logo RCN

ETA Cubatão passa por transformação digital para garantir água no futuro

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Vereadores e imprensa visitam a estação de tratamento e conhecem ações que prometem maior segurança hídrica e eficiência energética

Na manhã desta quinta-feira (15), vereadores e profissionais da imprensa de Joinville participaram de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, com o objetivo de conhecer de perto o projeto de modernização da unidade. O encontro incluiu uma coletiva de imprensa, onde foram apresentadas as ações previstas e os impactos da parada programada marcada para este domingo (18).

Durante a visita, o gerente de Água da Companhia Águas de Joinville, Lucas Emanuel Martins, detalhou o funcionamento atual da ETA e as atualizações que vêm sendo realizadas desde sua construção na década de 1970. Segundo ele, as obras têm como foco preparar a estrutura para acompanhar o crescimento da cidade nas próximas décadas.

“O objetivo das melhorias realizadas hoje é atender de forma adequada a cidade no futuro. Vamos fazer uma transformação digital da ETA, adequando as estruturas aos tempos de hoje e também às próximas décadas”, explicou.

Entre os pontos visitados, estavam as adutoras de 700 e 900 milímetros, bombas de captação e recalque, a nova subestação de energia e o sistema de filtração. O diretor-presidente da Companhia, Sidney Marques de Oliveira Júnior, destacou os benefícios das obras, como redução de custos com energia e manutenção, além da segurança operacional a longo prazo.


Parada programada neste domingo

Como parte do projeto de modernização, neste domingo (18) a ETA passará por uma parada programada para a substituição de válvulas em duas bombas — uma de captação e outra de recalque. O serviço é necessário para garantir melhorias no sistema de vedação e permitirá a execução de outras etapas do projeto sem interrupções totais futuras.

Durante a manutenção, o abastecimento será temporariamente interrompido nas regiões Norte, Leste, Sul e Central da cidade, atingindo bairros como Adhemar Garcia, América, Aventureiro, Bucarein, Iririú, Jardim Sofia, Paranaguamirim, entre outros. Em alguns bairros, o impacto poderá ser parcial. A previsão é de que o serviço seja concluído ainda no domingo, com normalização gradual do sistema ao longo da segunda-feira (19).

Aproveitando a parada, duas melhorias externas também serão executadas: a instalação de um by-pass no reservatório R-3 (Boa Vista) e a troca de uma válvula no R-7 (Aventureiro). As intervenções não afetarão o trânsito, pois ocorrerão dentro das áreas dos reservatórios.


Novo sistema de comunicação sobre o abastecimento

Para tornar a comunicação mais clara com a população durante paradas programadas ou emergenciais, a Companhia Águas de Joinville e a Prefeitura lançarão um novo sistema de avisos nas redes sociais. Ele usará uma escala de cores para indicar o status do abastecimento:

Laranja: abastecimento impactado — uso da água deve ser restrito ao essencial;

Amarelo: sistema em recuperação — uso consciente ainda necessário;

Verde: abastecimento normalizado.

Hospitais superlotados e falta de médicos motivam fiscalização em Joinville Anterior

Hospitais superlotados e falta de médicos motivam fiscalização em Joinville

Anvisa proíbe bala gummy de tadalafila Próximo

Anvisa proíbe bala gummy de tadalafila

Deixe seu comentário