Demétrio, o destemido
-
Reprodução Jornal de Joinville - Demétrio: esquecido e nunca valorizado
Da redação - Roberto Dias Borba - 10/12/2022 - 8h22min - Cada vez que vou ao Arquivo Histórico de Joinville descubro coisas que já estavam adormecidas nos meus “arquivos internos”. Entre estes assuntos tem um capítulo todo especial sobre o surgimento e o crescimento do desporto classista, quando a bola rolava nas poucas quadras ásperas de cimento.
Os primórdios dos certames promovidos pelo Sesi tem as digitais de Demétrio Fernandes, um autodidata na organização de eventos. Foi com ele que os eventos esportivos sesianos passaram a integrar os representantes das diversas empresas joinvilenses e que, desta maneira, fortaleceram a necessidade de um local próprio para desenvolver estas competições.
O Centro Esportivo do bairro Bom Retiro, entregue para uso em 1987, serviu como um marco importante para a consolidação do desporto sesiano. No entanto, na última década, ao invés da evolução, ocorreu uma regressão ao ponto da Fiesc se desfazer do parque esportivo e retroceder e fazer suas poucas competições outra vez em quadras de cimento, em sua maioria dos grêmios recreativos das empresas.
O esforço de Demétrio não deveria ser jogado no lixo. Muito menos o trabalho dos profissionais de educação física que sucederam o pioneiro. Dinor Martins, Toninho Poletini e Sandro Marcelo Tiburcio são alguns dos profissionais que contribuíram para o Sesi ser apontado como um grande promotor de eventos esportivos, com a promessa de trazer aos industriários mais qualidade de vida. Apenas foram eliminados os locais apropriados para isso acontecer.
--------------------------------------
Esta é uma das crônicas que fazem parte de uma futura publicação, que terá o nome de “Glória´s do Menino Jornalista”, uma coletânea com mais de 600 textos em que relato fatos marcantes de minha vida e a trajetória no jornalismo joinvilense e catarinense. Apoiadores e patrocinadores são bem vindos. Aguardo seu contato para prestar mais detalhes, através do e-mail: rdbjoinville@gmail.com

Deixe seu comentário