JOINVILLE de todos os tempos - saiba o que aconteceu na cidade entre 1º e 14 de novembro ao longo na história
-
Memórias do Cinena de Rua de Joinville - Cine Colon sendo construído em 1956
Da redação 8/11/2021 - 19:55 hs -
2 - Circulou edição no 1 do primeiro jornal da Colônia Dona Francisca, o "Observador às Margens do Rio Mathias" - 1852
5 - A ACIJ - Associação Comercial Industrial de Joinville - foi reconhecida, em Joinville e no estado, como sendo de utilidade pública - 1926. No ano seguinte, aconteceu a fusão com a Associação dos Varejistas e com o Centro Industrial de Joinville.
5 - A realização do segundo turno das eleições 2006 motivou atraso na chegada do Horário de Verão. Somente no dia 5 de novembro é que os relógios foram adiantados em uma hora no Sul, Sudeste e Centro-oeste. O objetivo do Horário de Verão é reduzir em 5% o consumo de energia elétrica.
5 - A Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba, comemorou 70 anos de alegria e tradição, sendo o Baile do Chopp o ponto alto dos festejos - 2016. A atual sede da sociedade, com 1.292,84 metros quadrados, construída em terreno medindo 39.283,20 metros quadrados e estacionamento para 450 veículos, foi inaugurada em maio de 1983, gestão de Wigando Voigt, 80 anos, afilhado de João Voigt, um dos fundadores do Clube de Tiro, que, em 1946, recebeu a denominação de Sociedade Rio da Prata.Atualmente Wigando integra o Conselho Fiscal e seu filho Dirson, também tem sua foto na galeria dos ex-presidentes.
7 - O chafariz do Mercado Público voltou a funcionar depois de oito anos de inatividade - 2014. A ação foi possível através do Programa Parceria Verde, que incentivava empresas da iniciativa privada a adotar espaços públicos em troca de anúncios publicitários no entorno dos equipamentos.
7 - O escritor David Gonçalves foi empossado na ACL- Academia Catarinense de Letras - 2019. Paranaense, radicado em Joinville há mais de 40 anos, com mais de 30 livros publicados, foi recepcionado por Artêmio Zanon, titular da cadeira 27. Na ACL, David passou a ocupar a cadeira 40, que tem como fundador Nereu Corrêa de Souza.
8 - Inaugurada a conclusão do Binário Iririú - 2003. A obra, iniciada na administração do prefeito Wittich Freitag, já estava aberta ao tráfego entre as ruas Dona Francisca e Papa João 23. Para a conclusão, faltava a abertura de trecho entre as ruas Papa João 23 e Iririú, o que foi feita no início da administração do prefeito Marco Tebaldi.
8 - Joinville adotou flor símbolo da cidade - 2006. Sancionada pelo prefeito Marco Antônio Tebaldi, a Lei n. 5.640 adotou oficialmente a orquídea Laelia Purpurata Var (Oculata da Pedreira) como a flor símbolo de Joinville.
8 - Locutor da Rádio Difusora, Mário Hütll recebeu título de Cidadão Benemérito de Joinville, outorgado pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador José Cardozo - 2006.
9 - Chapa da situação venceu a eleição e Charles Fischer foi empossado novo presidente do JEC -Joinville Esporte Clube - 2020. Com 343 votos, a Chapa JEC Sustentável venceu a eleição e Charles Fischer é o novo presidente do clube para o período 2020-2022. Candidato da oposição, Darthanhan de Oliveira, da Chapa JEC 50, recebeu 193 votos.
Ao todo, 542 sócios-torcedores participaram do pleito dos 1.865 aptos ao voto, de acordo com dados do clube. Charles Fischer substituiu Vilfred Schapitz, que comandou o Coelho nos dois anos e sete meses anteriores - desde abril de 2018. Tornou-se o décimo presidente da história do JEC. Antes, passaram pelo clube Waldomiro Schützler, Vilson Florêncio, Marcio Vogelsanger (duas vezes), Irineu Machado, Alberto Mauro Bartholi, Adelir Alves, Nereu Martinelli, Jony Stassun e Vilfred Schapitz. 11 - Instalada a Escola Municipal Professora Virgínia Soares, no bairro Floresta - 1978.
11 - Fundada a Sociedade dos Descendentes de Açorianos - 2002. Em assembleia, na Recreativa do Sindicato dos Radialistas, foi fundada a Açoriana - Sociedade Beneficente e Cultural dos Descendentes de Açorianos da Região Norte e Nordeste de Santa Catarina.
11 - Em sessão solene da Câmara Municipal, Abigail Isaura do Rosário (Mãe Abigail), recebeu o título de Cidadã Joinvilense, por iniciativa do vereador Jucélio Girardi - 2009. Natural de Balneário Camboriú, mãe Abigail e seu marido Carlos eram pais, até então, de 45 crianças, das quais somente três eram filhos biológicos. O casal superou com coragem e dedicação as necessidades dos filhos adotivos, com as mais diversas idades.
