Joinville celebra empresas que investem em projetos sociais com Prêmio Destinador Nota 1000

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Empresas que destinaram parte de impostos ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foram homenageadas em cerimônia da ACIJ

Na última quarta-feira (13), Joinville reconheceu o compromisso social de empresas e pessoas físicas que destinaram parte de seus impostos ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA) durante a cerimônia do Prêmio Destinador Nota 1000. Realizado na sede da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), o evento homenageou aqueles que têm contribuído para o financiamento de projetos sociais voltados à infância e juventude.

A iniciativa, que já está em sua terceira edição desde 2022, é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Joinville e busca dar visibilidade e incentivo à participação de doadores que direcionam uma fração do Imposto de Renda para o FIA. Neste ano, a premiação destacou as contribuições feitas em 2023, reconhecendo doadores que ajudaram a viabilizar 38 projetos voltados para o desenvolvimento e proteção de crianças e adolescentes no município.

Entre as empresas homenageadas, estavam a Schulz S.A., Cia Industrial J Carlos Schneider, Simplest Software Ltda, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Whirpool Corporation, Cristal Master Indústria e Comércio Ltda e RH Brasil Serviços. Essas organizações receberam o reconhecimento público por sua contribuição voluntária e pelo apoio aos projetos que beneficiam a comunidade local.

“Essas empresas homenageadas acreditaram e se esforçaram. Pagar os impostos é obrigatório, mas essas empresas têm a possibilidade de escolher e deixar uma parcela em Joinville. Essas empresas representam muitas outras que passaram a entender que esse dinheiro vai ser investido em projetos sociais que ajudam e são de grande transformação”, ressaltou o prefeito de Joinville, Adriano Silva, ao agradecer os homenageados pelo impacto positivo de suas doações.

Daiana Delamar Agostinho, presidente do CMDCA, destacou a importância do FIA como um recurso essencial para o desenvolvimento de ações voltadas ao público infantojuvenil. Segundo ela, desde o início da premiação, aproximadamente 40 projetos foram financiados com um montante de cerca de R$ 3 milhões, gerando um impacto significativo nas áreas de assistência social e desenvolvimento comunitário.

A secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardoso, reforçou a importância das doações para o fortalecimento dos projetos locais e a transparência do processo de financiamento. “Temos fomentado a inscrição de projetos, que as instituições se envolvam, além de capacitações e formações. Também fazemos um trabalho com as empresas e instituições para a destinação do imposto de renda. Além do dinheiro ficar em Joinville, vai financiar projetos avaliados, analisados e fiscalizados, é um recurso muito importante”, destacou.


Sobre o FIA

O fundo especial é autorizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e está vinculado ao CMDCA, que aprova a destinação e acompanha a utilização do recurso. O FIA também está vinculado à Secretaria de Assistência Social (SAS), que gerencia o repasse dos valores.

Podem destinar pessoas físicas e jurídicas, que declaram Imposto de Renda e que optarem pelo modelo completo da declaração. Pessoas jurídicas devem ser tributadas pelo lucro real e podem destinar até 1% do IR devido no decorrer do ano-calendário da declaração. Pessoas físicas podem doar qualquer valor, até o limite de 6% sobre o imposto devido, da seguinte forma: 6% dentro do ano-calendário ou 3% no ato da declaração anual (o próprio sistema de entrega da declaração vai calcular e gerar a Darf de doação).

O FIA pode financiar diagnósticos, eventos e projetos, para incentivar ações que vão garantir os direitos da criança e do adolescente nas áreas da saúde, assistência, educação, cultura, lazer, convivência familiar, convivência comunitária, entre outras. Os projetos podem beneficiar crianças das redes pública e privada.

No site da Prefeitura de Joinville, é possível conhecer os projetos apoiados pelo FIA no município.

Avenida Santos Dumont terá interdição parcial para obras de duplicação em Joinville Anterior

Avenida Santos Dumont terá interdição parcial para obras de duplicação em Joinville

Fim da escala 6x1 beneficiará mulheres, diz ministra Próximo

Fim da escala 6x1 beneficiará mulheres, diz ministra

Deixe seu comentário