Grupo de dança do RJ busca recursos para realizar sonho de participar do Festival de Dança de Joinville

  • Foto: Ballet Manguinhos / Divulgação -

Há 11 anos, um sonho vem alimentando o coração dos professores e alunos do Ballet Manguinhos, uma escola de dança localizada na comunidade de Manguinhos, no Rio de Janeiro: participar do renomado Festival de Dança de Joinville, no Norte de Santa Catarina. Em 2023, esse sonho pode, finalmente, tornar-se realidade.

A expectativa é enorme entre os integrantes da equipe, que veem essa oportunidade como um momento único para toda a comunidade. Maria Eduarda Duarte Ribeiro, aluna de 14 anos, afirma que ter a chance de representar as crianças e adolescentes da comunidade, que não têm as mesmas oportunidades, é uma forma incrível de mostrar que seus sonhos podem se tornar realidade.

No entanto, um desafio precisa ser superado para que o sonho se concretize. A escola precisa arrecadar R$ 80 mil para cobrir todas as despesas dos 37 participantes que estarão presentes no Festival. Até o momento, a equipe conseguiu arrecadar cerca de 22% do valor necessário.

"Desde a sua fundação, sempre foi o sonho da nossa fundadora, Daiana Ferreira, levar nossos alunos para conhecer e participar do Festival de Joinville. Apesar de o Ballet Manguinhos ter 11 anos, nunca foi possível participar do festival devido a outras necessidades emergenciais que tínhamos que resolver", explica Carine Lopes, presidente da escola.

Em 2021, o grupo sofreu uma perda que abalou a instituição: a fundadora do Ballet Manguinhos faleceu devido à Covid-19. "Precisamos nos reerguer como instituição e seguir em frente com o sonho dos nossos alunos", conta Carine Lopes.

Mesmo diante de inúmeros desafios e da perda de uma de suas figuras principais, o Ballet Manguinhos nunca deixou de buscar transformar vidas por meio da dança. Maria Luiza Fernandes da Silva de Araújo, bailarina de 16 anos, comenta: "O Ballet Manguinhos é simplesmente incrível. Ele me trouxe novas experiências, novos lugares, mais cultura, mais amizade e mais amor".

A surpresa e alegria tomaram conta da escola quando o grupo foi selecionado em 2023 para apresentar a coreografia "Construção", da professora Nayanne Cavalcante, no palco aberto do Festival de Joinville. A seleção ocorreu após o envio de um vídeo com as coreografias para avaliação.

Desde então, a equipe iniciou uma mobilização para arrecadar os R$ 80 mil necessários para custear as despesas do grupo durante os cinco dias do festival. "Estamos buscando recursos com pessoas físicas e jurídicas que desejem fazer parte desse momento tão especial para nós e nos apoiar, investindo qualquer valor, para realizar a tão sonhada chegada em Joinville", comenta a presidente da instituição.

As doações para o grupo podem ser feitas por meio da plataforma Benfeitoria, acessível através deste link. O Ballet Manguinhos também recebe doações via Pix, utilizando a chave doe@balletmanguinhos.com.br.

A escola de dança de Manguinhos está empenhada em concretizar esse sonho e proporcionar aos alunos uma experiência inesquecível no renomado Festival de Dança de Joinville. A solidariedade e o apoio da comunidade são fundamentais para tornar esse desejo uma realidade e abrir caminhos para um futuro promissor aos jovens talentos da dança.


Campanha nacional de vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira Anterior

Campanha nacional de vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira

USP fica entre as 100 melhores universidade em ranking internacional Próximo

USP fica entre as 100 melhores universidade em ranking internacional

Deixe seu comentário