JOINVILLE de todos os tempos - saiba o que aconteceu na cidade entre os dias 20 e 26 de dezembro ao longo da história
-
SECOM PMJ - Guarda Municipal de Joinville criada em 20 de dezembro de2013
20/12/1862 - Kolonie-Zeitung (Jornal da Colônia), começou a ser publicado na Colônia Dona Francisca, antiga denominação para a cidade de Joinville. Foi fundado por Ottokar Doerffel. Seu primeiro número foi uma versão experimental, publicada apenas alguns dias após a chegada das máquinas trazidas de Hamburgo. Com uma tiragem inicial de aproximadamente 250 exemplares, funcionava como órgão informativo da Colônia Dona Francisca e de Blumenau, que ainda não tinha o seu próprio jornal. Doerffel enviava também 50 exemplares para a livraria Robert Kittler, em Hamburgo, para distribuição na Alemanha.
20/12/1910 - Nascimento de Olga Prister Flores, em Luiz Alves, então distrito de Itajaí. Em 1969, já viúva e aposentada, fixou residência em Joinville e foi uma das primeiras moradoras da Vila Costa e Silva, depois bairro Costa e Silva. Em entrevista pelo Jornal do Costa e Silva, série "Costa e Silva, sua História e sua Gente", publicada na edição de junho/2000, ela relatou as dificuldades com a falta de transporte coletivo, escola, posto de saúde, luz e água.
A água, ela aproveitava a chuva para encher alguns baldes e, quando a chuva escasseava, trazia todos os dias quatro litros de água da empresa Cerealista Darwil que ficava na rua tenente Antônio João, no bairro Bom Retiro, onde trabalhava. Para tomar o ônibus para o centro da cidade, precisava caminhar até a rua Dr. João Colin, usando botas para enfrentar a lama. Quando a água encanada chegou, Olga foi a primeira a solicitar ligação, mas se deparou com um problema. A concessionária do serviço de abastecimento de água exigia a informação do nome da rua. Então, havia a necessidade de encontrar uma denominação.
Ela conta que inicialmente pensou em batizar a rua com o nome de Curió ou Canário, mas foi informada da existência de ruas como esses nomes. Foi então que lembrou de três aracuãs que todos os dias cantavam perto de sua casa. Rua Aracuã, denominação dada pela moradora, foi mais tarde oficializada.
20/12/1964 - Com mais de 56 mil metros quadrados, o Cemitério São Sebastião começou a receber sepultamentos. O ato inaugural constou de missa campal, com a presença do prefeito Helmuth Fallgatter, bispo Dom Gregório, além de outras autoridades e moradores da comunidade. O novo espaço para Joinville sepultar seus mortos fica na rua Soledade, bairro Iririú.
2/12/2013 - Criada a Guarda Municipal. Instituída através de Lei Complementar, seus agentes terão a missão de patrulhar parques, praças e o entorno das escolas. Inicialmente, a Guarda Municipal atuaria com um efetivo de 60 integrantes, que serão admitidos por concurso público, a ser lançado em janeiro de 2014.
20/12/2015 - A Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do país, assumiu a operação de instituições de ensino mantidas pela tradicional Sociesc- Sociedade Educacional de Santa Catarina. Com isso, passaram a fazer parte do Grupo o Centro Universitário Unisociesc - Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina - em Joinville, e faculdades em Curitiba, Florianópolis, Blumenau, São Bento do Sul, Balneário Camboriú, além do Colégio Tupy, da Escola Técnica Tupy e da Escola Internacional de Florianópolis. Ficaram de fora da negociação a Escola Internacional de Joinville e os imóveis operacionais de Joinville (campi Boa Vista e Marquês de Olinda), que teriam sua própria gestão, estatuto, conselho e corpo de 422 Joinville de todos os tempos associados, bem como realizariam atividades que beneficiassem a comunidade onde estão inseridas de acordo com seu objeto social.
22/12/2971 - Instituída a FUNC - Fundação Universidade Norte Catarinense.
22/12/1975 - Criada a Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ.
24/12/2005 - Inaugurada em a torre da nova catedral, com 24 metros de altura, completando a construção iniciada em 1959.
26/12/2015 - A voz forte do esporte silenciou para sempre. O rádio joinvilense perdeu um de seus mais brilhantes integrantes. Morreu Ismael Pieper, consagrado narrador esportivo, preferido pelas torcidas. Pieper deixou uma lacuna não só no rádio, mas também no coração de familiares e milhares amigos.


Deixe seu comentário