JOINVILLE de todos os tempos - saiba o que aconteceu na cidade entre os dias 26 e 31 de outubro ao longo da história
-
AJL - Monsenhor Sebastião Scarzello
26 - Nasce em Joinville Gustavo Adolfo Richlin, filho de Burgene Richlin e de João Jacob Richlin (Johann Jacob Richlin ou João Jacob) - 1851. Seu pai, mestre sapateiro, foi um dos colonizadores de Joinville, saiu com a esposa de Canton Schaffhausen, Suíça, e chegou a Joinville, em 1851. Após concluir estudos equivalentes ao nível secundário no Brasil, foi para a Suíça, onde se matriculou na Escola Superior de Comércio. De volta a Joinville, foi proprietário de um curtume, subdelegado de Polícia (em 1883) e Juiz de Paz.
Recebeu a patente de Alferes da Guarda Nacional de Joinville, no dia 11 de setembro de 1885, e atuou como Agente do Correio até o ano de 1891. Casou-se com Sofia Augusta Lina Stock Richlin e tiveram filhos. Foi vereador eleito à Câmara Municipal de Joinville, no ano de 1889. Fundou a Loja Richlin, um dos comércios mais tradicionais de Joinville, em 1906, que permaneceu na família por quatro gerações.
Elegeu-se Deputado ao Congresso Representativo de Santa Catarina (Assembleia Legislativa) e participou da 4a Legislatura (1898-1900). Reeleito Deputado Estadual em 1900, com 6.047 votos, exerceu mandato à 5a Legislatura (1901-1903), no mesmo Parlamento. Foi Cônsul da Suíça em Joinville, de 1920 a 1923. Faleceu em Joinville, no dia 9 de janeiro de 1948. A rua Gustavo A. Richlin, no bairro Guanabara, foi assim denominada em homenagem à sua memória.
26 - Inaugurada a Escola Municipal Emílio Paulo Roberto Hardt, no distrito de Pirabeiraba - 1998.
26 - Através da SDR - Secretaria de Desenvolvimen- to Regional, o governo do estado outorga certificado Pauta de Mérito à empresa Jornal dos Bairros de Joinville, em reconhecimento à importante presença de seus periódicos nos bairros do município - 2005. A solenidade aconteceu durante a 3a Festa dos Servidores do Estado, lotados nos municípios que integram a SDR-Joinville, realizada no Centreventos Cau Hansen.
26 - Instituída pelo Decreto n. 18.404 - 2011, a Comissão de Ações para Humanização e Segurança no Trânsito. A comissão iniciou suas atividades em agosto de 2012, com o principal objetivo de atingir a meta estipulada pela ONU, a qual visava reduzir em 50% o número de mortes no trânsito de Joinville.
27 - Criado o bairro Jardim Iririú - 1955. Lei n. 3.219, de 27 de outubro de 1995. O nome provém de um loteamento implantado na região do bairro Iririú, na década de 1970, denominado Loteamento Jardim Iririú I. Uma das regiões de ocupação populacional mais an- tigas de Joinville, anterior a 1851, era constituída por mangues e matas nativas, haviam poucas casas e todos se conheciam.
28 - Nascimento de Udo Döhler, em Joinville - 1942. Empresário e político. Graduado em direito, advogou em escritório próprio até 1970, quando passou a trabalhar na Indústria Têxtil Döhler S/A, fundada por seu avô e administrada por seu pai. Ingressou na empresa atuando nas áreas jurídica e de recursos humanos e, desde 1998, atua como presidente. Foi presidente da ACIJ - Associação Empresarial de Joinville - foi diretor do Conselho Deliberativo do Hospital Dona Helena. É Cônsul Honorário da Alemanha e prefeito de Joinville por dois mandatos. Abdicou do salário de prefeito, doando-o para instituições assistenciais.
29 - Lei n. 166 contempla o casamento do Príncipe de Joinville com a Princesa Dona Francisca, com área de 25 léguas quadradas - 1840.
29 - Fundada a Sociedade Educacional Tupy - 1962.
29 - Falecimento de Monsenhor Sebastião Scarzello - 1974. Nasceu em Piemonte, Itália, filho do conde de Salmour e da marquesa de Villamirana. Estudou medicina em Turim, depois especializou-se em direito canônico e sociologia.
De 1903 a 1910 esteve em missão no Quênia, África, período em que estudou a língua, religião e costumes dos bantus, escrevendo monografias (sete delas sobre a"doença do sono"), gramáticas e dicionários. De retorno à Roma, partiu em missão ao Himalaia, lá permanecendo por 2 anos.
