JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS

JOINVILLE de todos os tempos - saiba o que aconteceu na cidade entre 22 e 28 de novembro ao longo da história

  • Mauro Schlieck - Veículo GM fabricado em 1923 e importado pelos Bombeiros Voluntários de Joinville em 1926, e que hoje pertence ao acervo do Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários. Imagem: primeira foto depois de receber pneus novos

No dia 22 de novembro de 2020,  a primeira viatura dos Bombeiros Voluntários de Joinville, fabricada em 1923, recebeu pneus novos. Com o apoio da Chevrolet do Brasil, a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville conseguiu reabilitar para rodar o primeiro carro de bombeiro da corporação, um GM fabricado em 1923 e adquirido em 1926. O diretor da fábrica de motores - complexo de Joinville e São José dos Campos - Marcelo França Nascimento, e o gerente da planta em Joinville, Francisco de Oliveira, entregaram os pneus (Firestone Aro 20), importados dos Estados Unidos especialmente para o veículo.

O GM 01-01 integrou a frota dos Bombeiros Voluntários de Joinville até o início da década de 1960 e, atualmente, pertence ao acervo do Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários. A carroceria em madeira, montada sobre um chassi de aço, ainda traz uma escada. Para comprá-lo, em assembleia geral realizada no dia 3 de fevereiro de 1926, a Sociedade aumentou a contribuição anual dos sócios de 6$000 para 8$000 réis.

Em 2013, no dia 24 acontecia a  inauguração da ponte de concreto sobre o Rio da Prata, em Pirabeiraba, substituindo uma antiga ponte  de madeira que, em época de cheias, ficava coberta pelas águas. Prefeito Udo Döhler, vice Rodrigo Coelho, Sidney Sabel, titular da Subprefeitura Distrital e moradores compareceram ao ato inaugural. A nova ponte tem 25 metros de comprimento por 5 metros de largura.

No dia 24, em 2020, Morria em Joinville o advogado e ex-vereador Nestor Westrupp. Na condição de presidente da Câmara Municipal chegou a assumir interinamente o cargo de prefeito.  O prefeito Udo Döhler decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-vereador. Nascido em 23  de dezembro de 1940, Nestor Westrupp foi vereador da  10ª, 11ª e 12ª Legislaturas da Câmara de Vereadores.  Durante seu último mandato, foi o presidente da Câmara de 1995 a 1996. De 22 de junho a 12 de julho de  1995, assumiu como prefeito interino de Joinville. O ex-parlamentar joinvilense tinha 79 anos e foi vítima de Covid-19. Depois de velado na capela do Crematório Catarinense, no bairro Vila Nova, o corpo foi cremado na tarde do dia 25.

Há 17 anos o escritor Onévio Zabot era entrevistado por alunos da 6ª série da Escola Municipal Presidente Castello Branco, no bairro Boa Vista, entrevistam o escritor em 25/11/2004. O evento encontro integrou o projeto da escola, denominado "Encantos da Terra", criado em 2004 com o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades comunicativas (ouvir, falar, ler e escrever), em uma situação real. Onévio Zabot respondeu a perguntas sobre o seu livro "Arco de Pedra" e, também, sobre sua vida profissional. Além de escritor Onévio Zabot é advogado e engenheiro agrônomo.

Em 2014, no dia 25,  a  Prefeitura de Joinville anunciava a ampliação da Arena Joinville com a colocação de mais 1.605 cadeiras. A nova estrutura será construída sobre o fosso  que separava as arquibancadas do gramado.

Em 1999, no dia 27 entrava em operação a Estação da Cidadania Iririú, denominada "Oswaldo Roberto Colin".  Foi o primeiro passo para a integração do transporte coletivo e a  adoção de uma só passagem para mais de um percurso.  Inaugurada em maio, somente então passou a operar com  a conclusão da estação de desembarque, na avenida Albano Schulz, próximo à agência central dos Correios.

Em 27,  1974  Morria o pastor Georg Burger. Foi administrador do Ancionato Bethesda nos anos 50, juntamente com sua esposa Elisabeth. Nesse período, um hospital foi erguido ao lado do ancionato. Foi pioneiro na implantação de Dança Sênior, incentivando a criação de grupos  em todo o Brasil.
 
