NOTÍCIAS

Enem tem abstenção recorde de 51,5%; ministro culpa 'medo'

  • EBC -

Participantes fizeram neste domingo as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve abstenção de mais de 50%, um recorde histórico. Em coletiva de imprensa neste domingo, 17, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, culpou "o medo a respeito da contaminação" e a "mídia", que, segundo ele, fez um trabalho contrário ao Enem. Faltaram ao primeiro dia de provas 2,8 milhões de candidatos. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, e Ribeiro, realizaram coletiva com o balanço do primeiro dia de aplicação do Enem, que ocorreu neste domingo em todo País, à exceção do Estado do Amazonas, em que as provas foram adiadas por causa do estado de calamidade pública causado pela pandemia de covid-19.

Os candidatos fizeram as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação. Os portões foram abertos às 11h30 - meia hora mais cedo que o habitual, para evitar aglomerações na entrada. As provas começaram a ser aplicadas às 13h30, com término às 19h. Os candidatos do Enem que apresentaram sintomas ou diagnóstico de Covid-19 na véspera ou no primeiro dia de prova poderão solicitar a reaplicação da prova entre os dias 25 e 29 de janeiro, na página do participante.

Estudantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul relataram não terem conseguido acessar os locais de prova por decisão das equipes de aplicação locais. O Inep ainda não se pronunciou sobre estes casos. Também foram vistas aglomerações em escolas e locais de aplicação, apesar da recomendação de uso de máscaras e distanciamento social.

Alguns candidatos foram informados nos locais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que terão de voltar outro dia para reaplicação da prova para evitar lotação nas salas. Eles foram comunicados após enfrentarem longas filas para acessarem os locais. Na sexta-feira (15), a UFSC emitiu nota alertando para o risco de aglomerações após receber os planos de salas Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os estudantes não receberam nenhum comprovante de que terão de retornar, sendo informados que a reaplicação deve ocorrer em fevereiro. Com medo de serem contabilizados como faltantes, candidatos que iam fazer a prova no Centro de Comunicação e Expressão preencheram, por conta própria, uma lista de presença, na tentativa de que haja algum documento registrando a presença deles no local.

Começa distribuição das vacinas  SC receberá 126.560 doses Anterior

Começa distribuição das vacinas SC receberá 126.560 doses

Vacina contra covid-19: veja datas e os grupos prioritários Próximo

Vacina contra covid-19: veja datas e os grupos prioritários

Deixe seu comentário