JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS

JOINVILLE de todos os tempos - saiba o que aconteceu na cidade entre os dias 29 de novembro e 5 e dezembro ao longo da história

  • almanaquemilitar - O Hindeburg sobrevoa Joinville

Em 2016, no dia 29 de novembro, a queda de avião que transportava a delegação da Chapecoense motivou luto oficial em Joinville.  Íntegra da Nota Oficial divulgada na manhã de terça-feira 29). "A prefeitura de Joinville se solidariza com a população de Chapecó, torcedores da Associação Chapecoense de Futebol, dirigentes e profissionais neste momento de tristeza que abalou Santa Catarina e o Brasil. Em respeito a todos, o município de Joinville está de luto pelo acidente aéreo ocorrido na Colômbia". Ao todo, o acidente deixou 71 mortos, comissão técnica, dirigentes, tripulação de voo e jornalistas que viajavam com o grupo para a cobertura da finalíssima da Sul-Americana. Apenas seis pessoas sobreviveram à queda.

No dia 29 de novembro de 2020, o prefeito de Joinville, Udo Döhler, recebeu o prefeito eleito Adriano Bornschein Silva, a vice-prefeita eleita Rejane Gambin, e os integrantes da equipe do vencedor do pleito. A prefeitura instituiu a Comissão de Transição   integrada pelo secretário de Governo, Afonso Carlos  Fraiz, pelo diretor executivo da Secretaria de Governo, Jalmei Duarte, e pelo secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva. A equipe vai servir de referência à equipe do prefeito eleito para repassar os dados da prefeitura  de Joinville, para que o próximo governo inicie o planejamento das ações com conhecimento da realidade atual.

Da parte do futuro governo, integrariam a equipe de  transição Ricardo Mafra, Gilberto Leal, Gustavo Prim e  Mateus Simões. O secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva, apresentou um panorama das futuras ações de prevenção à pandemia do Coronavírus. Entre as prioridades,  o aumento de leitos de UTI para atender futuras internações e articular ações a fim de evitar aglomerações.

Nascimento de  Aristides Trentini Largura, filho do imigrante italiano Domenico Largura e  da brasileira Maria Largura,  em São Bernardo, antigo distrito de Blumenau, atual Rio dos Cedros, no dia 29 de novembro de 1906.  Foi casado com Inocência Largura. Foi prefeito de Joinville  e efetuou os primeiros calçamentos de ruas de Joinville  com paralelepípedos em 1937. Naquela época, o cargo de prefeito não era remunerado, ficando no cargo até ser deposto pela instauração do golpe do Estado Novo de Getúlio Vargas. Foi deputado federal pela 38ª legislatura (1947-1951). O ex-prefeito de Joinville faleceu  aos 98 anos em Curitiba, em 12 de abril de 2005.

Incêndio destruiu a fábrica e loja de Móveis Cimo S/A - Companhia Industrial de Móveis - na rua Ministro Calógeras, no dia 30, em 1971. A empresa, que nasceu no município de Rio Negrinho, era dirigida pelos irmãos Jorge e Martin Zipperer. Jorge Zipperer faleceu em 31 de janeiro  de 1944, com 65 anos. Entre 1940 e 1960, as unidades da empresa chegaram a produzir 10 mil cadeiras de madeira maciça por mês, comercializadas para todo o país. Até hoje, essas peças são disputadas em todo o Brasil e no exterior, como raridades. Móveis com a marca Cimo equiparam lugares públicos como cinemas, repartições públicas e escolas.

No final da década de 1960, se instalaram no Brasil duas grandes plantas para a produção de painéis de fibra de madeira aglomerada. Essa matéria-prima desloca o eixo da produção de móveis e cria uma concorrência muito competitiva aos produtos fabricados pela Cimo. Como manteve sua produção verticalizada pelo uso da madeira maciça e compensada, além de não ter feito nenhum movimento para se adaptar ao uso do aglomerado, começou a perder mercado para a nova variante tecnológica.

No início da década de 1970, já se manifestaram sintomas de grave crise administrativo-financeira na  empresa. Com o desaparecimento de Martin Zipperer, cuja morte ocorreu no dia 23 de novembro de 1971, as coisas passaram a se suceder rapidamente e em outro patamar. No final de 1978, com a situação piorando irremediavelmente, o controle acionário foi transferido para o grupo Lutfalla, que passa a deter 62%, mas que não tinha um interesse real em reerguer a empresa e acabou por abandonar tudo. Em fevereiro de 1982, foi decretada a falência da Móveis Cimo S/A.

No dia 30 de novembro em 2020, a Secretaria da Saúde de Joinville, por meio da Vigilância Ambiental, fiscalizou 14 cemitérios da cidade. O foco da ação que marcava a Semana de Prevenção à Dengue era realizar uma varredura minuciosa em locais que poderiam estar servindo de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e febre amarela. Em relação aos números da dengue - desde o início do referido ano, Joinville já confirmou cerca de 8,7 mil casos  de contaminação pela dengue. O bairro com mais casos era o Comasa, com 1,3 mil.

