JOINVILLE de todos os tempos - saiba o que aconteceu na cidade entre 15 e 21 de novembro ao longo da história
-
Saudoso Conselheiro Mafra - Escola Estadual Conselheiro Mafra completa 100 anos
Da redação - 15/11/2021 - 19h34 -
15 - Morre em Joinville o jornalista Ottokar Doerffel, fundador do jornal Kolonie-Zeitung (Jornal da Colônia), que circulou por quase oitenta anos - 1906. Residiu na casa que construiu, localizada na rua 15 de Novembro, 1400, no bairro América, que hoje abriga o MAJ - Museu de Arte de Joinville.
15 - Nasce em Araquari, Idalécio de Almeida, filho de Abílio João de Almeida e Brandina Vieira de Almeida - 1937. Ele chegou a Joinville com apenas 19 anos e instalou uma barbearia no Itaum, onde, há 43 anos, fazia barba, cabelo e amizade.
Pelo fato de ter se transformado num dos moradores mais populares do Itaum, foi eleito para falar sobre a história de desenvolvimento do bairro, entrevista publicada na página 6, do Jornal do Itaum, edição de julho/2000.
Com o título "Itaum, sua História e sua Gente", o jornal entrevistou alguns moradores mais antigos do bairro. "Aprendi a profissão com um barbeiro de Araquari e trabalhei muitos anos sem fazer curso. Recentemente, fiz curso no SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - "A maioria dos fregueses são amigos que cortam o cabelo aqui há muito tempo. Entre eles, João Gaspar Rosa, Gentil Coradelli, o radialista Cacá Martan, seu pai e seu irmão.
Entre os fregueses cativos estava Augusto Malaquias, ele jura que há 43 anos não corta o cabelo em outro lugar." Sobre o desenvolvimento do bairro, o entrevistado disse: "Lembro que o primeiro cano para o abastecimento de água foi assentado na administração do prefeito Baltazar, por volta de 1958. A rua aqui era só lama em tempos de chuva e muita poeira em dias de sol. Todos nós tínhamos bicicleta, o melhor meio de transporte individual. Era impressionante a quantidade de bicicletas que passavam diante da barbearia."
"Por ter chegado aqui com 19 anos, acompanhei grande parte do desenvolvimento do bairro. Presenciei a instalação do CIS - Centro
Interescolar de Segundo Grau Dario Geraldo Salles; CESITA - Centro Educacional e Social do Itaum; CSU - Centro Social Urbano do Itaum e o reservatório de água, no governo Nilson Bender. Na minha opinião, Bender fez uma administração marcada pela realização de importantes obras que ainda hoje podem ser vistas e avaliadas." Há 43 anos instalada no mesmo endereço, na rua Monsenhor Gercino, 1.714, a barbearia Almeida é um dos mais conhecidos endereços do Itaum. Idalécio encerra a entrevista confessando seu amor pelo bairro Itaum, que o acolheu e onde fez muitas amizades, casou e constituiu família.
15 - Fundação da AJL - Academia Joinvilense de Letras - com o objetivo preservar a literatura joinvilense, além de valorizar o trabalho de escritores - 1969. Na época, o então prefeito de Joinville Nilson Wilson Bender formou uma comissão presidida por Adolfo Bernardo Schneider - e a partir do trabalho desse grupo foi fundada, oficialmente, em 15 de novembro de 1969, a Academia Joinvilense de Letras, tendo como sede provisória a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin.
Suas cadeiras são vitalícias, membros novos só podem ser escolhidos após o falecimento de um outro membro, assim precedendo, ocupando a cadeira de seu antecessor. Assim que uma cadeira se torna vaga, a Academia realiza uma eleição em assembleia para escolher o novo ocupante.
15 - Inaugurada a Escola Municipal Vereador Curt Alvino Monich - bairro Aventureiro - 2000.
