Hospital Materno-Infantil de Criciúma busca novas doadoras de leite materno

  • Foto: Divulgação Hmisc -

Banco de Leite precisa reforçar estoques para garantir alimentação de dez recém-nascidos por dia

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), em Criciúma, está buscando novas doadoras de leite materno. A unidade, que faz parte da rede de saúde do governo estadual, reforça que o Banco de Leite Humano precisa de um reforço para garantir a alimentação de, em média, dez recém-nascidos por dia.

Esse mês, conhecido como o Agosto Dourado, é dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno. Para a equipe do Hmisc, o gesto de doar é fundamental para que os bebês internados, que precisam de cuidados especiais, possam receber o alimento mais completo para o seu desenvolvimento, dispensando fórmulas industrializadas.

“O aleitamento materno é o alimento mais importante para o bebê até os seis meses, sendo recomendado como complemento até os dois anos ou até quando a criança e a mãe se sentirem confortáveis”, explica a enfermeira Edileia Camilo, coordenadora do Banco de Leite.

Atualmente, o hospital conta com cerca de 40 doadoras ativas, mas a equipe precisa de um fluxo constante de novas participantes. Segundo a enfermeira, a sazonalidade é um fator importante, já que muitas mães interrompem as doações naturalmente quando o excedente de leite acaba.

Edileia também destaca os benefícios para a mãe. “Além de proporcionar um melhor desenvolvimento para o bebê, como melhora na fala e na deglutição, a amamentação contribui para a diminuição do sangramento pós-parto, a melhora do tônus muscular do útero e a redução da probabilidade de câncer de mama”, cita.

Para se tornar uma doadora, as mães podem entrar em contato com o Banco de Leite do Hmisc pelo WhatsApp no número (48) 98849-6636, pelo telefone (48) 3512-2137 do hospital ou pelo Instagram @bancodeleitecriciuma. A equipe do hospital agendará o cadastro, que pode ser feito tanto na unidade quanto em casa, e fornecerá as orientações necessárias. Após a coleta de exames e a liberação médica, a retirada dos frascos de leite é combinada na residência da doadora.

Hospital Materno-Infantil de Criciúma busca novas doadoras de leite materno Anterior

Hospital Materno-Infantil de Criciúma busca novas doadoras de leite materno

Abertura antecipada da Ponte Hercílio Luz facilita deslocamento de ônibus Próximo

Abertura antecipada da Ponte Hercílio Luz facilita deslocamento de ônibus

Deixe seu comentário