27 -  O  dia 27 de novembro de 2009 ficou registrado na trajetória da Escola de  Educação Básica Dr. Tufi Dippe, com a conclusão de livro escrito pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio, contando a história da unidade escolar. O lançamento da obra aconteceu na Faculdade Anhanguera.

De 28 de novembro a  de 2  dezembro de 1936 era  realizada  a 1ª EFA - Exposição de Flores e Artes Domiciliares (anos depois denominada Festa das Flores), nos salões da Sociedade Harmonia-Lyra, na rua 15 de Novembro.  Liderada pelo médico Norberto Bachmann, o evento teve o apoio de Adalberto Schmalz, Sérgio Vieira (Farmácia Vieira), Adolfo Trinks, Theo Mostel, Paulo Schlemm, Walter Brand, João Mendel, Albrecht Engels, Otto Pfützenreuter Jr., Helmuth Keller, Carl Friess, Eiper e as senhoras Arnaldo Moreira Douat, Erica Schlemm, Olga C. Boehm, Rose Jordan, Clara Mostel, Herta Ziesche, Maria José Machado, Diva Rose, Tereza de Oliveira, Berthilde Bachamnn, Irmgard Lepper e Erica Schlemm. O governador Nereu Ramos foi o destaque entre as au[1]toridades presentes à solenidade de abertura do evento.

No dia 28, em 1964 era  criado o SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - serviço até então administraado pela prefeitura. A alteração atendeu a uma exigência para ter acesso ao financiamento da USAID - United States Agency for International Development - (Agência Internacional para o Desenvolvimento), com recursos programa cooperativo destinado a acelerar o desenvolvimento da América Latina e, ao mesmo tempo, frear o avanço do socialismo no continente. Com o empréstimo, foi possível ampliar o volume de captação de água e levar água encanada aos moradores dos bairros.

No dia 28 aconteceu a criação da Comissão do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Natural do Município, através da Lei n. 1772, em 1980.

Por iniciativa da vereadora Dalila Leal (PSL), a Câmara Municipal de Joinville realizou sessão solene em homenagem ao 10º aniversário de fundação do Jornal  dos Bairros de Joinville,  em 28 de novembro de  2007. novembro de 28 2007. Durante a sessão presidida pelo vereador Fábio Dalonso(PSDB), discursaram,  parabenizando o jornal, os vereadores Dalila Leal, João Gaspar Rosa (PSB), e Tânia Eberhardt (PMDB). Falou também o radialista José Eli Francisco, presidente do Sindicato dos Radialistas Profissionais e Empregados em Empresas de Radiodifusão e Televisão da Região Norte/Nordeste do Estado de Santa Catarina, elogiando a conduta ética do jornal.

A vereadora Dalila Leal fez entrega de placa alusiva aos 10 anos do jornal ao jornalista Ary Silveira de Souza, fundador e editor do jornal, dirigindo-se às autoridades e à plateia formada por cerca de 200 representantes dos mais variados segmentos organizados das comunidades dos  bairros de Joinville.

Em 28 de novembro de 2009,  escola de Joinville brilhou em competição nacional. Depois de participarem do Campeonato Estadual realizado em Guaramirim, no início de novembro, os 46 alunos que integraram a fanfarra da Escola Municipal Paul Harris, conquistaram prêmios no Campeonato Nacional, realizado  em Sorocaba, São Paulo. Os alunos trouxeram para a escola os títulos de 1º lugar na categoria Mor, com a aluna Thaynara Boettcher, e 3º lugar com a aluna Natália Boing.                                           

NOVAS POSTAGENS EM TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS

Conhecer a história do lugar onde se vive é fundamental para entender a sua própria história. Informações aqui contidas foram extraídas do livro JOINVILLE de todos os tempos, em breve nas livrarias.







Covid-19: Brasil registrou 123 mortes em 24 horas Anterior

Covid-19: Brasil registrou 123 mortes em 24 horas

Justiça manda prender ganhador da Mega-Sena por não pagamento de pensão alimentícia Próximo

Justiça manda prender ganhador da Mega-Sena por não pagamento de pensão alimentícia

Deixe seu comentário