15 - Pelo quinto ano consecutivo, o Encontro das Etnias revitalizou a Festa das Flores - 2005. Entre muitas atrações, a 67a Festa das Flores, aberta na noite de 11 de novembro, recebeu em seu palco as mais ricas tradições culturais dos Açores, a cargo da Açoriana - Sociedade Beneficente e Cultural dos Descendentes de Açorianos da Região Norte e Nordeste de Santa Catarina.
Grupos de tradição açoriana, vindos de Araquari, Barra Velha e Penha, subiram ao palco na noite de 15 de novembro, com apresentações que encantaram o grande público. Pratos tradicionais da gastronomia açoriana, como puchero, culinária herdada da colonização espanhola, preparados pelos Chefs Valmor de Souza e Rosângela, foram servidos no restaurante da Expoville.
15 - A Escola Estadual Conselheiro Mafra completa 100 anos de fundação - 2011. Alunos, ex-alunos, professores, funcionários, colaboradores epessoas que fizeram parte da história da escola participaram de encontro festivo na Liga da Sociedade Joinvilense, no dia 16. As comemorações prosseguiram no dia 18, com a coroação do rei e da rainha do centenário e queima de fogos.
15 - Joinville passa a contar com uma nova atração no calendário de eventos, com a realização da 1a Festa da Tilápia - 2016. No dia 15 de novembro, foi realizada a primeira edição da festa no Parque Pesque e Pague, no bairro Vila Nova. Além da gastronomia à base do apreciado peixe produzido em grande quantidade em nosso município, uma extensa programação foi desenvolvida durante todo o dia.
16 - Sete anos após a chegada dos imigrantes fundadores da outrora "colônia Dona Francisca", hoje cidade de Joinville, surgiu a Sociedade Ginástica de Joinville - 1858. Os colonizadores sentiram necessidade de conservar os altos ideais de Friedrich Ludwig Jahn, cognominado "Pai da Ginástica" que eram: soerguer a forma moral, conservar e aprimorar a força física da juventude e, ao mesmo tempo, cultivar uma harmonia social, junto com uma recreação útil.
Após 157 anos de luta, comemorados em 2015, passando por inúmeras dificuldades, a diretoria atual torce para que a sociedade continue a progredir no mesmo ideal, para que possa apresentar, constantemente, novos melhoramentos em favor do aprimoramento físico e moral dos filhos da Cidade dos Príncipes.
Com trabalho árduo e ininterrupto destes últimos anos, não somente foi possível revitalizar a quadra de esportes, o primeiro pavilhão coberto de Santa Catarina, mas também trazer de volta os trabalhos de base do basquete, o ressurgimento do basquete feminino e escolinhas de voleibol e futsal, estendendo as atividades também para outras modalidades esportivas, hoje modernas, como o squash, o karatê, a capoeira, o xadrez e a dança.
A Sociedade também foi aberta a outras instituições, como a Nadoville, que proporcionou a prática de esportes aquáticos, com o aquecimento do Parque Aquático Helmut Fallgatter, e com a instalação do Instituto Cultural Brasil-Alemanha (ICBA).
16 - Lançamento do livro "Quarentage", que comemorando os 40 anos de atividade política do senador Luiz Henrique da Silveira - 2015. Obra organizada pelo editor Joel Gehlen e pelo jornalista Álvaro Junqueira, reúne em 1.290 páginas, parte da produção de Luiz Henrique para aimprensa nos últimos 10 anos. A capa e a apresentação da obra são do amigo do autor, o artista plástico Juarez Machado.
17 - Audiências públicas iniciam a discussão sobre o texto da LOT - Lei de Ordenamento Territorial - 2014. Entidades comunitárias, outros segmentos da sociedade e moradores participaram de audiências públicas realizadas no centro e nos bairros Boa Vista, Jarivatuba, Boehmerwald, Saguaçu, Nova Brasília, Vila Nova, Aventureiro e distrito de Pirabeiraba.
