Defesa Civil de Joinville alerta para chuvas volumosas até o início da próxima semana
-
SECOM PMJ -
A Defesa Civil de Joinville alerta para tempo instável até a segunda-feira (4/10), com possibilidade de chuva volumosa durante o período, em toda a região.
Há previsão de precipitação para os próximos três dias, com acúmulo previsto de até 90 milímetros. Os maiores volumes são esperados no sábado e domingo (2 e 3/10), com acumulado em torno de 50 milímetros nas 48 horas, acompanhados de rajadas de vento, próximo aos 60 km/h, e possibilidade de queda de granizo.
Até a noite de sexta-feira (1/10), o risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas na região é moderado.
No sábado (2/10), há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados na faixa Centro-Norte do estado que, no decorrer do dia, se espalham para as demais regiões. As temperaturas variam de 18°C a 23°C, em Joinville e região. Já no domingo (3/10), a aproximação de uma frente fria combinada ao fluxo de ar quente e úmido mantém o tempo instável.
A previsão de pancadas de chuva, com possibilidade de temporais isolados, se mantém na segunda-feira (4/10).
Em relação ao nível das marés, a Defesa Civil pede atenção principalmente nos horários de pico, quando podem acontecer transtornos se coincidirem com o período de chuva volumosa.
Como se proteger, evitar acidentes buscar ajuda
Confira as orientações da Defesa Civil de Joinville para se proteger, evitar acidentes e buscar ajuda em situações de tempestades, alagamentos e deslizamentos. Receba os alertas da Defesa Civil estadual enviando gratuitamente o número do CEP da sua residência, por SMS, para o número 40199.
Em caso de tempestades com ventos fortes e raios:
- Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados.
- Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos. E lembre-se: o banheiro de alvenaria é um local seguro.
- Na praia, jamais fique na água.
Em situações de alagamentos e inundações:
- Evite contato com a água.
- Não dirija em lugares alagados.
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.
- Tenha cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Atenção aos sinais que podem indicar deslizamentos:
- Inclinação de postes e árvores.
- Movimento de terra ou rochas próximo às residências.
- Aparecimento de rachaduras em muros e paredes.
Onde buscar ajuda:
- Em caso de emergência, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou Corpo de Bombeiros Voluntários, pelo telefone 193.

Deixe seu comentário