Na manhã do primeiro dia de dezembro, em 1936, ainda encantada com a 1ª EFA - Exposição de Flores e Artes Domiciliares - a população de Joinville foi surpreendida com o aparecimento do Hindenburg, um enorme dirigível, de fabricação alemã. A aeronave sobrevoou o céu da cidade, saudada com apitos de fábricas. O dirigível Hindenburg, com 245 metros de comprimento e quase 42 metros de diâmetro, detinha o título de maior aeronave a voar. Tinha, no seu interior, quartos, salões públicos, salas de jantar, de leitura e salões de festas.

Em 1951, no  dia 1º de dezembro era fundado o Aventureiro Esporte Clube, por Antônio Cidral. O clube que acumula glórias ao longo de sua existência, alcançou forte identificação com a comunidade e se confunde com a história do bairro que recebeu seu nome.

Edificações construídas através da técnica enxaimel passaram a ter abatimento de 100% do IPTU devido. A isenção foi criada pela  Lei Complementar 32,  de 1º de dezembro de 1996.

Começaram a circular os ônibus de Natal com a presença do Papai Noel em 1º de dezembro de 2019. Os veículos tinham decoração especial, com luzes de led e músicas natalinas. As concessionárias que fazem a gestão do transporte coletivo na cidade, informaram que a ação tinha como objetivo tornar a viagem dos passageiros do transporte coletivo urbano mais alegre. Dois ônibus circularam em diferentes linhas nos Terminais e Estações da Cidadania.

1 - Diante do aumento da contaminação pela Covid-19, a prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Saúde, abriu processo de contratação emergencial de médicos, para atuarem nas Unidades de Saúde do município e no Hospital São José, em 1º de dezembro de 2020. As vagas disponíveis foram para médico plantonista, clínica médica, médico plantonista, cirurgia geral, médico psiquiatra e médico plantonista, intensivista, e tinha como foco principal o atendimento a pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19.

No dia 1º de dezembro de 2020,  Adriano Bornschein Silva, prefeito eleito de Joinville, testou positivo para Covid-19.  Além dele, outros três membros da equipe, incluindo a vice-prefeita Rejane Gambin, também contraíram o vírus. Com sintomas leves, Adriano ficou em isolamento, cumprindo agenda de forma remota.

A Diretoria da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville decidiu pela criação de uma banda de música, no dia 2 de dezembro de 1895.

No dia 2 de dezembro de 2011,  chegada de Papai Noel a bordo de uma embarcação foi festejada nas comemorações natalinas da Rádio Leste FM, na sede do Phoenix Iate Clube, no bairro Jardim Iririú. Papai Noel já chegou a Joinville viajando em carroça, helicóptero, automóvel, de bicicleta e até a cavalo, mas a bordo de uma embarcação, ainda não se tinha notícia.

Em novo boletim, a Secretaria da Saúde de Joinville atualizou o avanço da pandemia do coronavírus, em 2 de dezembro de 2020. O total de casos chegava a 30.369. Os recuperados somavam 25.621 e, dos confirmados, 147 estavam internados, 4.205 em isolamento domiciliar e 396 perderam a vida. Já tinham sido realizados 126.943 exames, com 88.717 descartados e outros 7.857 aguardando confirmação.

Em Santa Catarina foram confirmados 393.602 casos de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 357.608 estavam recuperados e 32.014 permaneciam em acompanhamento. A doença respiratória havia causado 3.980 mortes no estado, desde o início da pandemia. A taxa de letalidade era de 1,01%. Já haviam sido confirmados casos em todos os 295 municípios. No país, o total de mortes pelo novo coronavírus (covid-19) chegava a 175.270. Ainda havia 2.174 mortes em investigação.

2 de dezembro de 2020,  Decreto Municipal n. 40.018, redefiniu e prorrogou medidas para enfrentamento da pandemia de Covid-19. O novo decreto implementou em Joinville, por 14 (quatorze) dias, contados a partir de 2 de dezembro, a suspensão das seguintes atividades: parques aquáticos e estabelecimentos congêneres; realização de congressos, palestras, seminários, feiras, exposições e eventos sociais; funcionamento de museus, bibliotecas, cinemas, teatros, casas noturnas, boates, pubs e casas de shows; concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, rios e praças, com exceção da prática de esportes individuais; realização de jogos de futebol recreativo, de treinos e jogos de futsal e de eventos e competições esportivas.

