Educação de Joinville lança plano estratégico para os próximos quatro anos

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Iniciativa traça metas em três eixos, visando fortalecer a rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação de Joinville lançou o Planejamento Estratégico Institucional 2025-2029, um documento que tem o objetivo de orientar as decisões da gestão educacional de Joinville para os próximos anos.

O documento foi apresentado aos gestores escolares pelo secretário Diego Calegari e, nos próximos dias, será compartilhado também com os demais servidores da Rede Municipal de Ensino.

O principal intuito do Planejamento Estratégico Institucional é garantir que as ações estejam alinhadas às necessidades da comunidade escolar e aos desafios educacionais, promovendo continuamente a qualidade do ensino no município.

“O Planejamento Estratégico reafirma o nosso compromisso com uma educação pública de qualidade. Ele é muito mais do que um documento técnico, sendo um pacto institucional entre a Secretaria de Educação de Joinville, a comunidade escolar e toda a sociedade com o propósito de garantir uma educação que transforma”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.

O documento está dividido em duas partes: o balanço dos projetos e programas desenvolvidos pela gestão durante os últimos quatro anos e os objetivos estratégicos previstos até 2029. Ambos estão subdivididos em três eixos: “alunos”, “professores” e “gestão e infraestrutura”.


Objetivos estratégicos até 2029

Dentro do eixo “aluno”, o planejamento estratégico apresenta alguns objetivos, como a expansão da oferta de vagas com foco no tempo integral, com o intuito de zerar a fila por creches no município; a oferta de apoio e estratégias diferenciadas para estudantes com dificuldades de aprendizagem; e o alcance de altos índices de frequência e engajamento escolar, entre outros.

No eixo “professores”, os objetivos são aprimorar o processo de seleção, integração e desenvolvimento de atuais e futuros professores, além de disponibilizar materiais de apoio de alta qualidade para a prática docente.

Já no eixo “gestão e infraestrutura”, a Secretaria de Educação quer fortalecer as Escolas e CEIs como ambientes acolhedores, seguros e engajadores para os estudantes e profissionais da educação, e também garantir a melhoria de sistemas, fluxos e processos para a gestão e infraestrutura escolar.


Balanço dos últimos quatro anos

Além de planejar o futuro, o Planejamento Estratégico Institucional da Secretaria de Educação valoriza os avanços alcançados ao longo dos últimos anos e que colocaram a Rede Municipal de Ensino de Joinville em primeiro lugar no Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes.

O documento apresenta os principais números e conquistas dos projetos e programas desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino e também demonstra os indicadores de sucesso de 2021 até 2024.

Entre eles, estão a criação de 6,6 mil vagas na Educação Infantil e Ensino Fundamental, gerando a queda de 42% na fila por creches em Joinville; a redução de 85% na taxa de alunos não-aprovados; e redução de 42% na distorção idade-série. Os indicadores ainda mostram um aumento da aprendizagem em todas as etapas avaliadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal (IDEM).

Última parada da ETA Cubatão exige economia de água em Joinville Anterior

Última parada da ETA Cubatão exige economia de água em Joinville

Dino suspende repasses de Próximo

Dino suspende repasses de "emendas Pix" a nove municípios

Deixe seu comentário