios da Amunesc- Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina.Nos dias 10 e 11 de dezembro, começaram a ser instaladas as Estações e iniciada a capacitação dos moradores, já que as Estações seriam colocadas também em casas e comércios.

A estação disseminadora de larvicida consiste em um pote plástico recoberto com tecido preto, impregnado com um larvicida em pó, dentro do qual se coloca uma certa quantidade de água.
Os mosquitos, atraídos pela água, ao pousarem na superfície da estação disseminadora, teriam partículas do larvicida aderidas às pernas e ao corpo, levando esse produto para outros criadouros e, com isso, possibilitando matar larvas e pupas, inclusive em criadouros que, muitas vezes, não poderiam ser localizados pela população e equipes de vigilância.

8/12/0017  - O maior prêmio do turismo europeu, Swiss Tourism Awards, conhecido como o Oscar suíço do turismo, escolheu Joinville como patrimônio a ser protegido. Entre tantos paraísos do mundo todo mundo, a cidade catarinense foi escolhida como o destino que possuía patrimônio cultural e artístico a ser protegido. Apenas Joinville e Foz do Iguaçu foram premiadas no Brasil. O prêmio foi entregue na cidade de Lugano, ao vice-prefeito Rodrigo Bornholdt.

8/12/2008  - Por falta de local adequado para ensaiar, o bairro Iririú perdeu sua banda musical. Depois de anos de atividades, proporcionando aos jovens do bairro a oportunidade de frequentar aulas de música, além de apresentações em eventos, face à falta de espaço para realização de ensaios, a banda foi dissolvida. Com 30 instrumentos, alguns comprados e outros recebidos por doação, estantes, além de camisetas (uniforme), a banda não tinha problemas financeiros. Todo o acervo foi transferi[1]do para o Centro Educacional Dom Bosco. O saldo de caixa foi doado ao Lions Clube Joinville Iririú, em 19/1/2021.

8/12/2016  - Coral da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina - em Joinville, lançou seu primeiro CD. Com o título "Alguém Cantando", o CD começou a ser produzido três anos antes e traz 15 canções da música popular brasileira que já faziam parte do repertório do grupo. O lançamento ocorreu no Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade.

9/12/2003  - A SDR - Secretaria de Desenvolvimento Regional - foi instalada oficialmente no prédio adquirido do antigo Besc, à rua 9 de Março, 817, construído para a instalação de uma agência drive-thru, que não chegou a funcionar.

9/12/2014  - Inauguração da "Rua do Papai Noel", no bairro Atiradores. Todos os finais de ano, muito antes dessa data, os moradores da rua Braço do Norte enfeitavam suas casas com motivos natalinos, corais se apresentavam e o local virava parada obrigatória para as famílias da cidade e de fora. Entretanto, o elevado custo da energia elétrica, a falta de apoio dos poderes públicos e a decisão da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas - em concentrar as comemorações do Natal em trecho da rua Quinze de Novembro (em frente a Harmonia Lyra), resultou no fim da tradição em 2017, a qual havia permanecido por cerca de 10 anos.

9/12/2017  - O farmacêutico bioquímico Ricardo Zastrow lançou seu primeiro livro, intitulado "Crônicas de um Pai de Meninas". Na obra, Ricardo narra detalhes cheios de graça, riso, espanto e emoção da criação de suas filhas Laura e Helena. O evento aconteceu na Confeitaria Doce Encanto, bairro América.

10/12/015  - O Proerd - Programa de Resistência às Drogas - formou 4.417 jovens - 2015. Alunos das redes de escolas públicas estadual e municipal e também particulares se formaram no Proerd, em solenidade no Centreventos Cau Hansen. O programa surgiu no estado em 1998, coo objetivo de atuar na prevenção do uso de drogas por parte de crianças e adolescentes. Sua missão era de educar, com o apoio da família e da Polícia Militar. Em Santa Catarina, um milhão de crianças foram instruídas.

11/12/1919  - O 13º/5º RI, acantonado em dois prédios da Rua Jaguaruna, o antigo Salão Walter, posteriormente Cine Rex e, hoje, Liga das Sociedades, e a casa residencial do Pastor de Igreja Evangélica Luterana, em frente, transforma-se no 13º BC (Batalhão de Caçadores), com sede definitiva em Joinville.

11/12/1985  - Comandada pelo técnico João Francisco, a equipe do Jec - Joinville Esporte Clube - entrou em campo para marcar seu nome na história do futebol de Santa Catarina. Em jogo decisivo, venceu o Avaí por 2x0, conquistando o octacampeonato, feito inédito e até hoje não atingido por outro clube catarinense.
A hegemonia do estadual começou cedo na vida do tricolor, que, no seu primeiro ano, em 1976, venceu o Catarinense. Em 77, mesmo ganhando os dois turnos, a Chapecoense faturou a competição. Depois disso, foi campeão em 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84 e 85, o ano do Octa.

Torcedores do Joinville, mesmo os mais jovens, devem ter ouvido falar muito deste time de 1985: Walter Alfinete, Leandro, Léo, Jacenir, Ricardo, Nardela, João Carlos Maringá, Geraldo Pereira, Wagner e Paulo Egídio.

11/12/1987 - Criado o bairro Aventureiro, por meio da Lei n. 2.205. A existência do Aventureiro Esporte Clube, criado em dezembro de 1951, influenciou o nome deste bairro. No princípio, as famílias estabelecidas obtinham o sustento através da lavoura: cultivavam banana, aipim, arroz, cana de açúcar, milho, entre outros. Quando havia excedente de colheita, comercializavam com alguns armazéns e engenhos da região e do centro da cidade.