A suspensão de eventos sociais englobou as festas e confraternizações realizadas em salões de festas de condomínios e em casas. No caso das residências, a suspensão abrangia apenas os eventos que contassem com a participação de pessoas não residentes no domicílio. Algumas novas restrições foram estabelecidas para bares, restaurantes, lanchonetes e similares. Foi proibida a realização de apresentações de música ao vivo e a utilização de áreas de recreação infantil. O número máximo de clientes foi limitado a quatro pessoas por mesa (sempre que não fosse possível manter o distanciamento mínimo de um metro entre os clientes).

Quanto à fiscalização, foi estabelecida a possibilidade de interdição, por setenta e duas horas, dos estabelecimentos que não estivessem cumprindo as normas de prevenção da Covid-19. Em caso de reincidência, podia ser determinada a interdição por sete dias, e, se houvesse uma terceira infração, poderia haver interdição até o término da situação de emergência.

No dia  3 de dezembro de 2005, pelo terceiro ano consecutivo, foi realizado na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, no bairro Comasa, o Festival de Terno de Reis. O evento foi iniciado em 2003, numa parceria entre a Paróquia e o vereador Marcos Aurélio Fernandes (Marquinhos). Naquele ano, a Fundação Cultural de Joinville, através da lei Quinzena Municipal de Terno de Reis, ficou responsável pela preparação do evento em outros três bairros da cidade.

Em 3 de dezembro de 209,  curso de calceteiro, com ênfase para a repavimentação com lajotas foi novidade na Fundamas - Fundação Municipal Albano Schmidt. O curso contemplou 33 alunos, com a finalidade de prepará-los para o mercado de trabalho. A sugestão partiu da Companhia Águas de Joinville que encontrava dificuldade de achar profissionais capacitados para realizar este tipo de serviço em Joinville. O curso foi destinado, inicialmente, para funcionários de empreiteiras que prestavam serviços para a Cia. Águas de Joinville, sendo, posteriormente, ampliado para a comunidade.

Calceteiro é a denominação da profissão de pessoas que se dedicam ao assentamento de pedras, conhecidas por paralelepípedos, na pavimentação de ruas. Essa profissão foi tão importante em Joinville, que mereceu uma estátua produzida pelo artista Mário Avancini, localizada nas proximidades da Ponte do Trabalhador, no bairro Boa Vista. Com o advento do asfalto, o trabalho foi escasseando até chegar próximo da extinção.

3 - O IMA - Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - emite a licença ambiental prévia para a construção da Ponte Joinville, em 3 de dezembro de 2020. A obra que fará a ligação entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista. A Ponte Joinville, que passará a ligar as regiões Sul e Leste de Joinville, partindo da avenida Alwino Hansem no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira, e  conectada com o sistema viário do bairro Boa Vista, em binário a ser implantado nas ruas São Borja e São Leopoldo. O contrato de financiamento de US$ 40 milhões foi assinado pela prefeitura de Joinville, com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), dentro do Programa Linha Verde Eixo Ecológico Leste Joinville.

A ponte, com aproximadamente 833 metros de comprimento e 26 metros de largura, terá duas faixas para bicicletas e ciclofaixa, considerada de vital importância para a mobilidade urbana de Joinville na ligação entre as zonas Sul e Leste, que, até aquele momento, era feita apenas pela Ponte do Trabalhador, no bairro Guanabara, ou pela região central.

Segundo o Relatório de Impacto Ambiental, a malha viária e urbana de Joinville foi sendo estruturada, ao longo dos anos, de forma espontânea, sem seguir critérios urbanísticos de planejamento. O tipo de ocupação formada, aliado às feições topográficas da região, gerou um sistema viário no qual o desenvolvimento da malha urbana segue predominantemente na direção Norte/Sul.Com o intuito de minimizar os problemas atuais, a implantação da Ponte será uma nova ligação entre o sentido Sul/Norte da cidade, criando um trajeto menor e reduzindo a necessidade de acesso dos habitantes pelo centro da cidade, gerando melhoria significativa na qualidade de vida dessas comunidades.

O Conselho Comunitário do Bairro Iririú, mantenedor do CSU - Centro Comunitário do Bairro Iririú - recebeu o título de Utilidade Pública Federal, em 4 de dezembro de 2003.

No dia 5 de dezembro de 1943, era lançada a pedra fundamental da construção da nova Catedral de Joinville, em solenidade presidida por Dom Pio de Freitas Silveira, bispo da Diocese.

NOVAS POSTAGENS EM TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS

Conhecer a história do lugar onde se vive é fundamental para entender a sua própria história. Informações aqui contidas foram extraídas do livro JOINVILLE de todos os tempos, em breve nas livrarias.







Covid-19: Brasil registra 92 mortes em 24 horas Anterior

Covid-19: Brasil registra 92 mortes em 24 horas

Brasileiro testa positivo para covid-19 ao chegar da África Próximo

Brasileiro testa positivo para covid-19 ao chegar da África

Deixe seu comentário