Implantação das primeiras vigas marca avanço na obra da ponte sobre o Rio Cachoeira

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Primeiras quatro vigas longarinas instaladas representam um marco na construção da estrutura

Nesta sexta-feira (23), a obra da ponte sobre o Rio Cachoeira demonstrou avanço com a implantação das primeiras quatro vigas longarinas do primeiro vão de acesso da margem esquerda da ponte, localizada no lado da rua Aubé.

O processo de instalação das vigas demandou a mobilização de maquinário pesado e exigiu extrema precisão e cuidado, considerando que cada viga pesa aproximadamente 20 toneladas e possui 22 metros de comprimento. As estruturas pré-moldadas foram transportadas por carretas até o local da obra, sendo necessária a interdição temporária da rua Aubé durante alguns momentos do dia, tanto pela manhã quanto à tarde, para a realização das manobras dos caminhões.

As vigas foram cuidadosamente içadas dos caminhões com o auxílio de guindastes e implantadas na estrutura da ponte, representando um passo significativo na concretização do projeto. Vale ressaltar que a ponte sobre o Rio Cachoeira será composta por um total de cinco vãos, sendo dois na margem esquerda (rua Aubé), um central e dois na margem direita (rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira), onde todas as vigas longarinas já foram instaladas. Ao todo, a ponte contará com 55 vigas em sua estrutura.

A instalação dessas primeiras vigas marca um avanço substancial na obra, que tem como objetivo proporcionar uma infraestrutura segura e eficiente para a comunidade, facilitando o deslocamento de veículos e pedestres na região.


As obras e a ponte

O consórcio formado pela Itaúba Incorporações e Construções Ltda e a Empreiteira de Mão de Obra Adrimar Ltda está em pleno andamento na execução da obra da ponte sobre o Rio Cachoeira, um empreendimento estimado em R$10.650.000,00. Essa estrutura, quando concluída, promete trazer significativos benefícios para a região central e os bairros Bucarein, Boa Vista e entornos, impactando positivamente na mobilidade, segurança e fluidez do trânsito local.

Com uma extensão total de 118 metros e uma largura de 13 metros, a ponte terá capacidade para comportar duas pistas destinadas a veículos, cada uma com 3,5 metros de largura, além de dois passeios exclusivos para pedestres e ciclistas, proporcionando mais segurança e conforto para quem circula pela região.

Um dos diferenciais desta obra é o espaço livre projetado para a passagem de embarcações sob a ponte, com dimensões generosas de 16,15 metros de largura por 6,6 metros de altura, garantindo a continuidade da navegação fluvial e permitindo o tráfego de barcos e outras embarcações sem interferências.

Prefeitura de Joinville inicia vacinação contra dengue em pré-adolescentes Anterior

Prefeitura de Joinville inicia vacinação contra dengue em pré-adolescentes

Joinville vai ampliar vagas na Educação Infantil em parceria com Organizações Sociais Próximo

Joinville vai ampliar vagas na Educação Infantil em parceria com Organizações Sociais

Deixe seu comentário