12 - Contos e poemas para comemorar o centenário de Elly Herkenhoff - 2007. Quem conheceu Elly, o amor que dedicou à sua terra e ao trabalho que desenvolveu na preservação de sua história, certamente ficaria feliz ao tomar conhecimento do livro Anno Dazumal (Anos Passa- dos), uma obra que reuniu contos de sua autoria, os quais pesquisados e traduzidos por Regina Remina Colin, professora de alemão e educadora. Movida pelos mesmos ideais que fizeram de Elly uma referência cultural, Regina Colin não poupou esforços no sentido de recuperar o material que parou em suas mãos. Elly Herkenhoff nasceu em Joinville no dia 15 de janeiro de 1906, morreu em 2004, aos 98 anos, deixando um verdadeiro legado cultural.
12 - Escola de Pirabeiraba foi citada em publicação nacional - 2015. Alunos da rede municipal de Joinville alcançaram o topo da ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização -, entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. O bom desempenho ganhou destaque na reportagem "O Brasil que dá Certo", do jornal Folha de São Paulo, edição online. A avaliação é promovida anualmente pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura, por meio do cruzamento de dados do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O jornal citou a Escola Municipal Adolpho Bartsch, do distrito de Pirabeiraba, que, pelo desempenho, conquistou o primeiro lugar no estado e sexto no ranking nacional.
12 - Esporte Clube Vila Nova conquistou o título de campeão do Copão Kurt Meinert - 2016. Em partida disputada na Arena Joinville, a equipe do bairro Vila Nova venceu a final, nos pênaltis, do União do Oeste, do bairro Aventureiro. Criada pelo prefeito Luiz Henrique da Silveira em 1977, a competição 2016 reuniu 80 clubes.
13 - Morreu aos 70 anos, em Curitiba, o ex-vereador e empresário Arinor Vogelsanger, onde era submetido a tratamento médico - 2005. Foi vereador por duas legislaturas pelo PMDB, ocupou cargos de presidente da Câmara Municipal, prefeito em exercício e presidente da Amunesc - Associação dos Municípios do Nordeste deSanta Catarina. Em agosto de 2000, licenciou-se da presidência da Câmara para exercer o cargo de prefeito, em função da licença de Luiz Henrique da Silveira. Muito dedicado à sua comunidade, foi presidente da Paróquia Evangélica Dona Francisca. Foi também presidente e tesoureiro da Comunidade Evangélica do bairro Vila Nova, além de membro do Conselho de Obreiros da Missão Evangélica União Cristã e fundador da Associação de Moradores da Estrada Piraí e arredores. Seu corpo foi velado na Igreja Bom Jesus, no Vila Nova e sepultado no Cemitério da Estrada dos Morros.
13 - Inaugurada no bairro Jardim Paraíso, a Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski - 2007. Com 14 salas de aula, laboratório de informática e modernas dependências administrativas, a inauguração da escola eliminou o turno intermediário. A denominação é uma homenagem ao atual secretário Municipal de Educação, presente no ato inaugural.
13 - O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville inaugurou a nova sede da unidade operacional sul -2009. Com 345 metros quadrados de área construída, os bombeiros passaram a ter melhores condições para aten[1]der extensa área, formada pelos bairros Paranaguamirim, Parque Guarani, Adhemar Garcia, Boehmerwald e parte do bairro Guanabara.
13 - Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública da Câmara Municipal de Joinville, realizou Audiência Pública para ouvir moradores do distrito de Pirabeiraba sobre demandas na área de segurança pública 2017. A 9a audiência pública sobre o mesmo tema foi realizada no salão Guarani. A proposta da comissão foi ouvir as deficiências na comunidade quanto à segurança pública na região.
14 - Atingido por incêndio, deixou de existir um dos espaços preferidos da juventude joinvilense, o Cine Colon - 1983. Com 1.200 poltronas confortáveis e tela de 16 metros, iniciou a exibição de filmes em novem[1]bro de 1956. As sessões das 16 horas aos domingos, conhecidas como matinês, esgotavam a capacidade da luxuosa sala de exibição.
14 - Jornal do Iririú inaugurou a Unicom/Leste -Unidade de Atendimento Comunitário da Região Leste - 2008. Instalada junto ao CSU - Centro Social Urbano - do bairro Iririú, a unidade dispunha de toda a estrutura para prestar atendimento aos moradores dos bairros localizados na região Leste de Joinville.
14 - Inauguração da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho - bairro Jarivatuba - 2009.
14 - O advogado Gilberto de Souza Leal Júnior foi o primeiro secretário anunciado para integrar a equipe da administração Adriano Bornschein Silva/Rejane Gambin - 2020. Ele era servidor de carreira há 13 anos, já havia presidido a Fundamas- Fundação Municipal Albano Schmidt.
NOVAS POSTAGENS EM TODAS AS SEGUNDA-FEIRAS - Conhecer a história do lugar em que se vive é fundamental para entender a sua própria história. Informações aqui contidas foram extraídas do livro JOINVILLE de todos os tempos, em breve nas livrarias.


Deixe seu comentário