Toda a produção era transportada por carroças, o que não ocorria quando eram levadas ou trazidas do Município de São Francisco do Sul, onde o principal meio de transporte era a canoa. O rio Cubatão era muito visitado nos fins de semana, onde os moradores pescavam peixes como: tainhota, robalo, cará, traíra e outras espécies.

11/12/1995 -  - Criado o bairro Boehmerwald pela Lei n. 3.237, de 11 de dezembro de 1995. O bairro, de colonização germânica, recebeu o nome da antiga e conhecida rua Boehmerwald, que significa Vale Encantado ou Bosque Encantado. Foi desmembrado do bairro Itaum e até hoje sua história se confunde com a localidade de Escolinha, que sendo designada assim em virtude de uma pequena escola, a primeira do bairro, com o nome de Escola Municipal Centenário.
A construção, em modelo antigo, data de 1951 (data do centenário de Joinville), e foi incorporada à Escola Municipal Orestes Guimarães, inaugurada 21 anos depois.

11 - Criação do bairro João Costa através da Lei n. 3.237, de 11 de dezembro de 1995. Antigamente, essa região era chamada de Itaum-Costa. O nome atual do bairro originou-se da rua principal que corta o bairro em direção norte-sul, sendo uma homenagem à família Costa, a qual doou boa parte das terras à implantação de cemitério, igreja e escolas.

O desenvolvimento do bairro foi rápido, fazendo-se necessária a pavimentação das vias de acesso, o que possibilitou aos moradores maiores opções em termos de linhas de ônibus. É contornado a leste pelos trilhos da via férrea, que liga nossa cidade ao Município de São Francisco do Sul, e que, há algumas décadas, desempenhou extrema importância ao desenvolvimento econômico de Joinville.

11/12/1995  - Através da Lei n. 3.237, de 11 de dezembro de 1995, é criado o bairro Petrópolis. A região, por muito tempo, pertenceu ao bairro Itaum. Começou a ganhar força com a implantação do Conjunto Habitacional Popular Monsenhor Scarzello, em 1987. Em 11 de dezembro de 1995, foi concebido como bairro, recebendo o nome da sua principal via de acesso ao centro: a rua Petrópolis. Essa denominação é uma homenagem à cidade fluminense, cujo significado é "Cidade de Pedro".

11/12/2006  - O artista joinvilense Benjamim José da Silva Campos (Izac), expôs no Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, no bairro Iririú, 21 das suas mais de 100 telas. Foi a segunda exposição do artista, a primeira ocorreu em abril de 2005.

11/12/2017  - Coral de 500 vozes com alunos de escolas municipais fez parte da programação cultural de Natal em Joinville. Contou com apresentação de coral, dança e música instrumental. O evento, com entrada gratuita, aconteceu no ginásio Abel Schulz, no Centro.

12/12/184 - Conde d'Eu em Joinville. O genro do Imperador D. Pedro II e sobrinho do Príncipe de Joinville, visitou a cidade, tomando por residência o Palácio dos Príncipes.  O cortejo que o conduzia, formado por mais de 20 carruagens e carros de colonos, passou através da Alameda de Palmeiras, entre alas do povo, colegiais e crianças festivamente trajadas. Chegando ao Palácio, o Conde d'Eu dirigiu-se ao terraço superior de onde saudou a população, apreciou o efeito da marcha luminosa formada pelos ginastas e músicos locais e agradeceu a recepção, dizendo que "Joinville é a cidade florida, a cidade das flores", epíteto que até hoje se faz presente.

12/12/1957  - Morreu João Herbert Érico Colin, empresário e político. Foi vereador, deputado estadual e secretário de Viação e Obras Públicas. Faleceu aos 46 anos, no exercício do segundo mandato de prefeito de Joinville.

12/12/2018  - A soltura de mil alevinos de lambaris - espécie de peixe nativa da região - no rio Piraí marcou a primeira etapa do Projeto Ictiofauna - 2018. A ação, realizada próximo à ponte do Piraí, na estrada Comprida, região do bairro Vila Nova, tinha o objetivo de pro[1]mover equilíbrio ecossistêmico de rios que cortavam a área rural de Joinville e, consequentemente, controlar a proliferação dos mosquitos simulídeos, popularmente conhecidos como borrachudos, que afetam a região.

1212/2018  - O vereador Claudio Aragão assumiu a presidência da Câmara Municipal de Joinville - 2018. Falou de algumas ações que pretendia desenvolver, entre elas melhorar a mobilidade urbana, elevar os índices de reciclagem, que atualmente não passam de 7% do total do lixo gerado no município; implantar o sistema de assinatura eletrônica e abrir o plenário do Legislativo nos fins de semana para eventos comunitários, integraram a agenda do vereador eleito para o biênio 2019/2021.

Conhecer a história do lugar onde se vive é fundamental para entender a sua própria história. Informações aqui contidas foram extraídas do livro JOINVILLE de todos os tempos, em breve nas livrarias.
NOVAS POSTAGENS EM TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS







Bolsonaro é levado para posto médico do Planalto Anterior

Bolsonaro é levado para posto médico do Planalto

Fauci: 'Sinais sobre gravidade da Ômicron são encorajadores' Próximo

Fauci: 'Sinais sobre gravidade da Ômicron são encorajadores'

Deixe seu comentário