Em 1912, aceitou convite para trabalhar no Brasil, inicialmente em Minas Gerais e, a partir de 1933, em Joinville. Em 1950, foi elevado a Monsenhor, por ato do papa Pio XII. Em 1963, recebeu o título de Cidadão Honorário de Joinville e, em 1971, de Matozinhos-MG. Considerado o maior orador sacro de Joinville, dominava 10 idiomas. Foi membro da Academia Mineira de Letras e, a partir de 7 de dezembro de 1972, da Academia Joinvilense de Letras.
Dedicou-se ao ensino, tendo lecionado em Roma. Já no Brasil, foi nomeado inspetor escolar nos anos 20, professor do Seminário Diocesano em Belo Horizonte (até 1932) e, em 1948, com a morte de Padre Kolb, passou a dirigir a Creche Conde Modesto Leal em Joinville.
Durante 37 anos foi professor no Colégio Santos Anjos, onde ministrou aulas de sociologia, psicologia, economia política, latim, matemática, dentre outras, só deixando de lecionar em 1970, aos 90 anos de idade. Faleceu em 1974, aos 94 anos, após 71 anos de vida sacerdotal.
Essa extraordinária figura humana, de grande simplicidade, mas com uma imensa capacidade, dotado de uma cultura universal invejável, recebeu seguidas homenagens, sendo batizadas com seu nome ruas, praças e escolas, e sendo-lhe erguidos dois bustos: um em Araquari (em 1975), na praça que leva seu nome, e outro junto à Catedral de Joinville (em 1977).
29 - O roteiro das festas de outubro ganha mais um atrativo, a primeira edição da Bierville - Festa da Cerveja de Joinville - 2015. De 29 de outubro a 10 de novembro, o Complexo Expoville recebeu a alegria das tradições germânicas, acompanhadas pela gastronomia típica e muito chope. O evento marcou a volta de Joinville ao roteiro das festas típicas. "Doze anos após a realização da última Fenachopp, a Bierville é a nova marca da cidade, nasceu com a promessa de resgatar a história deixada pelos colonizadores.
30 - O prefeito Udo Döhler, do PMDB, é reeleito no segundo turno com 55.60% dos votos válidos, disputando com Darci Matos do PSD, que teve 44,40% dos votos. O empresário assumiu novo mandato, juntamente como vice, comandante Nelson Coelho, também do PMDB - 2016. Entre seus planos de governo, estavam: avançar ainda mais nas áreas da saúde e educação, reforçar a atuação na segurança e acelerar investimentos em pavimentação. Udo Döhler foi reeleito com 171.217.
Logo após a confirmação da vitória sobre Darci de Matos, da coligação "Joinville mais Humana e mais Feliz", o prefeito reeleito pregou a união de todos os joinvilenses para um novo ciclo de desenvolvimento da cidade.
30 - Instituição Bethesda e AJCC - Associação de Combate ao Câncer, firmam protocolo de intenções para a construção do Hospital do Câncer em Pirabeiraba - 2017.
30 - A prefeitura implantou novas ciclofaixas em ruas de Joinville - 2017. Ruas dos bairros Saguaçu e Bucarein receberam espaços para o trânsito de ciclistas. A implantação de ciclofaixas é parte do Plano Cicloviário, que objetiva instalar 730 km de malha cicloviária em toda a área urbana, até 2025.
31 - O empresário Harold Nielson morre em acidente aéreo - 1998. Ele viajava a bordo de um avião Piper Cheyenne II, de prefixo PT-WHI, que havia decolado do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, às 18h38, com destino ao aeroporto de Joinville. Às 20h34, o piloto tentou pousar, mas precisou arremeter.
Durante o procedimento, a aeronave não seguiu a carta de aproximação e colidiu contra um morro a 100 metros o nível do solo, a cerca de 4 km do aeroporto. Com o impacto, a aeronave explodiu, matando os dois tripulantes e o empresário Harold Nielson, dono da empresa Busscar.
31 - Iniciadas as obras de estaqueamento para a instalação de galerias de contenção que integravam o projeto de macrodrenagem do rio Mathias, no Centro da cidade - 2015. O objetivo da obra era acabar com as cheias na área central de Joinville.
31 - Novas mudas de Palmeiras Imperiais da espécie oystonea Oleracea foram plantadas na alameda Brüstlein, conhecida como rua das Palmeiras, ponto turístico de Joinville - 2018. A ação previa também a supressão de quatro palmeiras que estavam condenadas por doenças. Na etapa seguinte, elas seriam substituídas por novas palmeiras. As mudas foram produzidas no viveiro de mudas da Secretaria do Meio Ambiente, a partir de sementes originais da própria rua das Palmeiras.
NOVAS POSTAGENS TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS - Conhecer a história do lugar em que se vive fundamental para entender sua própria história; Informações aqui contidas foram extraídas do Livro JOINVILLE de todos os tempos, em breve nas livrarias.


Deixe seu comentário