18 - Conhecidas as escolas ganhadoras do 1a Prêmio Embraco de Ecologia - 2008. Uma das vencedoras na categoria Raiz foi a Escola Municipal Bernardo Tank, no bairro Vila Nova, com o projeto "Anjos Protetores da Mata Atlântica", cujo objetivo era conscientizar e sensibilizar alunos e comunidade sobre a importância para a preservação dos ecossistemas. Estudar espécies que constituem a Mata Atlântica, construir na escola um viveiro de mudas de árvores nativas, e contribuir para a recuperação da mata local, incluindo a mata ciliar em algumas áreas do rio Piraí, era a missão de 21 alunos que integravam o projeto.
18 - Joinville é cidade com 2a melhor qualidade de vida em Santa Catarina - 2009. O município recebeu em Florianópolis, duas premiações da Pesquisa Ímpar - Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional - pelo Ibope Inteligência. Joinville ficou em segundo lugar como o"Município com Melhor Qualidade de Vida" e"Município com Melhor Comércio".
No ranking da qualidade de vida, Joinville conquistou 12% da preferência, e Florianópolis, a primeira colocada, 18%. Depois vieram Blumenau,Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú e Criciúma. Na pesquisa do melhor comércio, Joinville ficou com 17% da preferência e Florianópolis conquistou 21%. Em seguida, ficaram as cidades de Blumenau, Brusque, Criciúma e Balneário Camboriú.
19 - O Templo da Comunidade Luterana de Rio Bonito completa 50 anos -2017. Na ocasião, a comunidade se reuniu e celebrou culto em ação de graças. Um primeiro templo foi construído em Rio Bonito, em 1908,mas a ação do tempo e o crescimento da comunidade exigiu uma nova estrutura. O velho templo foi demoldo em 9 de março de 1967. Um mês depois, no dia 9 de abril, foi lançada a pedra fundamental e, no dia 19 de novembro de 1967, o novo templo foi inaugurado.
Por ocasião dos 50 anos do templo, estiveram presentes os pastores que serviram a comunidade nesses 50 anos: P. Johann Friedrich Genthner e esposa; a Sra. Irmgard Michel, viúva do P. Jörg Michel; P. Horst Lümke e esposa, P. Sigfrid Baade e esposa. O P. Nelson Sommer foi representado por seu filho Jonas. Além dos pastores do passado, também os ministros atuais conduziram a celebração, Mis. Silena Schultz e P. Me. Cristiano Ritzmann, além da estagiária Larissa Gebien.
Durante o culto, foi celebrado jubileu de 50 anos de confirmação, com a bênção pelo P. Genthner. Na oportunidade, foi lançado o livro "Um Novo Templo, Um Novo Tempo", que conta a história do bairro Rio Bonito e da Comunidade.
20 - Fundação do Centro Excursionista Monte Cristo - 1948. Seu estatuto foi registrado em 19 de julho de 1950. Egon Schultz, Conrad Jaeckel, Alexandre Wittwer, Renatus Walther, Carlos Horst Schneider, Gastão Affonso Reu e Alfredo Biese, integraram uma das primeiras diretorias. Tinha como objetivos: incentivar e promover a cultura física; promover e auxiliar a abertura e conservação de caminhos que levam a pontos pitorescos, fincando marcos e tabuletas indicativas; construir, onde melhor convier, estações de pouso e de abrigo; auxiliar aos que se empenham no estudo e no conhecimento da botânica, zoologia, e mineralogia brasileiras; propagar as regiões interessantes de Santa Catarina e do Brasil, despertando a curiosidade de conhecê-las; manter uma biblioteca; colaborar com as entidades oficiais, na defesa do patrimônio turístico, artístico, florestal, e bem assim, no combate ao ofidismo e à malária.
20 - Inaugurado asfaltamento da rua 15 de Novembro, trecho de 1.850 metros, entre a Estação da Cidadania e a rua Júlio Stolf - 2006. A aplicação de camadas de asfalto sobre a antiga pavimentação com paralelepípedos foi comemorada por moradores do bairro Vila Nova, ao som de atrações musicais, incluindo o Grupo de Bandoneon 18 de Maio. A rua 15 de Novembro se chamava Mittelweg (Caminho do Meio). É a principal rua do bairro Vila Nova, que possui uma população de 15.682 habitantes, conforme censo de 2000. Estão estabelecidos no bairro 312 comércios, 77 indústrias. 12 escolas e dois centros de educação infantil.
