Campanha de Vacinação contra a gripe se encerra, mas doses ainda estão disponíveis nos postos de saúde municipais

  • Foto: Divulgação -

A Campanha de Vacinação contra a gripe chega ao fim nesta sexta-feira, 30, porém as doses da vacina ainda estarão disponíveis nos postos municipais de saúde até o término dos estoques de cada cidade. A campanha teve início em 10 de abril, destinada inicialmente à população dos grupos prioritários. Em 12 de maio, devido ao aumento no número de hospitalizações por gripe no estado, a vacinação foi estendida para toda a população a partir dos seis meses de idade. Em 31 de maio, foi prorrogada por mais um mês, encerrando hoje.

Arieli Schiessl Fialho, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, ressalta que, ao longo desses mais de dois meses de campanha, houve uma soma de esforços entre o estado e os municípios para alcançar a meta de vacinação de 90% para os grupos prioritários. No entanto, a procura pelas doses ficou abaixo do esperado.

"Ampliamos a vacinação e demos a oportunidade para que toda a população fosse protegida da doença. Os municípios realizaram diversas ações, como vacinação nas escolas e locais de grande circulação, além do dia D, com abertura dos postos aos sábados, mas, infelizmente, não alcançamos a meta. Encerramos a campanha com uma cobertura vacinal nos grupos prioritários, que é a nossa maior preocupação, de apenas 50%", explica Fialho.

Carmen Zanotto, Secretária de Estado da Saúde, esclarece que "o principal objetivo da vacinação contra a gripe é reduzir os sintomas da doença, evitando hospitalizações e mortes. Populações mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, têm mais chances de desenvolver a forma grave da gripe e precisam se vacinar".

Em 2023, Santa Catarina registrou 468 casos graves da doença e 31 mortes. A maioria dos casos graves (87%) apresentava pelo menos uma comorbidade e/ou fator de risco, e mais da metade (54%) das vítimas fatais eram idosos com 60 anos ou mais. Para mais informações, é possível acessar o boletim epidemiológico 06/2023.

A vacina contra a gripe é oferecida gratuitamente na rede pública de saúde. Ela é segura, eficaz e não causa a doença, uma vez que é produzida com vírus inativo. A vacina protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Além disso, pode ser administrada juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19.

Companhia Águas de Joinville abre concurso público com 20 vagas em diversos níveis de escolaridade Anterior

Companhia Águas de Joinville abre concurso público com 20 vagas em diversos níveis de escolaridade

Polícia Militar de Santa Catarina combate pesca ilegal e resgata tartarugas marinhas Próximo

Polícia Militar de Santa Catarina combate pesca ilegal e resgata tartarugas marinhas

Deixe seu comentário