JOINVILLE de todos os tempos - saiba o que aconteceu na cidade entre os dias 17 a 23 de janeiro ao longo da história
-
Arquivo do editor - Águas do rio Mathias invadem instalações térreas da Rádio Difusora de Joinville (década de 1960) com o aumento do volume do rio a água entrava pelos fundos do prédio, pelos ralos dos banheiros e saia pela porta da frente.
17/1/1922 - Entrou em funcionamento a Escola Municipal Reunida Boa Vista, mais tarde denominada Professor Júlio Machado da Luz. Em 1970, passou a ser denominada Governador Heriberto Hülse.
17/1/1927 - Foi criada a Diocese de Joinville. A divisão eclesiástica da Igreja Católica no estado de Santa Catarina foi criada pelo Papa Pio XI abrangendo dezenas de municípios de várias regiões do estado, incluindo Blumenau e outros municípios do Vale do Itajaí. Na época, Santa Catarina não tinha uma Arquidiocese e o estado pertenceu primeiro ao Rio de Janeiro e depois a Curitiba. Com a criação da Província Eclesiástica de Santa Catarina, em 1927, foram fundadas as dioceses de Joinville e Lages.
O primeiro bispo de Joinville foi Dom Pio de Freitas Silveira que chegou à cidade dois anos depois da da Diocese, no dia 17 de agosto de 1929. Ao chegar a informação sobre a nomeação do bispo da Diocese de Joinville, no dia 25 de janeiro de 1929, o sino da Catedral São Francisco Xavier soava a cada quinze minutos para demonstrar a alegria.
Dom Pio chegou a bordo de um navio, em São Francisco do Sul. Representantes da Comissão recepcionaram o bispo que foi saudado pela multidão que acompanhava o momento histórico. Dom Pio de Freitas embarcou em uma lancha que o conduziu até o Centro de Joinville. A recepção estava programada para o Largo do Mercado Municipal. Porém, conforme o relato histórico, por conta da maré baixa, a embarcação aportou no Bucarein. A comitiva formada por automóveis acompanhou o deslocamento do bispo até o palacete episcopal nas proximidades da catedral.
18/1/1995 - Falecimento de João Hansen Jr., fundador da Companhia Hansen Industrial. Seu pai, João Carlos Bernardo Hansen, era tecelão e acreditava que seu filho deveria seguir um caminho semelhante. Contratou um famoso alfaiate para ensiná-lo, mas depois de alguns dias, o profissional procurou João Carlos para afirmar que seu filho era muito inteligente, mas que a alfaiataria não era sua vocação.
Aos 14 anos, conseguiu seu primeiro emprego como office-boy da Perfumaria Jasmin. Quando tinha 19 anos, em 1934, foi promovido a guarda-livros da perfumaria e, tempos depois, a consultor para assuntos financeiros. Estudou contabilidade e na década de 40 já era gerente da Jasmin. Nessa época, João ficou responsável por regularizar a documentação e contas de uma empresa que passava por dificuldades: a Albano Koerber e Cia. responsável pela fabricação dos pentes Tigre, feitos de chifre de boi. Ele conseguiu um empréstimo com seu chefe e, aos 26 anos, tornou--se dono da pequena fábrica de pentes Tigre.
Desde muito novo, João Hansen Jr. era um profissional respeitado e admirado. Foi se firmando principalmente pelo crescimento da empresa através dos anos. O grande empreendedor sempre acreditou no poder da mudança e investiu no plástico como um material inovador e de diversas possibilidades.
Era uma matéria-prima nova no nosso país que estava sendo muito explorada na Europa e nos Estados Unidos, então, João diversificou a produção da fábrica de pentes com cachimbos, leques, piteiras e outros utensílios plásticos.
Entre 1952 e 1953, a empresa comprou as primeiras máquinas de extrusão e granuladores, fazendo com que a fábrica entrasse na fase dos plásticos flexíveis. Após uma viagem à Europa para a Grande Feira do Plástico, algo específico estava na mente de João: o PVC rígido.
Criou a primeira linha de tubos roscáveis com esse material, então começou uma grande revolução e quebra de paradigmas, já que poucos acreditavam que não poderia haver algo melhor do que tubos de ferro.
