Festival Internacional de Teatro de Bonecos traz mais de 100 apresentações gratuitas em sua 5ª edição

  • Foto: Divulgação -

Joinville e São Francisco do Sul estão se preparando para receber o 5º Animaneco - Festival Internacional de Teatro de Bonecos, um evento cultural tradicional que promete encantar o público com mais de 100 apresentações gratuitas de 21 espetáculos das mais variadas formas de teatro de animação. Além de artistas de nove estados brasileiros, o festival também contará com a participação de artistas do Chile, Peru, Paraguai e Argentina.

Programado para ocorrer de 10 a 20 de agosto, o Animaneco oferecerá uma experiência única para os amantes do teatro, trazendo também três espetáculos convidados, uma mostra de teatro lambe-lambe, exposição e seminário.

Uma das grandes atrações desta edição será a presença da renomada artista baiana Denise Santos, que há três décadas ajudou a criar o teatro lambe-lambe. Durante o festival, ela apresentará "A Hora do Parto", o espetáculo que deu início a essa emocionante história. A 3ª Mostra de Teatro Lambe-lambe, por sua vez, contará com 20 espetáculos e fará uma homenagem às mostras de 2007 e 2011.

Outro destaque do festival é o espetáculo "Miniaturas", do Teatro Hugo e Inês, de Lima, no Peru. Essa apresentação utiliza partes do corpo para criar personagens pitorescos e divertidos, encantando o público com sua originalidade. Já o grupo chileno Viajeinmóvil abrirá o evento com a peça "Otelo", uma adaptação da famosa obra de Shakespeare, utilizando a manipulação de objetos de forma criativa e inovadora.

Além das apresentações teatrais, o Animaneco contará com duas exposições imperdíveis. A exposição "O Mundo Imaginário do Teatro de Bonecos", do Grupo Girino, de Belo Horizonte, proporcionará aos visitantes uma imersão no universo encantador dos bonecos. A mostra ficará no foyer do Teatro Juarez Machado e do Centro de Convenções Alfredo Salfer. Em paralelo, haverá também uma exposição dos bonecos gigantes de São Francisco do Sul, que promete encantar os espectadores com sua imponência e criatividade.

O diretor do festival, Cassio Correia, comemora a evolução do Animaneco ao longo dos anos: "O Animaneco chega a sua quinta edição como gente grande. Vejo o início lá em 2017, quando ainda não tínhamos nenhum apoio e vendíamos ingressos nas escolas para que pudéssemos repartir os cachês como ajuda de custos para os artistas bonequeiros. Hoje, ao ver o festival com mais de 100 apresentações em 11 dias, tendo mais de 200 propostas inscritas de diversos países, percebo que a nossa ideia foi assertiva".

O 5º Animaneco conta com o patrocínio da Tirol Alimentos e Tigre SA, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina e Fundação Catarinense de Cultura. Além disso, o evento conta com o apoio de empresas como Ciser, Garten Shopping e Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul.

Prepare-se para se encantar com a magia do teatro de bonecos no 5º Animaneco - um festival que promete emocionar e cativar pessoas de todas as idades, reunindo artistas de diferentes partes do Brasil e do mundo em espetáculos memoráveis e gratuitos.


Tabacaria em Itajaí expõe réplica do dedo decepado do presidente Lula, gerando polêmica Anterior

Tabacaria em Itajaí expõe réplica do dedo decepado do presidente Lula, gerando polêmica

Alunos da Rede Municipal de Ensino recebem doação de livros de autores catarinenses Próximo

Alunos da Rede Municipal de Ensino recebem doação de livros de autores catarinenses

Deixe seu comentário