Escola Bolshoi comemora 23 anos no Brasil com dois dias de apresentações em Joinville
-
RCN - Dom Quixote, uma das apresentações programadas
No dia 15 de março o Teatro Bolshoi no Brasil completa 23 anos disseminando a cultura e a arte pelo país, com a missão de formar artistas e cidadãos. Atualmente, a Escola Bolshoi - única filial do Teatro Bolshoi fora da Rússia - educa 240 alunos, de 20 estados brasileiros e de três países. Cerca de 70% dos alunos formados atuam na área da dança, nos palcos do Brasil e do exterior.
Para comemorar a data, quatro espetáculos serão apresentados no Teatro Juarez Machado, em Joinville, nos dias 15 e 16 de março.
A Gala de Aniversário faz um passeio por coreografias clássicas e contemporâneas dos mais aclamados balés. Alunos e Bailarinos da Cia. Jovem Bolshoi Brasil interpretam trechos de “Raymonda”; “Don Quixote” e “Cinderella”. As danças da corte do século XIX, como a Polonaise, serão interpretadas pelos pequenos aprendizes da instituição.
O programa se estende até as danças brasileiras com muitas cores e gingado, finalizando com o contemporâneo “Parada Obrigatória”, do coreógrafo e ex-aluno Lucas Axel, um balé que trata sobre uma questão ainda recorrente em nossas vidas, a pandemia. Por meio da dança, remete as consequências e medos pós um caos universal.
Para dar ainda mais emoção a essa data, os calouros serão apresentados ao público. Um batismo de palco, para iniciar a jornada de estudos e formação na Escola Bolshoi.
Os colaboradores com 10, 15 e 20 anos de casa serão homenageados na noite de aniversário, pela dedicação e comprometimento ao crescimento da instituição.
Dos quatro espetáculos, O primeiro deles acontece no dia 15 de março, às 15 horas, e é dedicado a uma plateia especial: crianças da rede pública de ensino. Os demais são abertos ao público em geral e tem duração de uma hora. No dia 15, a apresentação acontece às 20h e no dia 16 às 19h e 21h. Os ingressos já estão esgotados.
Formação de Plateia
No dia 15 de março, às 15h, no Teatro Juarez Machado, a Escola realiza a Formação de Plateia. Uma contrapartida social, que traz crianças da rede pública de ensino e pessoas com deficiência para prestigiar o espetáculo. Um momento único onde plateia e artistas se unem em prol da solidariedade, inclusão, arte e cultura. Esse evento é gratuito e com reservas antecipadas via produção da Escola Bolshoi.
A Escola Bolshoi
A instituição concede 100% de bolsas de estudo para todos os alunos. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Diamante Energia, Alfa Impacta Mais, Britânia, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Marítimos, Celesc, Expresso São Miguel, Nidec, Texpa, Unicred, União Química, Whirlpool e demais Amigos que contribuem com a arte no país.(RCN)

Deixe seu comentário