20 - Paulo Schiessl lança seu primeiro livro - 2007. Intitulado "Beppo", o livro ficou quatro anos na gaveta até Schiessl decidir publicá-lo. "Beppo, o personagem principal deixará as crianças apaixonadas, ao mesmo tempo em que fará com que os adultos repensem seus valores", declarou o autor.
20 - Abertura oficial da programação de Natal em Joinville - 2019. Com muita música e luzes, as apresentações gratuitas foram realizadas sempre às 20 horas. A abertura aconteceu na Sociedade Harmonia Lyra, com o concerto "Mestres do Classicismo", apresentado pela Orquestra Prelúdio, com obras do austríaco Karl Ditters von Dittersdorf e Mozart. No domingo (24), o "Natal Luz do Nosso Batalhão" ocorreu em frente ao 62o BI. No espetáculo, a banda do 62o BI e o coral da Educação Municipal apresentaram canções natalinas, com a presença de crianças cantando nas janelas do batalhão.
21 - Nascimento de Ivan José Rodrigues, na cidade deTijucas - 1934. Em Joinville, foi vereador eleito para mandato de 1967 a 1970. Em 1970, elegeu-se deputado estadual à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com 7.899 votos, pelo MDB - Movimento Democrático Brasileiro - e integrou a 7a Legislatura (1971-1975). Foi vice-prefeito na gestão de Pedro Ivo Campos/1973-77. Morreu em Joinville, no dia 23 de julho de 1978, aos 43 anos. A denominação do Ginásio de Esportes na rua Max Colin, bairro América, de um Centro de Educação Infantil na rua Xaxim, bairro Iririú e de uma avenida no bairro Aventureiro, são homenagens à sua memória.
21 - Nascimento de João Gaspar Rosa, em Joinville - 1945. Filho de Nicolau João da Rosa e de Mercedes Rosa. Casou com Janete de Oliveira Rosa, com quem teve os filhos Giane, Joelma, Silvano e João Gaspar Júnior. Na terra natal, concluiu o científico (atual ensino médio) e trabalhou como comerciante.
Na administração pública catarinense, atuou como secretário de Serviço Público e diretor da Fundamas - Fundação Municipal Albano Schmidt. Foi vereador nos períodos de 1977 a 1981 e de 2001 a 2005 e vice-prefeito 1983-1987. Nas eleições de 1986, pelo PMDB, concorreu à vaga de deputado estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, elegeu-se com 18.432 votos, integrou a 11a Legislatura (1987-1991), foi deputado constituinte e exerceu a função de 3o Secretário da Mesa Diretora que assinou a Constituição Estadual em 5 de outubro de 1989. Em 2020, concorreu ao cargo de prefeito do Balneário Barra do Sul e não foi eleito.
21 - O Rotary Club de Joinville Pirabeiraba comemora 25 anos de fundação - 2015. A presidente Marianne Hufen Salomone, membros do clube, governador do Distrito 4650, Roque Heerdt e convidados comemoraram o Jubileu de Prata do clube. Na solenidade, realizada no restaurante Gute Küche, que contou com a presença de rotarianos e rotaractianos da região Norte de Santa Catarina, foram homenageados os ex-presidentes do clube que receberam placa e troféu em forma de árvore, simbolizando uma das bandeiras da entidade, que é o meio ambiente. Durante o evento, foi lançada revista alusiva ao jubileu.
NOVAS POSTAGENS EM TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS
Conhecer a história do lugar onde se vive é fundamental para entender a sua própria história. Informações aqui contidas foram extraídas do livro JOINVILLE de todos os tempos, em breve nas livrarias.


Deixe seu comentário