Os anos se passaram e a Tigre foi se consolidando cada vez mais sob o comando de João, que também ficou famoso pelo seu pioneirismo no marketing. João Hansen Jr. iniciou diversas ações publicitárias que ninguém havia pensado antes (como peças de demonstração), além de criar as Escolas de Aperfeiçoamento Tigre para capacitar novos profissionais, o Manual Técnico Tigre e escolas móveis de treinamento - os Tigrões.
Sob o comando de João Hansen Jr. a Tigre nasceu, cresceu e se tornou referência no ramo dentro e fora do nosso país. A empresa ultrapassou limites geográficos e levou o espírito da "patinha" para outros estados e países. Carlos Roberto, um dos três filhos de João Hansen Jr., era carinhosamente chamado de Cau. Já esteve rodeado pelos assuntos da empresa desde muito pequeno, mas seu caráter e personalidade aberta e amigável foram os fatores determinantes de seu sucesso profissional.
Foi diretor, vice-presidente e presidente da holding Hansen Industrial entre 1977 e 1991 e conselheiro da Tigre desde 1986, até substituir seu pai em 1991. Enquanto coordenava o projeto estratégico de modernização da Tigre, Cau veio a falecer. Viajava para Bogotá, Colômbia, no ano de 1994, quando seu avião explodiu em meio a uma tempestade.
18/1/2007 - Com uma produção superior a 20 mil toneladas de arroz, o bairro Vila Nova comemorou a conclusão do asfaltamento da SC-423 (Rodovia do Arroz), ligando o bairro de Joinville ao município de Guaramirim e, assim, facilitando o escoamento da safra agrícola.
19/1/2021 - Primeira pessoa a receber a vacina Coronavac contra o Coronavírus foii Rosângela de Oliveira Cardoso, copeira por 27 anos no Hospital Municipal São José, atuante na linha da frente na luta contra a Covid-19, foi a primeira pessoa imunizada contra a doença em Joinville. Ela e outros sete profissionais receberam a primeira de duas doses.
20/1/1951 - No dia de São Sebastião, foi inaugurada a primeira igreja do bairro Iririú. Uma modesta casa de pau a pique coberta com palhas. Somente por volta de 1956 foi construído um prédio em alvenaria.
20/1/1958 - Instalada a Escola Municipal Fritz Benkendorf na Estrada Caminho Curto - distrito de Pirabeiraba.
21/1/2014 - Iniciado o asfaltamento da estrada Rio dos Morros. A obra executada pelo governo do estado em parceria com a Prefeitura de Joinville totaliza uma extensão de 9,3 quilômetros, compreende o perímetro urbano do bairro Paranaguamirim, o final da rua Monsenhor Gercino, até a SC-280, em Araquari.
21/1/2018 - O Hospital Municipal São José encerrou o ano de 2018 com a realização de 125 transplantes, a partir de 31 doadores. Pelo segundo ano consecutivo, a unidade foi a que mais realizou transplantes no estado de Santa Catarina, conforme dados da Comissão Hospitalar de Transplantes. Das 50 notificações de morte encefálica, 31 tornaram-se doadores efetivos de órgãos. Em todo o estado, foram 287 doadores, de 48 hospitais. A comissão orientou que quem tiver o desejo de ser um doador precisa comunicar essa intenção aos familiares.
21/1/2019 - Os rios de Joinville receberam sete mil alevinos. Técnicos da SAM - Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - soltaram três mil alevinos no rio Alandaf, na Estrada Mildau, em Pirabeiraba. Na mesma semana, mais dois mil alevinos foram soltos no rio Cubatão e outros dois mil no Rio do Júlio, finalizando a primeira etapa do Projeto Ictiofauna. A soltura dos alevinos teve inicio em dezembro/2018, quando foram soltos mil alevinos de lambari no rio Piraí. Ao todo, nesta primeira etapa foram produzidos pelo Município a partir de matrizes de lambaris dos rios do Júlio, Piraí, Cubatão e Alandaf, que agora retornaram a seus ambientes originais
21/1/2021 - Morreu Jorge Domingues, ex-presidente e diretor-superintendente da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas - 2021. Jorge também era o representante da entidade no Conselho Estadual do SPC - Serviço de Proteção ao Crédito - junto à FCDL/SC - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina. Ele estava internado no Centro Hospitalar da Unimed Joinville para fazer um tratamento de câncer no pâncreas e não resistiu às complicações de uma infecção. Deixou mulher e cinco filhos. O velório ocorreu no Crematório Catarinense de Joinville no bairro Vila Nova.
Jorge Domingues começou cedo no comércio, aos 13 anos, na então Organizações Koerich de Florianópolis. Aos 22 anos, foi promovido a gerente e se mudou para Joinville para administrar a segunda filial da empresa fora da Capital.
Já no ano de sua chegada, em 1975, o lojista e atual conselheiro da entidade, Manfredo Trauer, o convidou para participar do Clube de Diretores Lojistas. Jorge participou do movimento que criou o SPC dentro da entidade e promoveu sua organização. Sempre atuante, Jorge recebeu o prêmio de Lojista do Ano em 1985, participou da formação do SPC/SC e fundou a CDL de Barra Velha em 1989.
22/1/1890 - Decreto n. 1, de 22 de janeiro de 1890 assinado pelo primeiro governador republicano de Santa Catarina, Lauro Muller, concedeu o privilégio a Carlos G. da Costa Wigg, do Rio de Janeiro, da construção de uma estrada de ferro que, parte de Rio Negro, no estado do Paraná, atravessa a Serra do Mar e passando por Joinville, em busca de um porto na baía de São Francisco do Sul
O problema de engenharia de maior complexidade da primeira fase litorânea da ferrovia foi sem dúvida a transposição dos dois canais na Ilha do Linguado.
Decidiu-se por aterrar um dos canais e construir uma ponte no outro. A inauguração simbólica da linha aconteceu em agosto de 1906, na cidade de Joinville, contando com a presença do presidente eleito do Brasil, Dr. Afonso Pena, embora a linha não entrasse em operação regular antes de 1910.
22/1/1956 - Instalações da Rádio Difusora foram invadidas pelas águas. Na tarde do quarto domingo do ano, fortes chuvas desabaram sobre Joinville provocando aumento de volume do rio Mathias e inundando as instalações térreas da Rádio Difusora, na rua Pedro Lobo, 219, inauguradas em março de 1951. Foi a primeira de outras inundações que atingiram as instalações da emissora.
22/1/2002 - Assinado contrato para a elaboração dos projetos para a construção do Estádio Municipal de Joinville. Orçado em 149 mil reais, inclui os projetos estrutural, hidráulico, elétrico, entre outros. O prazo para a apresentação dos mais de 15 projetos da Arena Joinville, é de seis meses. A Voltoragui Engenharia, empresa que projetou a Arena da Baixada, do Atlético Paranaense, em Curitiba, será a responsável pelo detalhamento do Estádio Municipal de Joinville.
23/1/2003 - Joinville organizou combate aos caramujos gigantes.Tambores foram instalados em todos os 45 postos de saúde para a população depositar os caramujos gigantes africanos que encontravam em seus terrenos. O Achatina fulica, que entrou clandestinamente no Brasil nos anos 80 e apareceu em Santa Catarina por volta de 1999, tornou-se um problema sanitário. Os moluscos, além de se tornarem uma praga para a lavoura, por sua voracidade, também transmitem doenças. Em contacto com o homem, causa a angiostrongilíase meningoencefálica (distúrbios do sistema nervoso com fortes dores de cabeça) e a angiostrongilíase abdominal (perfuração intestinal com hemorragia que pode levar à morte).
23/1/2014 - Borrachudo voltou a preocupar o meio rural . A combinação de fatores como calor, chuva, desmatamento das margens e despejo de matéria orgânica nos rios provocou maior incidência do borrachudo na área rural de Joinville durante o verão. A prefeitura, em ação conjunta com a Fundema - Fundação Municipal do Meio Ambiente - criou um grupo de trabalho para tratar do assunto.
23/1/2020 - Joinville fechou o ano de 2019 com saldo positivo de vagas formais de trabalho. Foram criados 6.656 novos empregos com base nos dados ajustados no Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados da Secretaria de Trabalho. Os números colocaram o município na sétima posição do país com maior geração de vagas, depois de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Manaus e Barueri.
Com informações extraídas do livro "JOINVILLE de todos os tempos", em breve nas livrarias.


Deixe seu comentário